Desde a mancada histórica no Box 1 de Jiraiya, a Focus Filmes fez toda a nação fã de tokusatsus ficar com o pé atrás com o anúncio do lançamento de novas séries da chamada “geração Manchete” no mercado brasileiro.

E desde o começo do mês de dezembro, depois de muita espera, alguns desses fãs já possuem para seu deleite o 1º box do Comando Estelar Flashman. Como o material não foi avaliado por ninguém da área antes de chegar ao público, muitos andam apreensivos para saber: afinal, vale ou não a pena comprar esse lançamento da Focus? A empresa realmente deu a devida atenção e tratamento ao material para não se queimar (ainda mais) com os fãs do gênero?

Com base nos depoimentos divulgados na internet, podemos dizer que a empresa acertou em quase tudo. Como nos outros lançamentos, ela caprichou na arte das embalagens – ainda que na nossa opinião, poderia ter ficado melhor :P. A lata apresenta de brinde apenas os 3 cards que divulgamos  e o digistak que acomoda os DVDs tem apenas uma imagem solitária do Flash King na frente em um fundo preto (mais simples impossível :P) com informações gerais da série atrás e um soldadinho Zolor fazendo pose.

Cada disco tem estampado um herói e estranhamente a Focus pôs o Blue Flash no volume 2 e a Pink Flash no volume 4. Não chega a ser um erro, mas como todos devem saber na hora da apresentação os Flashman seguiam a sequênciazinha Red, Green, Blue, Yellow e Pink Flash… Com relação ao áudio, o mesmo foi extraído das fitas masters U-matic do senhor Egashira (o responsável por trazer a série pro Brasil no final dos anos 80 pelo selo Everest Vídeo) e pelo que está sendo divulgado, a qualidade está ótima. Diferente dos lançamentos anteriores, deixaram na íntegra a chamada do título do episódio não cortando o “numa distribuição Everest Vídeo” e “versão brasileira Álamo”, para deleite dos mais exigentes.

Se por um lado todo mundo achou isso legal, por outro a empresa aparentemente pisou na bola removendo os “Eye Catchs” (aquelas chamadinhas para intervalo da série), usando um recurso de fade na hora de passar da primeira parte do episódio para segunda. Não dá pra afirmar se o material que ela a Toei enviou veio assim ou foi uma opção da empresa remover esse “detalhe” bastante significativo. Os previews dos episódios não possuem dublagem (será que nas fitas da Everest estava sem também?), mas tem lá as legendas pra entender o que os japas tão dizendo. Aliás, as legendas não são dubtitles e usam o nome original dos personagens nas mesmas.

Sobre a imagem, não precisam se preocupar: são de DVD mesmo, com contraste, brilho e cor no tom certo. Não há logo do Toei Channel como marca d’água, embora a logo da empresa apareça antes do início da abertura e após o encerramento. Não espere que a qualidade vá ficar 100% em uma TV LED 47 polegadas Full HD de 2 pila, mas quem ainda possui uma TV de 29 tubão no quarto vai se maravilhar. Os menus estão simples (até demais :P), mas eficazes e quem conferiu os extras – comentários em áudio sobre a série – informa que estão até interessantes.

Tomando por base o verdadeiro trabalho de “CSI” que os fãs estão apresentando na internet, dá pra dizer que a lata de Flashman é uma ótimo presente pra pedir de presente de natal. A gente vai aos saldões de janeiro pra pegar a nossa :P.

Abaixo, imagens do lançamento e prints.

Crédito de informações e imagens: comunidade Comando Estelar Flashman do Orkut e Divulgação Focus Filmes.