Alguém lembra de Chonchu (foto acima), aquele manhwa que anos atrás foi lançado completo pela Conrad (os 15 volumes), embora a história em si nunca tenha sido concluída? Se ainda não se recorda, ele contava a história de dois gêmeos, um deles com a marca do demônio e fadado a perseguição.

Na época quem comprava os manhwas de Ragnarok e Chonchu ficou inconsolável, já que ambos paravam literalmente do nada, num “hiatus” interminável. Isso é até comum na Coreia, já que o mercado era (ainda é) muito instável e em desenvolvimento. Priest (da Lumus) também sofre de algo parecido.

Por isso mesmo muitos autores vão tentar a sorte no Japão e começam a surgir os “mangás de coreanos”. O autor Byung Jin Kim (ou Hyung) é um desses. Geralmente eles começam em parcerias, apenas desenhando (preciso dizer que ele é coreano e fazer algo para outra cultura é muito complicado?). Kim lançou então Jackals que foi uma obra bem recebida, sendo concluída com 7 volumes.

Agora o autor estreia uma nova série chamada “Day of Dragon” em conjunto com Blaze One! (o roteirista) na revista mensal Young GanGan da Square-Enix. A nova série irá misturar fantasia medieval à ação. A imagem de divulgação (abaixo) lembra o protagonista de Berserk, com um canhão no lugar de um dos braços.

O interessante dessa iniciativa japonesa de “importar” autores coreanos é a mistura que se tem no resultado final da obra. Muitos artistas sul-coreanos tem tentado a sorte, mas alguns poucos conseguem êxito, como os autores de Shin Angyou Onshi, Youn In-Wan e Yang Kyung-Il.