Lançado em 1967 na antologia Manga Action, o ladrão Lupin III rapidamente se tornou um patrimônio da cultura pop japonesa e desde então já estrelou 3 séries pra tv, 6 movies e desde 1989 tem especiais animados anuais exibidos na tv nipônica quase que religiosamente.

E em tempo onde a criatividade anda em baixa, nada melhor que se aproveitar de um sucesso já estabelecido, e é isso que fará a NTV, que anunciou uma nova série pra televisão estrelada pelo “herói” a estrear no final do segundo semestre.

No Brasil o personagem não é muito conhecido nem mesmo pelos otakus mais fervorosos, mas sua primeira série chegou a ir ao ar pela Locomotion na época “pré-anime” com o título americano Cliffhanger. Mais recentemente a Focus Filmes lançou 2 longas em DVD (O Castelo de Cagliostro e  O Segredo do Mamo) adquiridos em um “pacotão de clássicos” que ainda contava com Cobra e As Aventuras de Panda e Seus Amigos.

Atualização: Apesar de ter sido anunciada como uma  série (“tv series”) a nova animação de Lupin III será mais uma vez um especial de 2 horas da série de especiais pra tv (rá!) exibidos tradicionalmente pela NTV. Os japas estão de pegadinha, é?