A comemoração pelos 15 anos da série animada de Samurai X (Rurouni Kenshin) não irá se resumir ao lançamento de um novo anime como anunciado anteriormente, já que o braço japonês da Warner Bros está produzindo um longa metragem live-action baseado na obra de Nobuhiro Watsuki – que caso tenha êxito, poderá se tornar uma série de tv.

Kenshin será vivido pelo ator Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O, Beck…), que declarou ser fã da obra, a qual acompanhou durante sua infância. Para viver o retalhador, Satoh tem treinado o manuseio de espadas para não fazer feio nas filmagens – que começam no próximo mês.

O mangá original foi publicado entre 1994 e 1999, rendendo 28 volumes encadernados, os quais chegaram ao Brasil na primeira leva de mangás da JBC no formato meio-tanko.

Já a série animada foi lançada no Brasil em 1999 dentro do matinal Angel Mix da Globo e bateu todos os recordes de cortes e edições, chegando ao ponto de 3 episódios serem editados em apenas 1. Na tv paga Kenshin teve mais sorte, pois recebeu uma exibição decente no Cartoon Network (que também veiculou o primeiro longa metragem da série – ruim de dar dó) e mais recentemente via Animax.

O filme tem previsão de estreia para 2012.