Em abril desse ano foi anunciando na revista Jump Square que um novo anime de  Samurai X (Rurouni Kenshin para os íntimos) estava em produção para comemorar os 15 anos de lançamento da obra de Nobuhiro Watsuki na tv.

Os fãs ao redor do mundo se encheram de expectativa com a possibilidade da série ganhar um remake mais fiel ao mangá, mas foi revelado no site oficial que a produção será lançada sob formato de OVA (direto no mercado de home vídeo) em duas partes.

A primeira delas terá uma premiere especial nos cinemas japas em dezembro e a história será um remake do melhor arco da série: a saga de Shishio Makoto. Intintulado Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan – Shin Kyotohen, a história será mostrada sob o ponto de vista da personagem Misao Makimachi – aquela gracinha ninja apaixonada pelo Aoshi – e contará com a animação do Studio Deen, que foi responsável pela série de TV e os antigos OVAs.

O character design dos personagens será assinado por Hagiwara Hiromitsu (de Jigoku Shoujo – exibido no Brasil via Animax como Hell Girl) e a direção está soba batuta de Furuhashi Kazuhiro, que cuidou da série de TV. Em breve, mais detalhes acerca da produção serão revelados.

No Brasil, Samurai X foi exibido de forma retalhada pela Globo, teve o mangá publicado na íntegra pela JBC e a série apresentada de forma “digna” pelo Cartoon Network e Animax.