O belíssimo longa metragem dirigido por Makoto Shinkai será lançado em Blu-ray no Japão pela segunda vez em meados de novembro deste ano (mesmo mês que será lançado o DVD/BD de Hoshi o Ou Kodomo, trabalho mais recente de Shinkai).

Sob o título de 5 Centimeters per Second: Global Edition (ou Byousoku 5 Centimeter: International-ban, em japonês) o novo Blu-ray terá as dublagens em japonês e em inglês (provavelmente a versão da Bandai/Crunchyroll, que foi supervisionada pelos autores) e contará com legendas em 11 idiomas diferentes, incluindo o português.

Conversando com a CoMix Wave, nos foi informado que as legendas em português tem como público alvo a América do Sul, ou seja, o Brasil.

5 Centímetros por Segundo é um longa dividido em 3 partes, cuja história gira em torno de Takaki Tohno, um garoto que acaba se separando de seu primeiro amor, Akari Shinohara, devido aos pais da garota terem que se mudar por causa do trabalho.

Apesar de no começo se comunicarem constantemente por cartas, eles vão se afastando cada vez mais, porém Takaki não consegue esquecê-la e seguir em frente com sua vida.

A história tem um certo tom melancólico, possui uma trilha sonora fenomenal e conta cenários de fundo simplesmente lindos, ponto esse que se tornou quase marca registrada dos trabalhos de Makoto Shinkai.

Detalhes do Blu-ray
Título Original: 「秒速5センチメートル」インターナショナル版
Título Internacional: 5 Centimeters per Second: Global Edition
Duração: 63min aprox. + 48min aprox. (extras)
Fabricante: CoMix Wave Films
Lançamento: 18 de Novembro de 2011
Preço Original: 6500 ienes (em torno de R$135,00)

Filme Principal (HD)
Áudio: Japonês e Inglês
Legendas: Português, Japonês, Inglês, Coreano, Mandarim, Tailandês, Indonésio, Italiano, Espanhol, Alemão e Árabe

Entrevista com Makoto Shinkai (SD)
Versão curta (o DVD Edição Limitada continha uma versão estendida).
Áudio: Japonês
Legendas: Japonês e Inglês

Hoshi no koe – Voices of a Distant Star (SD)
Versão com dubladores profissionais.
Áudio: Japonês e Inglês
Legendas: Japonês e Inglês

Kanojo to Kanojo no Neko – She and Her Cat (SD)
Versão com 5 minutos.
Áudio: Japonês
Legendas: Inglês

Como compartilhamos a mesma codificação de região (Região A), bem que esta prática de incluir legendas em vários idiomas poderia se tornar algo comum nos Blu-rays, pelo menos para os longa metragens.

Apesar do preço bem salgado para os padrões nacionais, fica a dica para os colecionadores de plantão.