Quem anda acompanhando o ranking de mangás do The New York Times sabe que faz 3 semanas que Sailor Moon não sai do primeiro lugar.

Pois a Kodansha americana (editora responsável pelo lançamento) informou que em menos de 4 semanas o mangá vendeu toda a tiragem inicial de 50 mil cópias. E por causa disso anunciou que haverá uma nova tiragem de 50 mil exemplares, totalizando 100 mil cópias só do primeiro volume.

O interessante para nós nessa informação é ter uma ideia de quanto é a vendagem de mangás nos EUA, que o The New York Times não informa. Se fizermos uma conta simplificada, diriamos que Sailor Moon vendeu 15 mil cópias por semana, o que significaria que todos os abaixo vendem menos que isso.

O Brasil com certeza se assemelha aos EUA em quantidade de vendas, considerando séries mais famosas como Naruto, Bleach, Fairy Tail. Esse tipo de dado que é raramente liberado nos dá uma ideia das possíveis vendagens no ocidente. E nos prova que vendemos muito pouco se comparado o Japão (títulos famosos vão de 300 mil a 1 milhão de cópias).

Além disso, esse boom enorme nos EUA nos dá certeza que o mangá VAI vir ao Brasil mais cedo ou mais tarde e não é exagero afirmar que o título é o mais esperado pelos otakus brasileiros nos últimos anos. É uma questão de tempo até que alguma editora se pronuncie sobre seu lançamento por aqui.