Prestes a completar 4 anos de exibição ininterrupta, a Rede TV! tirou do ar seu “Chaves”: Pokémon. Depois da crise que obrigou o canal a vender seu horário nobre para o pastor RR Soares, o canal tenta a todo custo reverter o prejuízo comercial que teve com a ida do Pânico pra Band.

No lugar do finado Tv Kids, a emissora apresentará o Estação Teen com gincanas e competições entre a gurizada. Será qua vão conseguir alguma audiência com o negócio?

Sem investimentos, era só questão de tempo até o Tv Kids ser limado do ar. E como o mercado infantil na tv aberta anda muito mal das pernas – todos os anunciantes focam agora nos canais pagos – a maior parte das emissoras não enxergam mais com bons olhos a compra de séries (relativamente caras na matemática dos programadores) que não dão retorno comercial.

Agora vamos ser sinceros: a alta cúpula da RedeTv! nunca amou investir em desenhos e mesmo no auge do bloco infantil, quando era a segunda maior audiência da casa, decidiu-se limitar os investimentos na atração. É como se tivesem medo de constatar que desenhos (animes ou não) rendem mais audiência que as pratas da casa (Gimenez, Albuquerque, Hebe…).

No mais, a emissora já teve na suas mãos a oportunidade de exibir Os Cavaleiros do Zodíaco (negado por conta da violência), todas as séries Digimon e Yu-Gi-Oh!, Príncipe do Tênis, Kaleido Star, Super Doll Licca Chan (e eles quase que levaram essa bomba pro ar x_x), as “temporadas perdidas” de Pokémon (anos 6 e 7), além dos episódios mais recentes da fase Diamante e Pérola.

Namoraram também One Piece mas não quiseram investir na série começando pela segunda temporada (Yu-Gi-Oh! GX teve início na tereceira e ninguém lá reparou…).

Isso sem contar episódios inéditos de Ilha dos Desafios (as continuações na verdade), Jonhy Test – que chegaram a veicular chamadas mas nunca foi pro ar – e o restante dos episódios de Super Onze (uma pequena surpresa em HD que a emissora podia usar como trunfo se soubesse trabalhar).

Mas se a intuição não falha, em breve Pikachu e cia voltarão à tela do canal. Novamente, como tapa-buracos. O cilco não muda.