Continuando com a iniciativa de trazer dados e rankings envolvendo o mercado japonês de mangá, aqui está o top 40 dos volumes de maior tiragem de todos os tempos!

Pra começar, confiram o rank de 2011, clicando na imagem para ver a versão completa:

Quem se perguntava “qual o critério que as empresas usam para escolher os títulos?” agora deve ter uma resposta se formando em sua mente…

Vale a pena também atentar para os números dos volumes. Preste atenção como existem séries em que o mais vendido foi o último volume (One Piece 63) e séries super longas que os primeiros volumes que venderam mais, tipo Chibi Maruko-chan e Be-Bop Highschool. Ou sejá, isso aqui representa o ápice das histórias, o momento de maior fama e maior vendagem.

Em Nana, por exemplo, os volumes 13-14 representam o auge da história da Hachiko, do Takumi e do Nabu. Hunter x Hunter 12-13 é exatamente o fim de um arco, o York Shin. Em Dragon Ball os volumes 34-35 marcam o fim de uma saga. Death Note 6~7 é exatamente o momento decisivo entre L e Kira, o último embate deles! E por aí vai. Se você checar verá que são todos fim de temporada ou momento de clímax. Obras que conseguem vender bem até o fim, são realmente raras e que merecem muito crédito.

Isso é claro não quer dizer que a partir dali tá tudo acabado. Hunter x Hunter, por exemplo, muita gente odiou a saga das formiguinhas, mas isso não quer dizer que o autor não possa criar uma nova que volte a conquistar o público e até criar novos recordes.

Uma coisa importante também: como isso aqui não é venda, a tiragem alta na verdade indica que as vendas do anterior aumentaram. Então, peguemos DB, embora o record de tiragem seja do 35, é muito provável que o record de venda seja do 34. É por isso que quando fui citar exemplos ali em cima citei o número do record e o anterior. Em alguns casos, entretando, o recorde de venda e tiragem pode se sobrepor como qualquer record do volume 1 e os dos volumes finais.

Para completar a tabela, aqui vai o histórico de records desde de 1978 até o mês atual!

Espero que esses dados tenham sido interessantes ou pelo menos tenha servido para confirmar aquilo que você já sabia: One Piece vende demais…

Mas, vale ressaltar que vende volumes demais, se você leu minha matéria anterior sobre o mercado japonês, viu que o perfil dos leitores mudaram e se consome mais volumes que revistas, ao ponto de OP ter 3 milhões de leitores pela revista e vender 4 milhões.

Em questão de leitores, fica difícil dizer que OP é o mais lido e vendido do Japão, já que no ápice de séries como Slam Dunk e Dragon Ball a Shonen Jump de ambos vendia mais de 6 milhões de cópias, 2 milhões a mais que o record de OP, mais 2.5 milhões em volumes. É claro que não dá para afirmar que todos os 6 milhões liam Slam Dunk, mas igualmente não dá para afirmar que todos os 3 milhões leem OP. Quem foi o mais lido? Quem é o mais famoso? Só Deus sabe. No dia que alguém vender 10 milhões, aí sim teremos a resposta. =D

_______________________________________
Algumas observações quanto às tabelas acima:
1. É considerado apenas um volume por série.
2. Para os mais antigos, a informação é escassa e inexata, por isso, para algumas séries é desconhecido qual o volume que aquela tiragem representa.
3. Algumas obras antigas simplesmente não possuem mais esses dados, logo não poderão aparecer aqui.
4. Algumas obras recentes tem dados questionáveis ou aproximações sem embassamento, logo foram desconsideradas.
5. O asterisco representa licenças expiradas ou canceladas.
6. Tiragem é a quantidade produzida pela editora. Não é venda.
6. Tabelas produzidas pelo grupo “2-Channel Shukan Shounen Jump kei Log Souko” no final de 2011, traduzidas e atualizada por Allena do JBox.