Não é bem uma notícia “importante” ou que gere qualquer consequência imediata para nós, brasileiros, mas achei interessante comentar por causa do artigo sobre o mercado japonês.

A editora Kill Time Communication informou que irá parar de publicar sua revista de mangá Comic Valkyrie, cuja última edição será lançada agora em novembro. No lugar desta, surgirá uma magazine online, de graça, que será lançada no final de novembro. Esta nova publicação continuará a serializar as obras da revista e até terá novos títulos incluídos.

A Comic Valkyrie nasceu em julho de 2006 e foi uma revista devotada aos shounens de luta com protagonistas femininas. Teve 40 volumes e foi casa de vários “mangás coreanos”, como Freezing (JBC), Aflame Inferno (RIP Savana) e Unbalance Unbalance.

Esta notícia é um exemplo ótimo de como o mercado japonês está mudando. Como as revistas físicas não vendem, a editora preferiu transformá-la em online e gratuita, lucrando apenas com propaganda em seu site e páginas.

Essa transformação possibilita que mais pessoas tenham acesso e conheçam os títulos, além de matar a concorrência dos mangás escaneados. Mesmo sendo online, os mangás serializados continuarão a serem lançados em volumes físicos, o que significa que a editora continuará a lucrar com os encadernados, sem ter que lidar com as baixas vendas das revistas.

Não é a primeira vez que isto acontece, a Gentosha, outra editora nipônica, já fez o mesmo anos atrás e possui sua própria revista online, a Web Spica.