Esta é uma coluna independente. O JBox não se responsabiliza pelos danos mentais causados pelas sandices aqui contidas. E se você não conseguir detectar a ironia em certos trechos do texto, digo antecipadamente: são piadas. Não me xinguem por isso. Ou me xinguem, sei lá, quem sabe são vocês… Mas não me processem por preferir o Kamen Rider Amazon ao Black, porque eu acho o Amazon mais legal…
Dois mundos incompatíveis. De um lado, Street Fighter, nascido no 2D e mantido no 2D por longos 25 anos, com 3 passagens tridimensionais com a série EX, no PS1 e no PS2. E apesar de serem tridimensionais, os jogos da Arika (desenvolvedora da série EX) tinham raízes bidimensionais profundas.
Do outro lado, Tekken. Nascida no vácuo de Virtua Fighter, se estabilizou como uma das séries de luta 3D mais importantes do mundo, junto com o próprio Virtua, Soul Calibur e Dead or Alive.
O mais próximo do 2D que Tekken passou foi com o Tekken Advance do GBA, e os hacks de Tekken 2 (SNES) e Virtua Fighter x Taken – isso mesmo, você não leu errado, é assim que está na tela título XD – (Mega Drive), jogos não licenciados.
Além das duas franquias terem colaborado com personagens nos RPG’s Namco X Capcom (PS2, Monolith Soft) e Project X Zone (Nintendo 3DS, Namco-Bandai). Mas… E no terreno da luta?
Tudo teve início em junho de 2010, antes da E3, quando começaram a circular na internet os primeiros rumores de Tekken x Street Fighter, em sites como o Fighters Generation (o Yagami, webmaster de lá twittou acerca do rumor) e um outro site estrangeiro que não me recordo, mas não fazia parte da grande rede.
Lembro que aqui no Brasil cheguei a postar o rumor em meu blog e um mês e meio depois, Yoshinori Ono (sósia do Serginho Mallandro, palhaço e produtor de Street Fighter IV e Onimusha: Dawn of Dreams) e Katsuhiro Harada (pinguço de primeira e cabeça de Tekken desde o primeiro jogo) anunciaram na Comic-Con de San Diego que não um, mas dois jogos seriam feitos: Street Fighter x Tekken, pela Capcom (com a Dimps), usando a engine de Super Street IV e liderado por Ono, e Tekken x Street Fighter, feito pela Namco, usando a engine de Tekken 6: Bloodline Rebellion (base do Tekken 6 caseiro para os mais nerds XD).
A previsão do jogo da Capcom era pra 2012, já pro lado da Namco, ainda tinha muito chão pela frente. O tempo passou, chegamos em março de 2012 (maio nos PC’s) e finalmente o jogo está nas lojas. Será que vale a pena o investimento? É o que veremos na coluna de hoje.
A história do game? Bem, um estranho meteorito caiu na Sibéria, e nele está um artefato que as pessoas nomeiam Caixa de Pandora. Parece que essa caixa contém uma força misteriosa e interessante. As organizações Shadaloo (de Street Fighter) e Mishima Zaibatsu (de Tekken) partem em busca dessa caixa, e diversos lutadores também estão interessados nela. E isso tudo? Só desculpa pra colocar lutadores de duas franquias tretando bonito.
As lutas funcionam como em Tekken Tag Tournament, o jogador escolhe dois lutadores e parte para o combate, podendo intercalar entre eles usando dois botões. Caso um dos lutadores perca, termina o round, por isso é importante trocar o personagem durante a luta, dando uma oportunidade do parceiro recuperar um pouco de energia.
Também pode-se trocar de lutador e emendar um golpe utilizando os dois botões fortes, aonde o atacante executará um golpe mais “parrudo” e trocará com o parceiro. Os Ultra Combos e Super Combos de Street Fighter foram “abolidos”. Vou explicar o porque das aspas no parágrafo seguinte.
Há apenas uma barra (e não duas, como em SF), dividida em quatro partes (como em SF), e nela são usadas os EX Attacks, ataques mais fortes se utilizando de dois botões (dois socos ou dois chutes), que gastam 1/4 da barra. Os Super Combos foram substituídos pelos Super Arts, que consistem em executar um comando (um hadouken no caso do Ryu) e deixar o botão pressionado por cerca de cinco ou seis segundos, até aparecer a animação do Super Art.
Não há limite de Super Arts a serem usados no round, mas é necessário cautela ao utilizá-los, já que ele deixa uma puta brecha para um contra ataque, por isso, quando for executá-los, se você ver que o oponente atacará, largue o botão que sairá um golpe normal ou mais forte. Já o Ultra Combo foi substituído por um especial em dupla ultramotherfucker devastador que arranca um belo dano.
Os personagens de Street Fighter funcionam como em SSF IV, e os novatos (Poison e Hugo por exemplo) foram adaptados com bastante competência. Os lutadores de Tekken foram extremamente bem adaptados para o estilo de Street Fighter, com comandos fáceis, embora eles tenham certa desvantagem por não usarem de projéteis.
Os lutadores exclusivos do PS3 (Megaman, Pac-Man, Cole e os dois mascotes do PS3) em sua maioria (exceto Cole vindo da série inFamous) são personagens da chamada ~zoeira~, aonde o intuito é só brincar mesmo, para jogadores mais experientes aloprarem novatos com graça. Já Cole é o personagem sério e pode ser usado de maneira bastante apelona por alguns jogadores.
O jogo introduziu dois novos sistemas, o de Gemas e o modo Pandora. O sistema de gemas consiste numa customização de seu lutador, que dará benefícios ou prejuízos (dependendo da combinação e do jogador) temporários durante a luta. Cabe ao jogador customizá-los, como eu sou preguiçoso pra caramba, eu deixo no padrão. Mas quem quiser ser competitivo, deve fuçar um pouco nesse sistema aí.
O Modo Pandora é algo bem perigoso e bem poderoso. Para usá-lo, o seu lutador tem que estar com a energia piscando, daí apertando certos botões, o parceiro o “sacrificará” e entrará num modo de fúria, aonde seus ataques estarão mais fortes. Mas… Você terá oito segundos para acabar com a luta, caso contrário, dê adeus ao round. Por isso é perigoso e poderoso.
Graficamente é um espetáculo, tal qual foi de Street Fighter IV pra cá, apesar da engine já estar ficando desgastada (desde 2008 ela é usada em SF IV, e posteriormente em SSF IV e SSF IV AE), ainda assim o nível gráfico é muito bom. Os cenários são totalmente novos e em alguns casos, não se repetem entre os rounds, possuindo níveis de profundidade, assim que termina o primeiro round, os lutadores partem para outro ponto do cenário.
Os personagens receberam igual tratamento, sendo amplamente bem feitos. É impossível não pagar pau para o nível de detalhes (aka Mazongas, Magumbos, Peitões) da Poison mesmo ela sendo um cara…
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Ela cortou o Johnson, então me deixe em paz, não tem nada demais olhar para os magumbos dela, é perfeitamente normal pra um homem…
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Tá, eu sou um tarado, me processe!
Caham! Enfim… Sonoramente é aquela coisa, as músicas são um pouco inferiores as de Super Street Fighter IV, mas ainda são interessantes. Nada que você vá colocar no seu iPhone, iPod, iPobre (aka mp3,mp4, mp10, celular) como a trilha de KOF ou a do novo anime de Hunter x Hunter (eu tinha que dar um jeito de falar que o anime de 2011 de Hunter x Hunter tem uma trilha foda! XD), mas não chega a irritar o jogador.
A dublagem segue o padrão de SF IV (e não o de Tekken*), e você pode escolher se o personagem falará em inglês ou em Japonês, e em ambas as línguas ficou bem feito o serviço, embora eu prefira customizar e deixar os personagens orientais falando japonês e os ocidentais falando em Inglês, mas essa frase é só pra encher linguiça e aumentar o parágrafo. Viu? Consegui.
*Em Tekken, os personagens costumam falar na língua de seu país de origem, com raras exceções, como Eddy, que no mais recente título (Tekken Tag 2, PS3/X360/Wii U) finalmente aprendeu o Português Brasileiro. XD
Finalizando, Street Fighter x Tekken pode não ser competitivo (para torneios), mas segura a peteca como um excelente jogo de luta. Tem um sistema de combate simples, mas complexo o suficiente pra gastar algumas horas nele e é ótimo para disputas entre amigos, como todo bom jogo de luta deveria ser. Sim, Street Fighter III, estou olhando pra você nesse exato momento!
Se você puder escolher sobre qual versão ter, dê preferência a de Playstation Vita, já que ela tem personagens extras (que serão DLC* nas outras versões). *Esses não estavam no disco. XD
Avaliação do JBox: 97%
Pontos positivos: Gráficos, jogabilidade simples, Pandora Mode.
Pontos Negativos: Sistema de Gemas Inútil
Post Scriptum: Não citei a polêmica dos DLC’s de SF X Tekken aqui no artigo, porque na minha sincera opinião, estou cagando e andando pra ela, o artigo é pra falar sobre o jogo e não sobre coisas que a internet estava cansada de discutir.
O jogo é fraco e em atrativo.
Meu amigo que é fighter comprou e em duas semanas passou a adianta pela falta do que fazer depois.
Jogo Ruim pra cacete!!!!!!!!!!
Os Gráficos “de Mangá estourados que parecem que o personagem precisa urgentemente de um Banheiro” são Podres…. por que não usaram a Engine Gráfica de Tekken 6 se ela existe???
As músicas serviriam mais para animar Velórios. Cade os Temas Clássicos de Ryu, Ken, Guile, Zangief…. Usaram o sistema de Músicas Genéricas de Tekken (deviam ter usado o GRÁFICO e não a MÚSICA de Tekken, Porra…)
A Jogabilidade ARGH porque os Personagens de Street Fighter estão ULTRAMEGATHUNDEROVERPOWER FODEROSOS e ainda FÁCEIS DE JOGAR… Já os Personagens de Tekken estão Fracos e Difícilimos de jogar… É por que o jogo é da CAPCOM, né???
Mas o Pior de tudo…. SIM é ele, O Megaman Falseta saído diretamente da Capa Americana de Megaman 1 QUE PORRA DE PERSONAGEM É ESSE??? O meu primo Wagner dono de Play 3 usou a desculpa que o “Megaman” estava “velho” …………………………………………………………………………………………………………… ROBÔS NÃO ENVELHECEM!!!!!!! PORRA!!!! Por que o Pacman tá Normal e o Megaman tá uma “tentativa Realista”, eu pensei que o Jogo era da CAPCOM….
É isso mesmo um jogo da CAPCOM uma empresa que foi do Maravilhoso ao Podre tão Podre quanto os Zumbis de Resident Evil…SIM POIS A CRAPCOM SÓ INVESTE EM RESIDENT EVIL E NADA MAIS!!!! CADÊ MEGAMAN, BREATH OF FIRE, ONIMUSHA, DEVIL MAY CRY , ACE ATTORNEY, FINAL FIGHT, STRIDER………………
Se vocês querem ver um VERDADEIRO CROSSOVER DE CAPCOM E NAMCO vejam esses Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=-U7F6nuQTOY
http://www.youtube.com/watch?v=LA8ksHhDAcc
Gabriel-AG desligando com FÚRIA………
Mas é Lógico que o Amazon é Melhor que o Black, O Amazon protege as Crianças e MUTILA e ESCORRAÇA os Inimigos do Império do mal Geddon. O Amazon é muito Foda!!!
Quanto a o Black, algumas frases:
“Ai, eu não posso matar o Shadowmoon, ai eu não posso tocar no Shadowmoon, ai, o Shadowmoon é meu Irmão, Ai, Kyoko e Sachie, o que eu faço para trazer o Shadowmoon pro Mundo do Bem e da Felicidade Colorida???”
PORRA DE VIADAGEM DO CARALHO, Pior que ainda Inspirou o Naruto!!! (Troque Shadowmoon por Sasuke….)
O Amazon é Mais de Oito Mil vezes Melhor que o Black, este que só fica realmente Foda quando vira Black RX….. Mas nenhum deles ganha do Lendário KAMEN RIDER ICHIGOU!!!!! TOH!!!!!!!!!
Eu sou meio suspeito pra falar pq alem de não jogar o jogo, eu não sou muito fã de Tekken, pelo que eu vi o jogo não me atraiu muito achei ele muito estranho e caricato de mais (até mesmo pro padrão ao qual Street Fighter tem seguido ultimamente). Pelo que vi também se não tem musicas marcantes, sendo que é um jogo que possui a galera do Street Fighter, acaba me desanimado mais ainda. Mas como disse sou suspeito pra falar.
Agora eu só tenho duas coisas a destacar:
1° Como que a galera de Street Fighter e Tekken se encontram se os jogos se passam em épocas bem distante ? Se não me engano Tekken não se passava em dois mil cento e cacetada ou eu to maluco?
2° Kyo eu sei que isso é uma coluna despretensiosa e tal, mas cara como vc tem coragem de chamar aquela coisa de Megaman ? Aquilo nunca será o Megaman. Serio eu sei que a Capcom tá toda cheia de palhaça por conta do pé na bunda que o Inafune deu neles, mas pó acho que essa empresa de bosta já ta exagerando. E ainda por cima sacanear o personagem que já foi mascote da empresa, como assim?
Nem mesmo o Kamen Rider Shin?
O jogo realmente não é competitivo, apesar de ser um dos mais bonitos que saíram ultimamente. O spersonagens de Tekken não ficaram tão bons, talvez deviam ter deixado eles “mais Street Fighter ainda”.
O brilho foi tirado com as sacanagens das dlcs, mas tomara que façam o Tekken vs Street Fighter, acho que ficará bem mais interessante ver os Street Fighters na jogabilidade 3d do que o inverso.
O meu sonho é que um dia saia um jogo de The King Of Fighters X Mortal Kombat
Depende muito do jogador. Eu por exemplo, jogo bastante com a Lili, com a Asuka e com o Hwoarang da turma de Tekken.
O Tekken vs Street Fighter AINDA EXISTE, acho que o Harada (Katsuhiro Harada, cabeça de Tekken desde o primeiro jogo) está esperando o resultado dos trabalhos com Tekken Tag 2 Wii U Edition. E bem, o jogo FOI ANUNCIADO em 2010 junto com o Street X Tekken.
1) Parafraseando o personagem do Jack Black no ótimo Brutal Legend: “Não temos tempo para conversas, sigam em frente!” Sério, história nunca foi o forte de Street Fighter e a trama de Tekken é embolada. E não, a história “futurista” é do filme americano, na verdade a história de Tekken começa nos anos 70, se não me falha a memória com a treta entre o Heihachi e o pai dele (Jinpachi, chefão final de Tekken 5)
2) A idéia do “Mega Man” (Aliás, é separado!) é essa aqui:
“homenagem” a capa americana de MM 1
Só joguei por causa da Poison:tongue:
Se bem que ela/ele não faz parte da série Street Fighter…
O jogo, infelizmente, é bem mais ou menos, sem brilho algum.
O que mais caracteriza isso são os gráficos exageradamente cartunescos e as músicas que só estão lá como complemento.
O que é uma pena.
Qdo falaram desse jogo, fiquei interessada, mas como nem tenho nenhum desses consoles e to sem net em casa… Já viu meu drama né? XD
Passou o tempo e nunca mais fui atras de noticias sobre nem de comentários sobre, mas essa matéria reavivou minha curiosidade… Lendo-a, vi como estou atrasada qto aos jogos de luta… isso é tão desanimador… Ç~Ç Mas não vou me humilhar mais comentando quais foram os ultimos q joguei Ç~Ç
Aí eu vi o coments abaixo:
Não é má pedida, mas acho dificil acontecer… xD
No q diz respeito a jogos de luta, realmente nunca vou me negar a jogar qualquer um q seja simplesmente pq ajudam a aliviar o estresse, são nostaugicos por lembrar da infânica ~~~ onde vc podia jogar horas nos finais de semana q ninguem vinha te encher ou dar sermão sobre responsabilidades (depois q vc acabou a lição de casa, era sempre um sonho!! xD) ~~~ além de zuar os amigos q vc vencia e rir de qdo vc perdia e era zuado, mtas coisas boas podem sair de uma tarde de jogos entre amigos (só se vcs não ficassem brigando quem ia jogar primeiro ou qual jogo jogar… XD isso era criancisse d+!! creeeeeeedo!! Toda vez q começavam a discutir algo tão besta eu falava: – Gente, o combinado foi esse, parem de brigar, liguem logo esse jogo q eu quero jogar, eu jogo no modo um jogador enqto vcs discutem, oras!!… Não ajudava mto, mas era engraçado jogar com o povo discutindo em qual queriam jogar depois! xD)
Só pra lembrar, a Engine de Street Fighter X Tekken NÃO é a de SFIV, mas a do Marvel VS Capcom
se Amazon é tão bom como vc disse por que ele teve tão poucos episódios em. Difente de black que fez mais sucesso e ainda mais teve uma continuação direta.
Suponho que você esteja falando comigo, não é???
Ora essa, mais episódios não significa um Melhor trabalho. Tengen Toppa Gurren Lagann tem só 27 episódios e é INFINITAMENTE melhor que os Infindáveis e Podres One Piece e Naruto…
Outra coisa, ter uma continuação direta não significa um trabalho melhor. Veja, Black Kamen Rider teve tão pouca audiência que tiveram que fazer uma continuação e DAR UM VERDADEIRO ESPÍRITO KAMEN RIDER AO VIADINHO DO KOTARO MINAMI!!!
O Kamen Rider Amazon apareceu não só nos dois Últimos filmes dos Kamen Riders (Kamen Rider OOO x Fourze e Kamen Rider vs Super Sentai) como também é estrela do Kamen Rider Fourze Hyper Battle DVD…. VAI DUVIDAR AGORA DO PODER DO AMAZON, HEIN???
Se você é Otaku de Tokusatsu tipo o enxerido do “Ultra” Red Flash, junte-se a Tchurma de Otakus de Tokusatsu dele. E deixe a nós, as Pessoas Inteligentes discutirmos em Paz. AAAFFFFFFFFFFFF…….
O jogo é até legal mas sei lá! Parece que a Capcom não estava a fim de se estender em inovação de combos e combinações.
X-men Vs. Street = Legal! inovador!
Capcom vs. Snk2 = Bacana! superou o 1º
Marvel vc.capcom3 utimate = Jogablidade simples mas continua valendo apena.
Street fighter X tekken = Parece que ouve cortes nos sistemas de batalhas e foi cortada algumas coisas para só aparecerem nas futuras edições….