hunter

Ranma 1/2, Bakuman, Another, Sakura e Level E. Em dois meses, cinco títulos da editora foram finalizados e alguns já substituídos ou com previsão para serem, já que temos anunciado até agora Genshiken e The Innocent.

Acontece que nos próximos meses devemos ver uma mudança significativa no catálogo da editora se compararmos a meses atrás, ou até ao mesmo período do ano passado. Usando maio de 2012 como exemplo, de lá para cá foram finalizados/paralisados (por encostarem com o Japão) 18 mangás. Vejam um comparativo:

Maio de 2012:

Negima #67 (hoje finalizado)
Neon Genesis Evangelion ESP #07 (encostado)
Hero Tales #03 (hoje finalizado)
Hikaru no Go #21 (hoje finalizado)
Bakuman #09 (hoje finalizado)
Fairy Tail #18
Guia Fullmetal Alchemist #01 (hoje finalizado)
CDZ #05
Rosário+Vampire II #08 (encostado)
Kobato #4 (finalizado)

Maio de 2013:

Level E #03 (novidade e finalização)
RG Veda #07 (novidade)
Another #04 (novidade e finalização)
Rurouni Kenshin #07 (novidade)
Soul Eater #10 (novidade)
Diário do Futuro #04 (novidade)
Fairy Tail #30
Nura #08 (novidade)
CDZ #16
Sakura #12 (novidade e finalização)
Love Hina #02 (novidade)
The Innocent #01 (novidade)
Hunter x Hunter #31 (retorno)

Apenas CDZ e Fairy Tail são títulos em comum dos checklists apresentados, e mesmo assim, o primeiro deverá ser concluído até maio do próximo ano e Fairy Tail encostará no volume Japonês. Fora que até o mesmo período em 2014 RG Veda e Diário do Futuro serão finalizados e Soul Eater e Nura estarão encostando nos volumes japoneses.

A questão é: a editora está se renovando. Mas em que sentido? Apresentando apenas substituições para títulos que estão terminando, ou investindo em material novo? Podemos dizer que os dois.

Claro que quando algo dá certo, a melhor opção é continuar investindo naquela fórmula. Bakuman parece ter sido um caso, e para manter o público da série, a JBC investirá em Genshiken. O relançamento de Love Hina também vem em boa hora, já que Negima foi finalizado há alguns meses e Ranma 1/2 no mês passado.

E, claro, logo deveremos ter mais algum relançamento do CLAMP para suprir a falta de Sakura e RG Veda, que termina nas próximas três edições.

Mas tivemos também Diário do Futuro e Another, obras que inegavelmente fizeram sucesso internet a fora, o que provavelmente chamou a atenção da editora que resolveu investir nesse tipo de mangá não tão comum por aqui. E ainda temos para o futuro Death Note Black Edition que, sendo relançamento ou não, visa um público diferente do qual a JBC está acostumada a lidar.

No final, podemos dizer que a JBC encontrou um ponto de equilíbrio entre o seguro e o novo até aqui, mas o que será que ela nos reserva para os próximos meses?

Mawaru Mangá
O anime homônimo teve mangá anunciado meses atrás, mas só agora foram reveladas informações de onde e quando ele será publicado. Mawaru Penguindrum será serializado pela Comic Birz a partir do dia 31 de maio. A antologia é a mesma de Rozen Maiden e Hetalia Axis Power.

Expansão
Depois de expandir sua atuação para a América Latina, o Crunchyroll agora investe na Espanha e em Portugual.  A partir do dia 9 de maio, residentes dos países poderão acompanhar inicialmente Naruto Shippuden, Muv-Luv Alternative e Nyaruko-san com legendas em seus idiomas.

Finalização
O mangá Sakura Wars: Kanadegumi, inspirado na franquia de jogos Sakura Wars, chega ao fim no dia 20 de maio no Japão. A antologia Hana To Yume informou que a obra, que em 2011 era planejada para ser one-shot, será encerrada após quase dois anos de publicação. O spin-off rendeu também uma animação em formato OVA comercializada junto a um dos encadernados do mangá.

Sobe
Depois da adição de Tsuritama, Kimi to Boku, Natsume Yujinchou e muitos outros, o Crunchyroll atualizou seu leque de aplicativos e agora disponibiliza legendas em pt-br para assinantes que possuem PS3 e Smart TV’s da Samsung.

Desce
Depois de um ano desde o lançamento do primeiro Box, a PlayArte está anunciando para o final de junho a segunda caixa do anime Dragon Ball Z – a fase clássica, já que Kai foi dropado. Tudo continua aquela maravilha: 4 DVDs com 4 episódios em cada. Quem é o louco de acreditar que a empresa vai concluir a série em quase 80 discos?

Desce II
Dentre tantas opções conhecidas e disponíveis no mercado, a rede Cinemark resolveu pegar o longa As Leis Místicas, selecionado para indicação ao Oscar de melhor animação de 2013, para exibir em sessões especiais no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A obra é produzida pelo líder da organização espiritual Happy Science, que diz ser o Buda vivo(??). Além disso, o outro concorrente japonês selecionado para indicação, que é do Studio Ghibli, foi esquecido e não ganha exibições no Brasil. [com informações do SushiPOP]