naruto

Para quem acompanha a saga atual de Uzumaki Naruto e espera pelo desfecho dela (e ainda ri do fim do Anime de Bleach =P) e também lê os desdobramentos de Kishimoto no mangá, Ultimate Ninja 5 soa até nostalgico.

Ele cobre o primeiro arco da saga Shippuuden, mas de forma mais completa que seu antecessor, Ultimate Ninja 4. Aqui temos o arco inteiro do sequestro de Gaara, e o combate contra Deidara e Sasori (que culminou com *spoiler* o sacrifício de Chiyo). De quebra, ainda tem uma side-story com o Sasuke, mas coisa bem boba e fechada.

Ao contrário de Ultimate Ninja 4 que começava com uma história original pré-Shippuuden, aqui já começamos com a trama original em si, e o jogo é dividido em duas partes no modo História, o modo RPG tradicional, aonde você vai percorrendo alguns dos pontos da história, combate bandidos aleatórios na estrada e cumpre side-quests normais, e os combates mano-a-mano já tradicionais.

 narutogame

Os combates contra bandidos aleatórios envolvem uma arena fechada, exigindo esmagamento do botão de ataque, contando com o auxílio de até dois parceiros controlados pela IA, e Jutsus especiais para cada um. Essas batalhas dão experiência que podem aumentar os atributos do personagen.

Na jornada, podem ser encontradas armadilhas, itens escondidos em barris e caixas (destrua-os e desarme as armadilhas com as shurikens) e coisas relativas a sub-quests.

As lutas seguem o mesmo estilo da franquia (que se estabeleceu com o Ultimate Ninja 3): um botão de ataque, um de pulo, um para liberar o chakra do Ultimate Jutsu, um de shuriken. Os botões de ombro da frente trocam a shuriken pelos itens adquiridos durante o combate (tem uma roda deles) e os botões de ombro de trás defendem. Com combinações realmente simples, cria-se um combo (ou algo parecido com isso), e cim movimentos igualmente simples, soltam-se os Jutsus.

narutogame2

Os combates apesar de rápidos, tem sua estratégia, não basta ficar apertando o bolinha igual louco, pois cada personagem tem seu estilo próprio de jogo. Por exemplo, o Lee é para quem gosta de combate corpo-a-corpo, pois a maioria dos ataques dele é melhor com o oponente próximo, já o Gaara é bom para jogadores que preferem atacar longe do oponente. E tem a questão do parceiro de combate, sabendo escolher a dupla certa (como Naruto-Sakura por exemplo), pode desencadear especiais em dupla mais poderosos.

O elenco do jogo não fica restrito a Shippuuden, e a maneira de desbloquear os outros personagens, é pelas marionetes localizadas por todo o mapa do modo RPG, totalizando uma caralhada de personagens e confrontos que cronológicamente não deveriam existir.

A localização dessas marionetes, acrescenta algum tempo extra ao jogo, assim como missões paralelas e a solo do Sasuke, desbloqueada após concluir o modo história. Fora que após terminar tudo, o modo versus com todos os personagens fica BEM melhor, pra jogar com os amigos.

narutogame3

Os gráficos do jogo são bons, apesar de terem envelhecido rapidamente desde o lançamento. Nas batalhas (tanto nas tretas versus, quanto no espancamento de inimigos genéricos) e no mapa do modo RPG, eles são bons, e as animações dos Jutsus estão bem feitas, mas… Aquele cel-shading envelheceu rápido, o que é um sinal de que é hora de migrar para a geração seguinte. Nas cenas a coisa é mais evidente, no jogo em si, fica bom. Os cenários estão fiéis aos da série, oferecendo um bom look da Vila da Folha, da vila da Areia e do esconderijo de Sasuke.

A trilha é muito boa, e conta com as composições do anime, sempre no clima exato para cada momento da ação. A dublagem do jogo, graças a Deus eliminou a possibilidade de escolher a terrível dublagem americana. Cada Seiyuu emprestou suas vozes e dublaram as falas do jogo, culminando num trabalho bastante competente. Mesmo os habitantes aleatórios da sua vila tem falas próprias e (uma só, mas relevem, são coadjuvantes dos coadjuvantes) o grito do Ebisu quando recebe o livro do “véi” tarado (vulgo Jiraya) é simplesmente impagável (é uma das sub-missões).

Finalizando, hoje em dia, Naruto Shippuuden: Ultimate Ninja 5 é mais nostálgico (para quem acompanha o anime), mas ainda assim é bastante competente e oferece boa dose de conteúdo pros fãs da série.

Mesmo para quem não é fã de Naruto, recomendo o jogo, dá umas boas horas de diversão.

Avaliação JBox: 89%