sonic

Durante muito tempo, Mario Kart reinou supremo entre os jogos de corrida/zueira. Uma vez sua soberania foi ameaçada por Crash Team Racing (bem superior a MK 64), mas a franquia de corrida do Crash não seguiu muito bem, já que Crash Nitro Kart não era lá grandes coisas, então Mario Kart continuou dominando tanto nos consoles quanto nos portáteis, aonde diversos clones de Mario Kart surgiram, desde um estrelado por Shrek, quanto por Digimons.

Enfim, em 2010, a SEGA lançou no mercado o seu jogo nos mesmos moldes, intitulado Sonic & SEGA All Stars Racing, que contra balanceando defeitos e qualidades, é um ótimo jogo. Pena que a versão de PC’s é MUITO LIMITADA. Em 2012, chega a continuação ao mercado. Será que Sonic & All Stars Racing Transformed vale seu suado dinheirinho? Spoiler sobre o review: Vale sim. Me segue pra entender.

all

O gameplay do jogo foi bastante melhorado em relação ao seu antecessor. Aqui, os personagens tem um balanceamento diferenciado entre seus status, e cada um conforme os pontos de experiência recebidos, possui mods com alterações no status que se encaixam de acordo com seu estilo de jogo.

Se tem uma diferença enorme pro jogo anterior, foram os carros, que eram personalizados conforme o jogo. Shadow tinha a moto de Shadow The Hedgehog e Alex Kidd tinha a moto de seu game, mas isso foi alterado por conta do gameplay de Transformed, aonde o nome sugere, os carros se transformam.

A princípio pode parecer algo copiado de Mario Kart 7, mas é bem diferente. Enquanto que em Mario Kart 7 as mudanças acontecem em pontos específicos e trechos pequenos da pista, em Transformed os carros mudam completamente, se transformando em veículos aéreos ou aquáticos, e são trechos longos, as vezes sendo quase a volta completa.]

all2

O jogo continua com o sistema de Drift+Boost do anterior, além das manobras de Boost em saltos, feitas com o analógico direito (na versão analisada, óbvio) e foi adicionada uma manobra de Boost que deve ser feita assim que a transformação se iniciar (de preferência em saltos, e não funciona quando muda-se para o modo aéreo).

As pistas e o rost de pilotos demonstram o cuidado e carinho da Sumo Digital com as franquias da SEGA. Com cenários espetabulosos em alta definição, com referências à diversas coisas do passado e presente da empresa, como as séries Shinobi e Golden Axe, ou coisas da era Dreamcast, como Samba de Amigo e Skies of Arcadia.

Além de uma quantidade de pistas satisfatória, algumas do jogo original retornam aqui mais uma vez. E o cast de pilotos é maior e mais diversificado que o anterior (Tá, a Mee Mee de Super Monkey Ball era dispensável), contando com a presença de Ralph (do longa Detona Ralph!) e a piloto (e Musa nas horas vagas) Danica Patrick.

No PC a experiência é mais completa com os personagens exclusivos que a versão possui, referenciando franquias de PC da SEGA, como Football Manager, ou a parceria básica com a Valve (o trio de Team Fortress), e a versão de PC recebeu atualizações gratuitas com o General Winter (de Company of Heroes 2) e Willemus (de Total War II). Os pilotos que não foram desbloqueados de cara podem ser destravados no modo carreira…

all3

Uma outra coisa, é que os pilotos são diferentes esteticamente uns dos outros. Pode parecer bobo, mas ao invés de padronizar e deixá-los cartunescos como o Sonic, eles mantiveram as características originais de cada um, resultando em personagens diferentes. Enquanto Danica Patrick e Ulala mantém um estilo mais puxado pro realista (na medida em que uma mulher de cabelo rosa dançando pra deter Aliens é realista), Sonic e Ralph são completamente cartunescos.

A trilha sonora é muito boa MESMO. Enquanto que no jogo anterior tínhamos alguns temas próprios e a maioria das músicas era a original dos jogos, aqui em Transformed temos uma trilha com ótimos remixes de temas dos jogos da SEGA, feitos por Richard Jacques (Sonic R, Sonic & The Black Knight), que garantem nostalgia com temas como os de Shinobi, Golden Axe, After Burner (sério, aquele tema de After Burner é legal, pena que a SEGA não trouxe AB Climax pro PC) e Out Run. Só faltou um tema cantado (como So Much More… do jogo anterior) e ficaria perfeito, mas não se pode ter tudo na vida, não é?

Finalizando, a Nintendo vai ter de suar muito com Mario Kart 8 pra superar All Stars Racing Transformed, porque o trabalho da SEGA e da Sumo Digital foi impecável e garante horas de diversão sozinho ou com os amigos no multiplayer online (não consegui ganhar uma partida ainda, mas tudo bem=P).

Recomendo fortemente.

Avaliação: 100%