cdz

50 Colunas. Quem diria. Há mais de um ano, em agosto de 2012, fui convidado a ter uma coluna de jogos no JBox. E com os recursos limitados que tinha na época (PC ruim e pouco acesso a jogos da atual geração) era bastante difícil conseguir analisar todos os títulos que eu queria (principalmente por não termos patrocínio de Lojas ou Publishers, como alguns sites grandes de jogos) e nem sempre o resultado saia bom em termos de feedback.

Mas estamos cá, firmes e fortes, continuo escrevendo minha coluna semanal e agora temos até um podcast chiquetoso (com planos de entrar na iTunes em breve!) que edito.

Enfim, para comemorar esta quinquagésima coluna, escolhi um título deveras ambicioso em sua concepção e produção. Falo de Saint Seiya Online.

O jogo foi revelado há muito tempo atrás, e durante séculos, a única pista que tivemos foi uma screenshot no site do criador de Cavaleiros, Masami Kurumada. Depois, saiu a notícia de que gravaram algo relacionado a Cavaleiros nos EUA (e o pior passou a ser pensado), mas fora isso nada se sabia do projeto, apenas que era feito entre a SEGA do Japão e a Perfect World Beijing. Mas enfim, o jogo chegou em 2012, e será que ele vale o seu download?

cdz4

O jogo conta a história de um (ou vários) aprendizes de cavaleiros de Athena que enquanto treinam e fazem missões para o Santuário, presenciam diversos eventos chave que aconteceram no mangá, e além desses, eventos inéditos na série, dentre os quais um sensacional Athena Exclamation usado contra Thanatos e Hypnos.

O problema nisso tudo é que o jogo está completamente em chinês e caso o jogador não se chame Lee ou Chan, ele vai ficar quase perdido na história.

A jogabilidade de Saint Seiya Online é a padrão dos MMO’s, ou seja, cliques, cliques, atalhos nos botões e toneladas de quests a se fazer… Mas como concluir tais quests se o jogo está em chinês? Bem, aí entra a herança e influência de Perfect World. Toda vez que uma é iniciada, no canto direito vai aparecer uma mensagem clicável, e nela, o personagem irá andar automaticamente na direção correta. Isso facilita um bocado as coisas, mas você é livre para explorar e seguir na direção da missão.

Os combates são rápidos, e de certa forma frenéticos. É recomendado que você coloque atalhos nos botões do teclado, são uma mão na roda. A dificuldade não é muito grande, mas em combates maiores, cautela é necessária, afinal, seguro morreu de velho.

cdz5

Graficamente o jogo é competente. Mas, como todo bom MMO, ele tende a tentar atingir o maior público possível, então tem de ser otimizado para PC’s menos potentes (mas se seu PC é um Positivo Casas Bahia, não tente jogar, periga explodir o computador!!!).

Os personagens seguem o traço do mangá, então ao invés do carnaval de cores que ficou o anime, temos 2 milhões de personagens loiros, mas ao menos na construção o seu pode ter o cabelo que quiser da cor que quiser (desde que esteja entre as opções disponíveis =P).

As armaduras tem um nível de detalhamento satisfatório, embora não esteja no mesmo patamar de jogos como os recentes “Batalha do Santuário” e “Bravos Soldados”, mas dá pro gasto.

O destaque com certeza são as cutscenes, que são muito bem feitas. Os efeitos especiais dos ataques e cenários também estão muito convincentes. Uma das reclamações, por assim dizer, é em relação as armaduras das personagens femininas… Que são o padrão de armaduras femininas de MMO’s, ou seja, com pouca armadura e mostrando o corpo das Amazonas… Ou seriam Saintias? Ou Mulheres Cavaleiro? Ah, tanto faz!

cdz6

A trilha sonora do jogo é muito bem composta e executada. Não tem aquele clima de Saint Seiya, mas ainda assim são excelentes composições e casam com o clima que o jogo proporciona.

Finalizando, Saint Seiya Online é uma boa experiência online. O único problema real do jogo é a barreira linguística que dificulta até mesmo o cadastro (tive que fazer uma gambiarra aonde mudei de nome =P), e sinceramente não sei se alguma publisher vai querer localizar o jogo apesar da base de fãs de Cavaleiros ser grande aqui no Brasil.

Avaliação do JBox: 85%