caslte

Amigos, vamos supôr uma coisa: Se eu desenvolver um jogo baseado em produto X, e você desenvolver outro baseado no mesmo produto, serão produtos completamente diferentes, se a liberdade da publisher permitir.

Peguemos por exemplo três jogos da série Silent Hill: Silent Hill 4, Silent Hill Homecoming e Silent Hill Downpour. Enquanto que o 4, desenvolvido pela equipe responsável pelos anteriores, ainda tem a pegada clássica (dadas as diferenças entre os títulos), Homecoming tenta o tempo todo emular o SH clássico, mas peca em usar a violência pra chocar (sendo mais ocidental) e não num sentido psicológico.

Já Downpour dá a visão do desenvolvedor (Vatra) do que seria a série, sendo uma experiência nova na franquia. Se é bom ou ruim, vai de cada jogador.

Dito isso, Lords of Shadow não é nem tenta ser um Castlevania clássico. Sabemos das vezes em que a franquia tentou migrar pro 3D, e não foi tão bem sucedida  (os jogos de PS2 tiveram uma recepção boa, mas os de N64 e Wii não). Ele nos traz uma visão diferente do que seria Castlevania. O resultado? Confira abaixo.

 castle1

É o fim dos tempos, no ano de 1047. O elo da Terra com os céus foi ameaçado por uma força maligna, conhecida como Senhores das Sombras. Uma magia nefasta impede as almas dos mortos de deixar o mundo, enquanto criaturas malignas habitam a terra e atacam os vivos.

Gabriel Belmont, membro da Irmandade da Luz, um grupo de cavaleiros que protege e defende os inocentes, sai em busca de vingança pela morte de sua esposa, cuja alma não consegue deixar o mundo, além de combater os Senhores das Sombras. É claro que sua jornada não será fácil e ele terá de penar para conseguir seu objetivo.

Primeiramente, jogue fora todos os seus conceitos de Castlevania, pois o jogo abandona o estilo gótico que consagrou a série da Konami e aposta alto em um hack’n slash.

Alguns elementos básicos da série ainda estão lá, e de um certo ponto do jogo, a questão das fases se assemelha a um Castlevania tradicional. Mas enfim, a base do game é semelhante a da aclamada franquia God of War. Combos simples e intuitivos, melhoria de habilidades, chefes titânicos e Quick-Time Events.

Não que isso seja necessariamente ruim, e de fato, os combates de Lords of Shadow são os melhores da franquia em se tratando de edições 3D.

 castle2

Outros elementos de Castlevania estão presentes de maneira maquiada, já que com as habilidades que você adquire mais adiante no jogo, você pode retornar e refazer qualquer estágio para conseguir completar 100% deles – e de quebra,ganhar mais pontos de experiência para conseguir novas habilidades.

Os combates contra chefes mostram um dos melhores pontos do jogo. Alguns deles são imensos, e descer a lenha nem sempre é o correto a se fazer nessas situações.

Mas nem tudo são flores. Além da já dita falta de elementos que remetam a um Castlevania, a câmera em alguns pontos é bem chata. Na maior parte do tempo você ficará bem, mas algumas vezes será difícil ver os inimigos, pois ela estará focada em outra direção.

Graficamente é um jogo bastante competente. Os personagens e monstros estão bem feitos, bem animados e o sangue voa em quantidades generosas durante a partida, mas o destaque é o design de cenários que é simplesmente maravilhoso. Eles transmitem a sensação de aventura solitária que o jogo quer nos passar, além de serem bastante variados.

 castle3

Castlevania sempre teve trilhas sonoras fantásticas, independente do compositor e Lords of Shadow não é excessão. Mesmo sem reaproveitar nenhum dos temas que popularizaram a franquia, o compositor Oscar Araujo fez um trabalho fenomenal. Cada faixa combina exatamente com o que está acontecendo e passa a sensação de solidão que o jogo proporciona.

A dublagem dele também é bem feita, contando com nomes como Sir Patrick Stewart no elenco. Cada dublador foi competente em seu papel, apesar de você enjoar de algumas vozes e até comemorar secretamente suas mortes no jogo.

Finalizando, Castlevania: Lords of Shadow não é um Castlevania de raiz, mas sim uma reinterpretação da obra original, e além disso, um jogo de ação bastante competente. Recomendado apenas aos jogadores mais mente aberta.

Ah, e a versão de PC (Ultimate Edition) foi localizada para o português do Brasil e com legendas melhores que as de um certo Naruto (ler review anterior).

Avaliação do JBox: 90%