dragonballclassic

Dragon Ball é popular. Aliás, é MUITO popular, e esse status rendeu inúmeros games – numa quantidade quase incatalogável. E quando digo inúmeros, falo no sentido literal mesmo. A franquia passou pelo NES, SNES, Mega, Playstation, uma gama no PS2, entre outros, durando até hoje.

De fato, Battle of Z saiu recentemente e aposto que muito tempo depois de termos morrido, ainda haverão jogos de Dragon Ball para o PS17, XBox Fusion e WiiLaiáLaiá.

Nos portáteis tivemos a boa trilogia de RPG’s Legacy of Goku no GBA, um excelente jogo do DB GT, e este aqui, Dragon Ball Advance Adventure, o review de hoje!

db

O game cobre praticamente toda a saga de Dragon Ball, excluindo o último torneio de artes marciais aonde Piccolo retorna como Mayunia. Tirando essa parte, é mostrado desde quando Goku encontra Bulma pela primeira vez, passando por diversos personagens, como Yamcha, Pilaf, o pessoal da Red Ribbon, Tao Pai Pai, o rei Ox e Kuririn.

A jogabilidade se divide em dois tipos. Na maioria do tempo, você se deparará num misto de beat’em up com plataformas, indo sempre em frente e socando muitos inimigos. Você pode encontrar ítens que recuperam sua energia, que dão pontos ou cápsulas que aumentam sua barra de Ki (após aprender o kamehameha), sua energia máxima ou o alcance de seu bastão.

Em alguns trechos das fases, você usa a Kintoun, também conhecida como Nuvem Voadora, na dublagem. E é bem simples. Em outras partes (geralmente nos torneios de artes marciais), temos uma luta 1 vs 1 bastante simples e durante o jogo há um pequeno tutorial no qual Kuririn é usado como saco de panc, digo, como sparring.

db1

A dificuldade do jogo é mediana, qualquer jogador que tenha um mínimo discernimento poderá terminá-lo de maneira decente, e assim liberar os personagens no movo 1 vs 1 e o Kuririn no modo Story.

Graficamente Dragon Ball Advance Adventure é excepcional, num 2D bem feito, e com cenários que refletem fidelidade ao anime, além dos inimigos (que a partir de certa parte do jogo se tornem genéricos) são bem feitos. Os personagens principais são bem animados, e se movimentam de forma convincente.

Uma versão bonitinha de Makafuji Adventure toca na abertura. As músicas são legais, remetendo ao anime, embora acho que não façam parte da trilha sonora deste.

db2

 

As vozes estão bem feitas, não são muitas, é claro, mas os principais personagens são dublados por seus respectivos seiyuus do anime, o que garante fidelidade a quem já conhece o jogo.

Dragon Ball Advance Adventure é um dos melhores jogos de Dragon Ball já feitos, recomendo completamente!

Avaliação do JBox: 95%