No Game No Life, de Yuu Kamiya, obra que acabou se tornando um hit mundial graças à fabulosa adaptação em anime do estúdio MADHOUSE, acabou chegando oficialmente em terras tupiniquins e, por incrível que pareça, em tudo que é formato de mídia.

O anime veio na mesma época da estreia no Japão, com transmissão simultânea via Crunchyroll, fato que acabou pegando muitos de surpresa, uma vez que o licenciante geralmente não liberava seus títulos para a nossa região, porém no caso de NGNL tivemos um forte aliado: o autor da obra na verdade é um brasileiro que se mudou para o Japão quando criança, e deu um empurrãozinho básico para a liberação.

Mais tarde, em um surto twitterístico, Kamiya publicou no microblog uma mensagem em português comemorando o fechamento dos contratos da light novel e do mangá para a sua terra natal, porém nenhuma informação adicional foi liberada, deixando o nome da editora em plena incógnita. De maneira que o chute unânime do povo seria que a felizarda havia sido a JBC, uma vez que não foram poucas as vezes que foram noticiadas as visitas do autor ao prédio da editora, pegando todos de surpresa a editora Newpop acaba anunciando a aquisição.

E agora, você leitor felizardo que ainda não teve seu cérebro corroído pela cultura otaku, me pergunta o que diabos é uma “light novel”, certo?

Bom, é apenas o jeitinho otaku de se referir aos livros, geralmente de leitura leve, direcionados ao público jovem-adulto (e muitas vezes otaku).

Procurando uma equivalência nacional, seria mais ou menos como a Série Vaga-Lume, da editora Ática, que por sua vez era uma série de livros destinados ao público infanto-juvenil, mas que acaba contendo várias das características presentes numa light novel japonesa, como a leitura menos densa e a inclusão de várias ilustrações espalhadas pelas páginas, dando ênfase a momentos interessantes da história.

Mas ao contrário do que foi na Série Vaga-Lume, onde cada livro era uma história independente e geralmente sem continuação direta, as light novels costumam se prolongar a diversos volumes. No caso de NGNL, a obra já se encontra em sua sexta edição.

Bom, deixemos de conversa e vamos ao review.

No Game No Life – Livro 1 (2012)

Sinopse

Conheça os irmãos gênios do mundo dos games, Sora e Shiro. Eles são NEETs e Hikikomoris, mas na internet são chamados de “lenda urbana”. Esses dois, que sempre chamavam o mundo de “droga de game”, foram convidados por um ser que se autodenomina “Deus” para um mundo novo! Lá, esse deus proibiu as guerras e tudo é resolvido através de games, até os limites territoriais.

O povo Imanity foi encurralado e agora só tem a capital como território. Sora e Shiro, os irmãos que sempre foram chamados de “inúteis”, serão capazes de se tornarem a “salvação da humanidade”?

NGNL_manga-livro

Apresentação

Fiquei surpreso ao abrir a caixa do correio e bater o olho no livro pela primeira vez.

Apesar de estar listado o tamanho nas especificações técnicas, eu de fato nunca havia prestado a devida atenção, então acabei me assustando ao ver o formatinho de bolso do livro (10,6 x 14,8 cm), mas ao manejar um pouco o mesmo, a surpresa acabou pendendo para o lado positivo pelo formato bastante maleável, incluindo orelhas nas capas e diversas páginas coloridas no início.

Depois de se acostumar a ler somente num Kindle, pegar um livro físico de pequenas dimensões acaba sendo bem mais agradável que um livro de formato maior.

A edição, de 280 páginas, contém um prefácio do próprio autor provavelmente escrito especialmente para a versão brasileira, contando sobre a sua origem e das dificuldades de se tornar um criador e que só conseguiu por não saber de quão difícil seria.

Não é descrito o tipo de papel usado, mas é um levemente amarelado, que lembra um pouco o antigo papel Pólen usado pela saudosa Conrad em suas edições de livraria e o norbrite (apesar de ser bem mais liso).

NGNL_tamanho

Artes

Yuu Kamiya foi o responsável tanto pela história quanto pela arte da obra, coisa que comumente não acontece nas light novels, onde quem escreve e quem desenha geralmente são pessoas diferentes.

O primeiro volume conta com cerca de 10 ilustrações em preto-e-branco de página inteira espalhadas pela história, além das 7 artes coloridas inicias e que contém a principal característica das artes da obra, que são as colorações psicodélicas idealizadas pelo autor.

Felizmente, a impressão das artes está muito boa e não compartilha do problema presente na maior parte dos mangás da NewPOP, em que as artes sofrem de um moiré insuportável (problema esse que está presente inclusive na versão mangá de NGNL).

NGNL_artes

Tradução

A tradução ficou por conta de Sayuri Tanamate, que foi redatora do Anime Pró e da revista NeoTokyo e traduziu também outros mangás da editora.

Não tive maiores problemas com a tradução, que em sua maior parte do tempo foi tranquila e direta, apesar de as vezes achar que uma palavra similar se encaixaria melhor, por exemplo:

“Na verdade, existe uma coisa chamada mamilos, sabia?”

Nesse trecho, como estão comparando uma situação típica de mangá shonen, em que o autor omite os mamilos dos seios que acabam a mostra para abrandar uma “classificação indicativa”, então esse “na verdade” poderia ser melhor descrito como “na realidade” ou “no mundo real”. Ou talvez esse seja eu sendo xiita demais no assunto.

Mas infelizmente o que mais marcou foram as falhas na revisão (creditadas a Débora Tasso e Fábio Sakuda), que deixaram passar inúmeros erros de digitações e letras comidas.

Além do infame erro de digitação logo na segunda linha da orelha da capa frontal, que teoricamente é a primeira coisa que os leitores vão ler, casos semelhantes se repetem várias vezes durante o livro todo, chegando ao ponto de em três páginas seguidas encontrarmos pelo menos um erro de digitação (ou errando enormemente o nome da personagem) em cada uma delas.

NGNL_revisao

Sobre o Livro

Este primeiro livro contém os 5 primeiros capítulos da história, que cobrem a introdução de quem é Kuuhaku, que é a leitura dos kanjis de Sora 空 e Shiro 白 (nome dos personagens principais) quando se colocados lado a lado e que numa tradução significaria lacuna, mostrando a vida dos dois irmãos, que giram em torno de games online enquanto ficam isolados do mundo “real” devido a problemas de sociabilidade e/ou bullying, tornando-os em hikikomoris (um problema social grave na sociedade atual japonesa).

Certo dia, após receberem um desafio por email para uma partida de xadrez, eles acabam ganhando do adversário que mais tarde se identificaria como um “deus” de um outro mundo, onde tudo é decidido através de jogos e os questiona se eles não haviam nascido no mundo errado, além de perguntar se gostariam de viver no mundo dele.
Após a confirmação de Sora, ambos são sugados para dentro dessa nova realidade.

Já no novo mundo, eles são apresentados aos 10 mandamentos locais, que incluem “guerras e brigas são proibidas”, “tudo deve ser resolvido através de jogos e apostas” e principalmente “quem for pego trapaceando perderá automaticamente”. E essas regras valem para tudo, inclusive para bandidos que quiserem tentar assaltar alguém, pois se quiserem levar os pertences das vítimas, terão que vencê-las em algum jogo antes.

Com isso, enquanto viajam por aquele mundo, acabam se deparando com o processo de seleção do novo rei do país dos humanos, chamados aqui de Imanities, que são a raça mais fraca daquele mundo e que estão aos poucos perdendo territórios para os vizinhos, que geralmente conseguem usar poderes sobrenaturais que não podem ser despercebidos pelos seres humanos.

Como tudo nesse mundo, a seleção do rei também é feita através de jogos, bastando vencer o adversários interessados no trono e assim encontram com Stephanie, neta do antigo rei que faleceu recentemente, e a misteriosa Chrammy.

Nessa disputa os irmãos descobrem algo muito interessante em relação a tal regra de “quem for pego trapaceando perderá automaticamente”, pois basta a pessoa trapacear sem ninguém perceber, que estará tudo bem.
Sim, exatamente como o jeitinho huehuebrbr de ser!

Assim a história vai andando, mostrando vários desafios que vão do Pôquer, passando pelo Jankenpon e a partida final de xadrez, que é ápice deste primeiro volume, enquanto os dois irmãos tentam seguir adiante mantendo o lema usado pelo antigo avatar deles nos game online, que Kuuhaku (Sora e Shiro, juntos) nunca perdem e seguem adiante para serem os melhores do país, ou ainda, os melhores jogadores do novo mundo em que agora vivem, desafiando seres mitológicos como elfos, “lobisomens” e até mesmo anjos, que habitam os países vizinhos (e que estão doidos para se apoderarem de todo o território dos fracos seres humanos).

NGNL_euS2humanidade

Finalizando

O livro ficou com um acabamento bem legal, o balanço entre o tamanho e o número de páginas também me agradou bastante.

A NewPOP pode ter dado um tiro no próprio pé ao lançar o livro e o mangá simultaneamente, pois como citado recentemente pelo próprio Junior Fonseca na mesa redonda dos editores (que não tinha mesa nenhuma), ao se deparar com as duas versões à venda, o povo estava dando preferência para levar o mangá pra casa e deixando o livro lá na prateleira… sendo que o livro já tem pelo menos mais 5 volumes que podem ser lançados, enquanto o mangá continua empacado no primeiro encadernado mesmo na terra do sol nascente…

Quanto à história em si, de fato ela chega a ficar bastante empolgante, principalmente no grande desafio de xadrez próximo ao final, porém o desfrutamento geral da obra vai depender do nível de aceitação às “taras” típicas de produtos voltados ao público otaku, pois este título acaba cobrindo várias cotas (algumas delas “de propósito”), como: hikikomori (para que parte do público possa se identificar ao personagem), loli safadinha (a Shiro vive fazendo piadinha pendendo pro lado sexual da coisa), imouto (o complexo por irmãzinhas, no caso a Shiro vive dando em cima do irmão), ecchi em geral (vários momentos envolvendo calcinhas e o famigerado trombão seguido de apalpamentos), personagem meio klutz (a Stephanie não faz nada direito e sempre bota os pés pelas mãos)… e no próximo volume a cota de kemonomimi está garantida (os seres antropomórficos com orelhas de animais, sendo os nekomimis/orelhas de gato os tipos mais conhecidos).

Ah, estava esquecendo, obviamente num momento é citado que a Shiro veio de brinde com a segunda esposa do pai do Sora, só pra levantar a bandeira de “se não é irmã de sangue, tá valendo, né?”. =P

No fim, se você aguenta de boas essas características, provavelmente No Game No Life poderá te divertir bastante.

NGNL_apalpa

Sobre a versão brasileira, só posso torcer para que um dia a Newpop consiga resolver os seus problemas de revisão (e também os de moiré dos mangás, porque pouco adianta colocar papel bom se os detalhes da arte estarão todos xadrezados), pois se tentar aquela brincadeira de tomar um shotzinho a cada palavra com uma letra comida (#SeloTioCloudDeAprovação), o indivíduo não estará em condições de conseguir terminar de ler a budega…

NGNL_infos

Título: No Game No Life – Livro 01
Autor: Yuu Kamiya (Roteiro e Arte)
ISBN: 978-85-8362-027-3
Formato: 10,6 x 14,8 cm
Páginas: 280 paginas (8 coloridas)
Acabamento: Capa Cartonada – Com orelhas
Preço: R$ 21,90
Volumes: 6 volumes – Em andamento
Classificação/Faixa-Etária: 16 anos
Assuntos/Categoria: Aventura – Ação
Andamento: Em publicação
Distribuição: Apenas Livrarias e Lojas Especializadas