2014-04-03_cdzg-banner

Uma novela arrastada chega ao seu final este mês com o lançamento do último volume de Cavaleiros do Zodíaco Episódio G pela Conrad Editora.

O mangá entrou em fase de revisão em novembro do ano passado, mas só agora chega a versão final da gráfica. Se nada der errado, o lançamento do volume 20 ocorre ainda neste mês de fevereiro, sendo que algumas lojas online já realizam a pré-venda do material por R$ 13,90.

Cavaleiros do Zodíaco Episódio G #20 terá tiragem limitada, assim como ocorreu com o volume 19, esgotado em todas as lojas.

episodiog20-capa

imagem da capa

Segundo o CavZodíaco, a Conrad ainda negocia o volume 0, mini-enciclopédia da série que traz também alguns capítulos extras. No entanto, não há qualquer confirmação para esse lançamento.

Uma sombra do que já foi

A Conrad Editora foi pioneira no ano 2000, levando às bancas brasileiras os primeiros mangás com sentido de leitura oriental. Os títulos não poderiam dar errado: Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco inauguraram o filão, sendo grandes sucessos de vendas que ganharam reimpressões.

Apesar de chegar a ser uma das maiores editoras no ramo dos quadrinhos em nosso país, a Conrad não foi capaz de superar uma forte crise que arrastou consigo o cancelamento de importantes títulos como Blade, One Piece (retomado pela Panini anos mais tarde), Vagabond (“assumido” pela Nova Sampa), entre outros.

No fim das contas, em 2009 ela foi comprada e passou a ser um selo de quadrinhos da IBEP, editora mais conhecida por livros escolares. Nesse ressurgimento, a Conrad trouxe o volume único de Gourmet e continuou apostando no “alternativo” publicando alguns quadrinhos coreanos e chineses. Em 2011 concluiu finalmente o abandonado Battle Royale, mas teve como destaque até então uma nova publicação de Gen Pés Descalços (a partir do formato original japonês, parada na edição 7) e a retomada de Cavaleiros do Zodíaco Episódio G. Até encerrar esses dois títulos, não existem planos para que a Conrad trabalhe novamente com mangás.

O primeiro spin-off

Durante a volta de Saint Seiya aos holofotes, graças à produção da Saga de Hades em anime, o mangá de Masami Kurumada ganhou sua primeira série spin-off.

Episódio G é guiado pelo mangaká Megumu Okada (autor de Shadow Skill), que assustou muita gente no primeiro volume, com seu traço extremamente avesso ao do autor original. A arte superdetalhada divide opiniões, principalmente quando se trata da anatomia “surreal” empregada pelo desenhista (e vamos combinar que Kurumada também tinha uns probleminhas com isso…).

A história se passa seis anos antes daquela que todos conhecemos, trazendo como foco os Cavaleiros de Ouro e os inimigos enfrentados pelo Santuário no período em que Atena crescia na figura de Saori Kido. Como personagem principal temos Aioria de Leão.

Uma série derivada chamada Episódio G: Assassino segue em publicação pela Akita Shoten no Japão, reunindo apenas dois volumes encadernados até o momento.