vagabond

Em editorial divulgado hoje (01/04), a Nova Sampa enfim deu um posição oficial sobre a publicação do mangá Vagabond.

Segundo a nota da empresa, como foi divulgado desde o início, existe a intenção de republicar a obra desde o primeiro volume. No entanto, o estágio atual é o de renegociação com os japoneses e, até que esse imbróglio seja resolvido, o lançamento de novas edições está suspenso.

Confira abaixo o texto integral da Sampa quanto ao caso:
Quando assumimos as publicações desse mangá, não queríamos deixar parte dos leitores, fiéis à obra, esperando toda a republicação. Algumas exigências vindas do Japão também foram feitas para essa nova publicação, por exemplo, a qualidade do papel e o formato que foi publicado, que é 4 vezes mais caro que um mangá de formato menor. Quem conhece, entende que não é nada fácil fazer uma publicação como essa. Não é simplesmente pegar o material, traduzir, diagramar e encaminhar para a gráfica. Existem custos e são altos. Depois de todos os erros e atrasos, estamos fazendo uma nova proposta para a editora e o autor, que terão que aprovar, sempre em conjunto, qualquer mudança. Nossa intenção é a de republicar, como prometemos, as primeiras edições. Assim que tivermos uma posição, sobre as novas mudanças, avisaremos a todos. Até lá, está suspensa a publicação e a republicação. Obs: se resolvermos cancelar, iremos também avisar.

A editora publicou ao todo 4 edições inéditas do mangá em “formato de luxo” (do volume 15 ao 18), dando continuidade ao trabalho abandonado anos atrás pela Conrad. São 208 páginas em média, por volume, formato 13,5×20,5cm e preço de capa de R$ 40,00.

Slam Dunk

Anunciada com alarde durante palestra em um evento, a republicação de Slam Dunk, obra do mesmo autor de Vagabond (Takehiko Inoue), também está suspensa. Um dos critérios para levar o trabalho a frente era o desempenho de Vagabond, que ficou bem abaixo do esperado.

[Via JENS]