pesquisacybercop

Com o acesso facilitado à tecnologia e à internet banda larga, a pirataria se tornou um câncer na indústria áudio-visual  brasileira que tenta, de várias maneiras, encontrar meios para frear seu crescimento – já que eliminá-la é algo utópico demais para ser feito…

A consequência direta disso para os fãs da cultura japonesa é bem simples: cada vez menos empresas apostam no seguimento de home-vídeo e projetos que deixam qualquer um animado (como a série de TV e OVAS de Samurai X / Rurouni Kenshin e Black Kamen Rider via Focus Filmes) ficam lá na última gaveta quando as reuniões de departamento comercial ocorrem.

Com quase 10 anos atuando como “veículo de imprensa” nesse setor, a gente consegue enxergar a coisa sob os dois extremos: os fãs não apoiam os lançamentos, só criticando e argumentando coisas como “compraria se fosse em Blu-ray” – quando, na verdade, não compraria de qualquer jeito – e as empresas fazendo trabalhos de nível extremamente amador, no que diz respeito à autoração de material e confecção de artes e embalagens.

É por conta disso que resolvemos criar uma pesquisa para saber se uma série específica do gênero tokusatsu “vingaria” se fosse lançada oficialmente no Brasil no mercado de home-vídeo. A produção em questão atende pelo nome de Cybercop – Os Policiais do Futuro.

Distribuída no começo dos anos 1990 pela Sato Company, a série ficou famosa na memória da gurizada da época pelos efeitos especiais um tanto… eeeeer… “diferentes do padrão Toei Company de qualidade”. Mas se por um lado a produtora Toho marcou bobeira nesse ponto (tentaram inovar, mas o negócio saiu tão tosco quanto esse cenário virtual da Rede TV!. Se bem que a produção é de 1988 e esse cenário da Rede TV! de 2015… Esquece… Saiu tudo lindo pra época), visualmente a série possuiu um design arrojado e até de certa forma atemporal – juro que acredito que a série se passa no “futuro” até hoje, mesmo que o futuro cronológico do roteiro deles já tenha passado há 15 anos.

Com prioridade de renovação de direitos no país, a Sato Company NÃO nos encomendou qualquer pesquisa, mas a gente decidiu lançar uma mesmo assim pra tentar afirmar em um possível encontro com o senhor Sato (será? será?) se vale ou não a pena lançar o material no país em mídia física – e vai ser DVD mesmo porque não tem Blu-ray disso nem no Japão, antes que venham reclamar. Até porque forçar HD em uma série que sequer foi filmada em película é um tanto complicado.

Como participar da pesquisa?

Primeiramente você precisa ter uma conta Google (GMail). Fazendo o login, você responde as questões do formulário neste link. Garantimos que os resultados serão entregues diretamente ao senhor Nelson Sato, mas precisamos de um número considerável de respostas para mostrar que existe público para garantir retorno no lançamento. Então, repasse para os amigos, sejam eles fãs ou simples nostálgicos da era Manchete. Quem sabe isso não favoreça outros títulos queridos do público? Acompanharemos de perto.

A coleta das respostas da pesquisa será encerrada à meia-noite de terça para quarta-feira (dia 15 de julho).