mostraanimes-banner

A Fundação Japão está promovendo juntamente com o MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, a Mostra Itinerante de Anime Criativo. Ela ocorrerá nos dias 5, 6, 12 e 13 de setembro e será inteiramente gratuita. Serão dois fins de semana contando com os animes dos renomados estúdios Studio 4ºC e Koo-Ki, sendo que quatro desses são do 4°C. Serão cinco animações exibidas de forma variada entre os dias.

Os primeiros são Genius Party e Genius Party Beyond que são um conjunto de curtas-metragens. Os dois unidos dão um total de 12 curtas com diversas temáticas diferentes e qualidade de animação espetacular.

A outra animação é Mind Game. Nela é narrada a história de Nishi, o próprio autor do mangá que inspirou o filme, sua amada, Myon e de sua irmã, Yan. São apresentadas diversas situações que os levam a autodescobertas e à oportunidade de repensar as escolhas que vêm fazendo aos longo de suas vidas. A animação do diretor Masaaki Yuasa recebeu prêmios de melhor roteiro, direção e filme no Festival Fantasia, no Canadá e de melhor animação no Japan Media Art Festival.

A quarta animação é Princesa Arete que nos mostra a história de uma princesa confinada numa torre à espera de pretendentes para casar, até que um dia um bruxo se apresenta como pretendente. A animação que é adaptação do livro “As Aventuras da Princesa Arete”, de Diana Coles, é considerada uma das mais bem sucedidas obras de animação feministas.

A animação do estúdio Koo-Ki que estará presente na mostra é After School Midnighters. O diretor e fundador do estúdio nos apresenta a história de um modelo de corpo humano de uma sala de ciências de uma escola. Quando dá meia-noite, esse corpo costuma ganhar vida, até que um dia é flagrado por três alunas travessas, iniciando uma louca aventura. Assim como Mind Game, a obra foi muito bem recebida no Japão e em festivais internacionais.

Para informações de horários e dias de exibição, consulte o site da Fundação Japão.

[Via FJSP]