O nono episódio do dorama de Death Note finalmente deu desfecho ao que vinha ocorrendo nos últimos capítulos. Como era esperado, os acontecimentos continuam se desviando da obra original e dando um tom de novidade a cada novo episódio que se segue.

L e Light iniciam o episódio se encarando frente a frente. O rapaz, já tendo revelado que é Kira, se vê numa emboscada ao ver que sua tentativa de assassinar L não funcionou, o deixando em uma situação de quase revelação de sua identidade, porém, misteriosamente, o pior acontece. E tudo ocorre conforme o planejado.

deathnote09-01

O desfecho do embate entre L e Light, porém, aconteceu de forma muito anti-climática. O episódio anterior mostrou L escapando de ser assassinado, já que o caderno que Light escreveu o nome do detetive era falso, porém o episódio acabou com essa revelação. No último episódio, o fim se dá logo nos minutos iniciais, fazendo com que o momento mais impactante da obra original não tenha tanto impacto na série.

Bom, são dadas as devidas explicações sobre como Light conseguiu se livrar das suspeitas de ser Kira para o grupo de investigação. Como na obra original, parece que Light irá assumir o grupo de investigações, porém isso acaba ficando sobre encargo direto de Near, ordenado pelo próprio L antes de seu fim. A presença de Near comandando o grupo de investigações do caso Kira fica bem interessante já que acaba sendo um contato mais direto entre Near e Light, mesmo que não tenha se dado assim neste episódio.

deathnote09-02

Near, na visão dos outros personagens, parece ser muito inferior a L em questões investigativas, contudo é notável para o telespectador que é apenas uma questão de disfarce. Sua personalidade como Near funciona muito na defensiva, o que faz com que a garota pareça ingênua, mas é aguardado que seu outro lado interfira mais no decorrer da trama.

Light, achando que Near não está avançando na investigação, mostra todo potencial de Kira, trabalhando ao mesmo tempo com Mikami e Misa. O poder dele está no máximo, o que está deixando-o bastante tranquilo, de certa forma. Mas será mesmo que seu caminho para ser o Deus do Novo Mundo está tão bem assim?

deathnote09-03

Conclusão

Um episódio mais calmo em relação a sequência de capítulos cheios de carga dramática como os anteriores. O desfecho de L aconteceu de maneira muito fraca em comparação com a obra original. Como no mangá, Light também acabou tendo certa sorte para se livrar das suspeitas de ser Kira, mesmo que de forma menos forçada. O que se aguarda é que o clima da série não decaia e que essa nova fase seja melhor explorada e encaixada do que no mangá.

Nota: 3,5/5

Death Note está sendo exibido pelo Crunchyroll. Os episódios saem três dias depois do Japão no site aqui no Brasil, ou seja, pelas quartas-feiras, às 23h30min.

Confira o review dos demais episódios: