Mais um fim de ano, mais um Ressaca Friends! O tradicional evento de fim de ano teve pelo segundo ano seguido uma mesa redonda com as maiores editoras de mangá do Brasil: Panini, JBC, NewPOP e Nova Sampa. Para representar cada editora, estavam os conhecidos rostos de Beth Kodama, Marcelo del Greco, Junior Fonseca e o não tão conhecido de Douglas de Souza.

Mediada por Leonardo Kitsune, a mesa redonda foi bem mais tranquila que a do ano passado, porém também teve suas pérolas. De toda forma, o importante de verdade é a situação editorial no Brasil.

A conversa com as editoras foi interessante. Pontos genéricos foram abordados como um todo. Kitsune jogou para os palestrantes assuntos como “como foi 2015 para as editoras”, “planos para 2016”, planejamentos, “melhores títulos lançados” e, claro, uma hora o bate-papo chegou no assunto que persiste: a crise.

Houve alguns anúncios meio apagados também. Não foi nada tão chocante, mas incrivelmente foram lançamentos, de certa forma, surpreendentes.

Douglas de Souza, no meio da conversa, falou que os mangás Pride e Muv-Luv estão sendo acertados para o ano que vem pela Nova Sampa e soltou ainda o anúncio de Malicious Code, mangá de quatro volumes com uma premissa de ficção científica e um pouco distópica.

Já Beth Kodama, ao fim da palestra, chamou a imprensa para tirar fotos dos novos títulos que devem chegar em breve ao mercado: Black Rock Shooter: The Game (2 volumes) e Black Rock Shooter: Innocent Soul (3 volumes). Os dois títulos são da mesma série e baseados na música “Black Rock Shooter”, de Hatsune Miku. A franquia conseguiu repercussão no Brasil após um anime com uma animação bem característica.

Outra coisa importante para destacar da palestra são os projetos de retorno da Nova Sampa para o ano que vem. Douglas de Souza afirmou que depois da saída de Marcelo del Greco a situação da empresa ficou complicada, então aproveitaram o ano para fazer uma reformulação lá dentro.

Alguns mangás da Panini tiveram lançamento previsto. Lovely Complex em fevereiro, Akame e Vagabond entre março e abril, Pandora Hearts em abril e Arakawa Under the Bridge em maio. Junior Fonseca confirmou que haverá anúncio especial pelo aniversário da NewPOP agora em janeiro e deu datas de The Last of Us para janeiro e da light novel de Log Horizon. Além disso, Del Greco fez a prévia de um anúncio que envolve flores e pensou em recitar um poema como dica, mas não recebeu autorização.

Bom, esse é basicamente um apanhado geral do Ressaca Friends. Caso queiram outras informações, é só dar uma olhada no perfil do Twitter do JBox, onde atualizamos em tempo real.