Se você teve/ainda tem um Playstation 2, Odin Sphere pode ter passado desapercebido. Porque, convenhamos, se você frequenta o JBox, provavelmente deve tê-lo preterido em favor de algum título baseado em anime com qualidade altamente questionável. Mas vamos lá, Odin Sphere é um RPG de ação 2D lançado em 2007 para o PS2, desenvolvido pela Vanillaware (que responsável por Muramasa: The Demon Blade e Dragon’s Crown). O jogo foi muitíssimo elogiado pela imprensa, e concorreu a diversas premiações.

No ano passado, a Atlus anunciou que estaria preparando um remake do jogo, entitulado Odin Sphere Leifthrasir (difícil pronunciar Leifthrasir sem puxar aquele sotaque alemão fajuto de filmes, mas só divago) e nesta semana, chegou à PS Store japonesa a demo do jogo, da qual falaremos a seguir.

medium_229327_1074438483

A demo nos traz os cinco personagens do jogo: Gwendolyn, Velvet, Oswald, Cornelius e Mercedes, e apenas um estágio.

Cada personagem funciona de maneira diferente um do outro, apesar dos comandos e ações serem basicamente os mesmos. Os controles são simples, a ponto de mesmo um Nintendista com mais de 2 neurônios conseguir jogar Odin Sphere sem problema algum. Em 3 minutos com o controle na mão você já se sente capaz de eliminar a população inteira da… Terra que se passa Odin Sphere. É claro, que o jogo completo oferece mais camadas, mas o combate principal é muito simples de se aprender.

medium_229169_148722605

O estágio é dividido em áreas normais, onde pode (ou não) haver inimigos, sendo estas etapas boas pra se aprender quais são os comandos do jogo, áreas de combate, onde algumas ondas de inimigos surgirão para lhe confrontar, e um rank será lhe dado após derrotar todos os oponentes (como de praxe, a demo te coloca em um nível avançado do personagem, logo derrotar os inimigos será mais fácil que jogar Dive Kick), áreas onde ficam sub-chefes e a coisa fica interessante, já que os chefes são grandes e possuem muito mais life que você (nada que umas poções e magias não resolvam), uma área onde há uma loja e a área do chefe, que é grandalhão e pode dar certo trabalho, dependendo do personagem .

medium_229177_909101287

Uma das principais reclamações da versão original de Odin Sphere, eram alguns slowdowns e loading times que ocorriam no jogo… Aqui, ao menos nas versões de PS3 (e relatos de outras pessoas que jogaram a demo) e PS4, não há slowdown e o jogo flui a 60 frames por segundo sem lentidão.

medium_229170_4077831602

Os gráficos, que já eram estonteantes no PS2, estão ainda melhores, com cenários lindos e sprites em alta definição. É difícil não ficar impressionado, em tempos onde as produtoras buscam alto realismo e semelhança com contrapartes reais, o foco da Vanillaware sempre foi o 2D detalhado. Veja Muramasa e Dragon’s Crown e você entenderá o que digo.

O ponto contra desta demo é a duração dela. Ela é tão curta quanto a de Arslan, mas ao menos aqui, podemos jogar com os cinco protagonistas e vermos as diferenças de cada um deles no gameplay. Juntamente com Persona 5, o jogo pode ser a despedida da Atlus ao PS3.

Odin Sphere: Leifthrasir sairá no Japão pra PS3, PS4 e PS Vita dia 14 de janeiro, e o lançamento ocidental deve ocorrer entre abril e junho desse ano, de acordo com a Amazon. Recomendamos ficar de olho.

Prévia feita com base na demo japonesa do jogo.