Saiu o primeiro teaser da nova animação de Voltron, parceria da Netflix com a produtora de animação Dreamworks. Assista no vídeo abaixo:

A série está prevista para chegar à plataforma de streaming em 10 de junho, com 13 episódios nessa 1ª temporada.

Voltron surgiu em 1984, quando a empresa americana World Events Productions licenciou da japonesa Toei Animation o anime GoLion, focado em um robô gigante formado por cinco veículos do espaço em forma de leão. Como eram necessários mais episódios para exibição nos chamados Syndication, outra série semelhante, Dairugger XV, foi incorporada ao show como se fosse a 2ª temporada.

Curiosamente, todos os textos foram recriados nos Estados Unidos, já que a World Events não tinha como traduzir o texto japonês, gerando um roteiro por intuição, podando também várias sequências violentas. Fato semelhante aconteceu no Brasil com a dublagem do clássico A Princesa e o Cavaleiro, com diálogos criados pelo estúdio com base nas cenas que viam na tela.

Apesar da colcha de retalhos, Voltron se tornou um fenômeno nos Estados Unidos, gerando uma série de derivados em merchandising. No Brasil, o desenho ficou restrito ao mercado de home-video e teve uma exibição “escondida” no Cartoon Network, quando o canal engatinhava no início da implantação da TV paga no país em uma programação abarrotada do catálogo da Hanna-Barbera.