Durante o evento Henshin+, realizado neste sábado (9/4) em São Paulo, a Editora JBC anunciou que vai publicar no Brasil o mangá de Sakura Wars (Sakura Taisen).

A obra rendeu 9 volumes no Japão entre 2002 e 2008, quando editada pela revista Magazine E-no. A história é creditada ao autor da franquia, Oji Hiroi, junto a Kousuke Fujishima, com arte de Ikku Masa.

Sakura Wars nasceu como game em 1996 para o Sega Saturn. Em 2000, uma versão em anime foi produzida pelo estúdio Madhouse, concluída em 25 episódios, que também rendeu um filme em 2001. A série foi exibida no Brasil pelo Cartoon Network e teve poucos episódios lançados em DVD.

O enredo do mangá se passa em uma Tóquio do ano de 1921, onde monstruosos robôs movidos à vapor destroem um festival de flores tentando acabar com o estilo samurai de uma jovem garota. Oito anos após a Guerra Kouma, o Japão é um lugar pacífico. Nesse cenário conhecemos Ogami Ichiro, que acabou de se formar na marinha. Encarregado de um trabalho comum em uma base do Teatro Imperial, ele se vê rodeado por lindas garotas que parecem saber muito mais do que ele sobre o que está acontecendo, pois ele está prestes a ser jogado a um mundo de robôs, demônios e… meninas de uniforme.

Mais detalhes sobre a publicação nacional devem ser revelados em breve.