Os fãs de anime costumam sempre torcer o nariz pra qualquer anúncio que envolva a adaptação de uma obra japonesa aos moldes de Hollywood. Mas provavelmente, não existe trauma maior nesse cenário que um filme chamado Dragonball Evolution.

Feito com aval da Fox em 2009, o longa-metragem que converte da forma mais livre possível o mangá de Akira Toriyama para o cinema teve rejeição do próprio criador, além de garantir a pior avaliação de um live-action desse tipo no site Rotten Tomatoes. Sete anos depois do trabalho controverso (que custou por volta de 30 milhões de dólares aos cofres da Fox), o responsável pelo roteiro do filme, Ben Ramsey (que nunca teve trabalhos muito expressivos na categoria, sendo o mais relevante a ação/comédia Tiro e Queda, filme de 1998 com Mark Wahlberg) veio pedir desculpas.

O depoimento onde Ramsey reconhece seu erro foi dado a Derek Padula, roteirista do fã-filme Dragon Ball Z: Light of Hope, sucesso entre os fãs no YouTube. O trecho divulgado pelo próprio Derek faz parte de um livro que ele está escrevendo, intitulado USA DBZ, que conta sobre os bastidores e histórias da passagem da série pelos Estados Unidos. Neste livro, um capítulo especial é dedicado à “história não contada” envolvendo o filme Dragonball Evolution.

Segue depoimento:
Eu eventualmente sabia que esse dia iria chegar. Dragonball Evolution marcou um momento criativo muito doloroso em minha vida. Pra ter algo com o meu nome e ser globalmente insultado como escritor é de revirar o estômago. Receber mensagens de ódio de todo o mundo é de quebrar o coração. Eu passei tantos anos tentando me tirar da culpa, mas no fim do dia tudo se resume à palavra escrita na página e eu assumo toda a responsabilidade para o que foi um enorme desapontamento para tantos fãs. Fiz o melhor que eu podia, mas no fim do dia eu deixei ‘a esfera do dragão cair’.

Eu entrei nesse projeto atrás de um grande cachê, não como um fã da franquia, mas como um cara de negócios assumindo uma responsabilidade. Aprendi que quando você entra em um esforço criativo sem paixão você sai com resultados abaixo do esperado, e por vezes é só lixo. Então eu não vou culpar ninguém por Dragonball além de mim mesmo. Como um ‘fanboy’ de outras séries, eu sei o que é ter algo que você ama e se desapontar.

Para todos os fãs de Dragon Ball por aí, eu sinceramente peço desculpas. Espero que eu possa fazer isso por você, fazendo algo muito legal e divertido que você vai gostar e que também seja algo que eu sou apaixonado. Esse é o único trabalho que faço agora.

A propósito, Dragon Ball Z: Light of Hope foi incrível! Excelente trabalho, Derek. É o que Dragonball Evolution deveria ter sido. – foi tudo o que disse Ben Ramsey ao autor do livro, conforme divulgado pelo mesmo em seu blog.

E aí, já deu pra confortar as mágoas e perdoar este roteirista arrependido?

[Via The Dao of Dragon Ball]