Do nada, como é de costume, o Amazon Prime Video adicionou hoje (26) ao seu catálogo o título Pokémon: A Série – Rubi e Safira. Trata-se do início das aventuras de Ash e Pikachu na região de Hoenn, baseado na 3ª geração dos games para o então Game Boy Advanced.

A plataforma disponibilizou os 40 primeiros episódios, que fazem parte originalmente do pacote correspondente à sexta temporada de TV aqui no Ocidente. Na época que chegou aos EUA, a sexta temporada adaptada pela 4Kids juntou os 12 episódios finais da fase Johto (conhecidos pelo título de Pokémon Master Quest) com os 40 iniciais de Advanced. Curiosamente, os títulos dos episódios na plataforma de streaming estão em italiano (?!), mas a opção de áudio é apenas em português. A Amazon também fracionou os capítulos em 3 partes, sendo duas de 13 episódios e a ultima com 14.

Essa fase passou aqui no Brasil pelo Cartoon Network e de forma muito desleixada pela Rede Globo, que apresentou na TV Globinho os últimos do arco Master Quest e depois de dois episódios correspondentes a “Advanced”, acabou tirando a série do ar, exibindo-a posteriormente em suas madrugadas. Comentamos essa passagem em uma edição do TriviaBox dedicada aos animes “não tão esquecidos” da Globo, que você pode conferir abaixo.

A sexta temporada também foi a última dublada no extinto estúdio Parisi Vídeo, que era responsável pela série desde a 3ª temporada. A empresa dublou vários títulos no início dos anos 2000, como InuYasha, Yu-Gi-Oh! e Shaman King, mas uma crise acabou causando seu fechamento.