Quem acompanhava o extinto canal Locomotion no início dos anos 2000 talvez se lembre delas. As Gunsmith Cats estão de volta em um curta-metragem, que terá estreia mundial em um evento americano no mês de maio.

O evento se chama Anime Central e acontece em Chicago, sendo a maior convenção dedicada à cultura pop japonesa na região. A escolha não poderia ser melhor, já que a história de Gunsmith Cats se passa justamente nessa cidade dos Estados Undidos. A edição desse ano vai rolar entre os dias 18 e 20 de maio, em Rosemont, a 30 minutos do centro de Chicago (vai que você por acaso estará passando por lá, né, nunca se sabe). Mais detalhes você pode conferir no site do evento.

Sobre a nova animação de Gunsmith Cats, não foi dita muita coisa além de que se trata de um reboot com um visual atualizado. Para a estreia, estarão presentes o criador Kenichi Sonoda, o diretor de animação Shujirou Hamakawa e o compositor Marco d’Ambrosio, todos eles disponíveis para responder as perguntas que os fãs presentes quiserem realizar.

Gusnmith Cats nasceu como um mangá em dezembro de 1990, tendo seus capítulos publicados na revista Afternoon (mesma casa de Blade – A Lâmina do imortal, Knights of Sidonia, Éden e tantas outras) até 1997, rendendo 8 volumes compilados. Em 2004, a mesma revista lançou uma continuação chamada Gunsmith Cats Burst, que rendeu mais 5 volumes.

gunsmithcats-INSERT

A versão animada surgiu em 1995 pelo estúdio OLM, com apenas 3 episódios de meia hora lançados direto para o mercado de vídeo. Na história, Rally Vincent é dona de uma loja de armas e caçadora de recompensas e sua parceira, Minnie May, ex-prostituta e especialista em explosivos. As duas recebem casos de um detetive da polícia e em troca de uma boa grana, caçam os criminosos mais procurados, pela cidade de Chicago.

[Via Anime Central]

Gatas atiradoras no Brasil

Os episódios de Gunsmith Cats estavam cotados para serem exibidos no bloco U.S.Mangá Corps, uma sessão de animes mais “pesadinhos” que passavam à noite na extinta Rede Manchete. Porém, o programa foi perdendo audiência e saiu do ar antes que isso pudesse acontecer.

Os brasileiros só foram conhecer os casos de Rally e Minnie por meio do canal pago Locomotion – também extinto. Aqui, o anime foi exibido dublado, e a versão brasileira resolveu traduzir o título da série para As Gatas Atiradoras, embora as personagens em si só usem o termo “Gunsmith Cats” mesmo.