O quadrinho nacional influenciado pelo mangá segue rendendo ótimas obras, um cenário bem representado por verdadeiras “guerreiras” do mercado editorial, como é o caso da Editora Draco. A citação dessa não é por acaso, já que a casa que publica séries como Quack, Divisão 5 e Tools Challenge, também é o selo responsável por JaPow e O Despertar de Cthulu, que trazem roteiro de Jun Sugiyama.

Ao lado de Alexandre Carvalho (responsável pela arte), Jun busca agora financiamento para um novo projeto com muita identificação com a cultura brasileira, mas sem esquecer as influências nipônicas. No release de Romaria, o autor já deixa clara a presença da fantasia conhecida de obras como The Legend of Zelda (franquia de videogames da Nintendo que dispensa apresentações) e Nausicaä (uma das obras mais importantes do renomado diretor de animação Hayao Miyazaki). Jun promete pegar essa fantasia para narrar um épico no sertão brasileiro, inspirado também em um nome importante da nossa literatura que é Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

romaria1

Confira a sinopse:
Durante a maior seca que o sertão já viveu, pessoas abandonaram suas vilas em busca de água. Rios que traziam vida para a população agora não passam de marcas na terra, cicatrizes de um mundo passado. E é nesse mundo que vive Délia, uma garota inspirada por contos heroicos que deixa sua casa para trazer a água de volta para sua casa.

Romaria mostra a jornada de Délia por um sertão fantasioso, habitado por pessoas e criaturas moldadas pela seca e sede. Inspirada em The Legend of Zelda, Nausicaä do Vale do Vento e Grande Sertão: Veredas, a história mistura a fantasia clássica com elementos presentes na realidade brasileira.

Algumas páginas estão disponíveis na fanpage oficial.

Tornando Romaria uma realidade

Pra tornar físicas as 96 páginas previstas de Romaria, Jun e Alexandre montaram um projeto no Catarse, que você pode colaborar com a quantia inicial de R$25,00. Pra ver mais detalhes das necessidades da publicação e recompensas dos apoiadores você pode acessar a página do projeto clicando aqui.

romaria2

Dando tudo certo, a previsão é de que o material seja lançado até o fim de maio no FIQ, Festival Internacional de Quadrinhos que rola tradicionalmente em Belo Horizonte.