No ano de 2013, o carnaval do Rio de Janeiro recebeu reforços vindos de um lado um tanto que… inesperado, dos foliões. Cantando Jaspion, Sailor Moon e Dragon Ball (dentre muitos outros ícones, japoneses ou não), o Bloco de Carnaval Marcha Nerd mostra que esse período de festas também é feito para os fãs da cultura pop oriental.

O JBox entrevista a vocalista do bloco, Clara Salim, que conta um pouco de como tem sido essa trajetória que soma 5 anos.

1) O que é afinal a Marcha Nerd?

Clara Salim: Marcha Nerd é um bloco de carnaval que toca temas de animes, filmes, tokusatsu, games, séries e outros hits geek/nerds em ritmos brasileiros (frevo, samba, maracatu, funk, xote). Além disso, como marca registrada, os músicos tocam vestindo Cosplays e Cospobres tornando o show ainda mais divertido e interativo.

2) Como e quando surgiu a ideia do bloco? Como ele é realizado todos os anos?

Clara Salim: A ideia surgiu em 2012 quando alguns músicos e atores, estudantes da UNIRIO decidiram fazer um carnaval para um público que estava acostumado a ficar em casa e não participar dessa festa: os Nerds.
Assim, após organização e ensaios, em 2013 pela primeira vez o nosso bloco desfilou na Praça Vanhargem, na Tijuca, tendo como público centenas de foliões vestindo cosplays e cantando de cor todas as nossas musicas, em português e japonês. Foi muito emocionante.

3) Como é o processo de adaptação das músicas para o ritmo de carnaval? E como foi o feedback dos fãs ao ouvirem suas músicas favoritas nesse formato inusitado?

Clara Salim: Apesar de tocar músicas já existentes, amadas e consagradas pelo público nerd, o Bloco Marcha Nerd tem arranjos próprios, misturando essas melodias com ritmos brasileiros. Assim, participar do nosso show é uma vivência única, onde nosso público ouve tantos temas nostálgicos e atuais em ritmos totalmente diferentes e contagiantes. É uma festa cosplay a céu aberto e com uma energia única!

null

4) Qual foi o comentário mais legal que vocês já ouviram?

Tudo de mais incrível que acontece com a gente sempre vem por meio de nosso público. Em 2016 realizamos o sonho de levar o Prêmio Serpentina de Ouro do O GLOBO como “Melhor Bloco- Escolha Popular“, e esse ano (2018) tivemos um público de 10 mil pessoas no nosso desfile. É um carinho enorme que nos deixa eternamente agradecidos.

Ficamos também muito felizes quando ouvimos nossos foliões dizerem que graças a nós eles participaram do carnaval. Ficamos muito, muito felizes e honrados em sermos um bloco para a família toda e com um público tão fiel. Sabemos que nosso repertório mexe com a memória de muita gente e nós mesmos ficamos muito emocionados no palco.

Além disso, eu como vocalista feminina do Bloco fico muitíssimo feliz quando outras meninas vêm me dizer que se sentem representadas já que temos poucas figuras femininas no carnaval. Inspirada em tantas personagens incríveis e Sailors, Jedis, Feiticeiras, Heroínas, Lutadoras, tento fazer do nosso desfile um espaço emponderador para as mulheres e fico absurdamente feliz e emocionada quando recebo este tipo de feedback delas.

5) Vocês pretendem lançar algum tipo de coletânea em plataformas digitais como Spotify, Deezer, etc? Ou quem sabe até mesmo uma mídia física…

Um de nossos sonhos é registrar nossos arranjos únicos e fazer ainda mais parte da vida de nosso público. Ter Marcha Nerd tocando nos headphones mundo afora é um sonho e uma meta que pretendemos alcançar brevemente.

6) A Marcha Nerd se apresenta apenas no Carnaval? E somente no Rio de Janeiro?

Os nerds Marcham o ano inteiro! Além de nosso desfile, fazemos shows em festas, eventos de animes, teatros, casamentos… E uma de nossas metas futuras é fazer o Carnaval Nerd em outros estados Brasil afora! Quem quiser Marchar com a gente é só ficar ligado em nossas páginas (Facebook e Instagram) todas com o nome de Bloco Marcha Nerd.

Marcha Nerd

7) Atualmente, quem compõe o grupo?

Somos um bloco de 15 pessoas totalmente apaixonadas pelo universo Geek. Eu sou Clara Salim, a vocal feminina, e divido as vozes com o Bruno Dias. Nosso regente Pedro Prata lidera uma bateria de instrumentos percussivos variados como tamborim, caixa, surdo.. Nos acompanhamos, temos uma trupe incrível composta por dois violões e um baixo fervendo nossas melodias preferidas. Todos eles são meu dream team Nerd <3

8) Durante os shows vocês passeiam por músicas das mais atuais, a músicas de mais de 30 anos atrás. O público também compõe essa trajetória entre crianças e adultos?

Nosso maior orgulho é sermos um bloco pra família inteira! Em nossos shows já é presença marcada ter mães e filhos de cosplay, pequenos “Marios”, jedis, magos, hobbits… Em nosso desfile todo ano temos um concurso de cosplay e esse ano adicionamos a categoria “Cosplayer Infantil”. Nosso repertório é atemporal e estamos sempre adicionando novas músicas. É um prazer imenso Marchar com todas as idades!

Marcha Nerd Show

9) Ainda sobre o público, é comum vocês notarem crianças cantando temas mais antigos, como os de tokusatsu, adultos cantando temas mais recentes, e etc.?

É muito comum! Ficamos felizes em ver que crianças novas estão curtindo desenhos tão incríveis como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, adultos estão saindo do escritório e cantando Pokémon totalmente entregues… Temos o público mais fiel e maravilhoso do mundo inteiro e essa energia maravilhosa é muito visível em nossos shows.

10) Há algum tipo de preferência de tema pelo público? Como os temas de anime, séries, tokusatsu, etc.

É incrível ver como hoje em dia temos um repertório de mais ou menos 30 músicas e nosso público canta TODAS elas de cor e salteado, com uma energia inesgotável. Porém, temos sim alguns temas que ganham o prêmio nerd de mais amados como: Sorriso Resplandecente” (abertura de Dragon Ball GT) e “Pegasus Fantasy” (abertura d’Os Cavaleiros do Zodíaco). É lindo ver 10 mil pessoas cantando à capela essas duas musicas no carnaval, me arrepio só de falar!

11) Com tanta burocracia nos dias de hoje, qual a maior dificuldade em empreender um evento dessa magnitude?

Colocar nosso bloco na rua gera uma dificuldade imeeeensa, e sinceramente acho que tiramos essa energia de nosso público maravilhoso, pois é uma tarefa bem árdua.  Como tantos outros somos um bloco independente, e assim nós mesmos temos que organizar cada detalhe do nosso desfile sem ajuda quase que nenhuma do governo. Em 2017 vimos vários blocos deixarem de desfilar diante de tantas dificuldades e nós podemos dizer que a Marcha só foi pra a rua com a ajuda do nosso público e do dinheiro arrecadado em nosso financiamento coletivo. Fazer carnaval não é fácil e os gastos com estrutura, som, palco são elevados. Mas não estamos sozinhos e o nível de Genki Dama elevada é enorme! Nós e nossos foliões formamos uma Sociedade do Anel indestrutível e estamos sempre prontos pra ir até Mordor colocar esse bloco na rua!

12) Gente, MUITO OBRIGADO por dedicarem um pouquinho do tempo de vocês e concederem essa entrevista pra gente! Deixem, por favor, as suas redes sociais…e respondam a pergunta mais importante: VAMOS MARCHAR EM 2019?

Muito obrigada pela oportunidade e…VAMOS MARCHAR ATÉ O INFINITO E ALÉM! Esperem por muitas e muitas novidades, não se esqueçam de acompanhar nossas redes sociais e SE PREPAREM pra marchar MUITO!

Conheça o trabalho do Marcha Nerd através das redes sociais:

Facebook Marcha Nerd

Instagram Marcha Nerd

Instagram Clara Salim