Um dos nomes mais importantes da animação japonesa acabou nos deixando na última quinta-feira, dia 5. Aos 82 anos faleceu Isao Takahata, que ao lado de Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki fundou o renomado Studio Ghibli.

Desde meados do ano passado, Takahata vinha enfrentando problemas de saúde relacionados ao coração. Como informa o Yahoo Japan, o animador morreu em sua casa, rodeado pelos entes queridos.

Nos tempos de universidade, Isao Takahata trabalhou na Toei Animation, chegando a participar do ícone GeGeGe no Kitarou. No ano de 1974 ele conheceu Hayao Miyazaki, quando os dois trabalharam juntos em Heidi – Isao foi diretor da série, que foi exibida aqui no Brasil pela TVS (antigo SBT). O desejo dos dois pela qualidade das animações fez com que surgisse o Studio Ghibli, onde Takahata dirigiu o clássico Túmulo dos Vagalumes (lançado em DVD e Blu-ray no Brasil pela Versátil), além de As Aventuras de Panda e seus Amigos (lançado em DVD pela Focus Filmes e exibido na TV Cultura) e O Conto da Princesa Kaguya (exibido por aqui nos cinemas e também lançado em DVD e Blu-ray pela California Filmes). Seu estilo ficou marcado pelo realismo dramático, contrapondo a fantasia de Miyazaki.

Sua última colaboração na indústria foi como um dos produtores de A Tartaruga Vermelha, uma animação francesa de 2016 em parceria com o Studio Ghibli, que chegou a ser nomeada ao Oscar – assim como ‘Kaguya’, sua despedida como diretor em 2013.

[Via comicbook]