Depois de muita espera, a série Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, conhecida como a “fase clássica” da franquia, teve todos os episódios adicionados na Netflix. Há pouco tempo, só as primeiras temporadas estavam disponíveis.

A grande surpresa fica por conta da inclusão do spin-off Yu-Gi-Oh! Capsule Monsters, inserido no pacote da 5ª temporada, antes dos episódios finais. A série bancada pela 4Kids em 2006 nunca foi exibida no Japão, onde foi nomeada pelo catálogo do Studio Gallop (responsável pela animação) com o estranho nome de Yu-Gi-Oh! ALEX. Por aqui, ela teve uma passagem relâmpago na Nickelodeon, sendo que aparentemente nenhum fã conseguiu gravar o 1º episódio (agora disponível na Netflix, com todos os 12 episódios).

Yu-Gi-Oh! Duel Monsters possui ao todo 224 episódios, que na plataforma têm opções de áudio dublado em português, inglês e espanhol (e francês na 1ª temporada). A versão disponível é aquela editada pela 4Kids para o Ocidente, com alteração na trilha sonora e edições na imagem. A versão japonesa original teve apenas 24 episódios lançados no Brasil em dois boxes de DVD pela PlayArte, com legendas em português.

A série foi exibida pela primeira vez no Brasil pelo canal pago Nickelodeon, a partir de maio de 2002, onde permaneceu até o último episódio. Na TV aberta, a estreia foi pela Rede Globo em 2003. A PlayTV também exibiu parte da série, que deixou a programação este ano.

Agradecimentos ao leitor Celso Vieira