Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Cá estamos aqui novamente para mais uma edição da Coluna do Daileon, aqui no JBox. Esta semana foi bastante movimentada. Não só por causa da Copa, mas também por causa das novidades do tokusatsu. Então, vamos para os destaques? Pois como diria o Chapolin, sigam-me os bons!

ULTRAMAN em produção

O novo anime baseado no mangá ULTRAMAN (publicado por aqui pela Editora JBC) está em produção e tem previsão de lançamento para 2019. Em dezembro do ano passado aconteceu o anúncio oficial, que revelou a produção em parceria entre a Production I.G. e a Sola Digital Arts. No mesmo saiu um teaser mostrando que a animação usará modelagem 3D.

A adaptação da obra de Eiichi Shimuzu e Tomohiro Shhimoguchi está sob direção de Shinji Aramaki (do anime Batman Ninja) e Kenji Kamiyama (do anime Ghost in the Shell: Stand Alone Complex). Ambos participaram do evento americano AnimeNEXT, em Atlantic City, Nova Jersey, e falaram sobre o andamento da produção.

Através das imagens que eles levaram ao evento, Aramaki e Kamiyama disseram que o recurso utilizado é a captura de movimento, para dar mais realismo à trama e se aproximar dos videogames. Os dublês irão gravar seus movimentos para as sequências de ação e de drama, depois é que a dublagem será feita. A captura de movimento está sendo feita com Motion Builder e, com o auxílio de um programa chamado Maya, serão feitas as adições de textura e movimentos menores.

O anime/mangá ULTRAMAN (a grafia é assim mesmo, toda maiúscula) é uma continuação da série clássica de 1966 da Tsuburaya e desconsidera eventos de Ultra Seven e O Regresso de Ultraman, outras que vieram na sequência, sendo então uma história alternativa que carrega várias referências com releituras de heróis, monstros e elementos. Uma homenagem pra ninguém botar defeito. O foco da vez é o adolescente Shinjiro, o filho do idoso Shin Hayata, que descobre que herdou os poderes do pai e a responsabilidade de defender a Terra contra ataques alienígenas.

A trama surpreende o leitor e cada volume é melhor que o outro. Quem assistiu aos clássicos da franquia se delicia com a ótima condução da série. Quem não assistiu e quer começar pelo mangá, não tem problema. Esse é um excelente material para começar a explorar a mitologia da Família Ultra e não parar mais. E nem preciso dizer que o mangá é um item obrigatório para quem é fã de tokusatsu no geral, né? Aliás, o volume 10 de ULTRAMAN foi publicado há poucos dias pela JBC. A editora vai lançar em breve uma caixa com os oito primeiros volumes. Se você ainda não leu, faça esse favor a si mesmo e entre de cabeça nessa aventura. Vale cada centavo. Depois não vai dizer que eu não avisei, hein. ;)
Schwatch!!!

Luto na JAE


Daichi Nobe, de apenas 21 anos, morreu na manhã do último dia 14*, após cair de uma altura de aproximadamente 15 metros em um hotel em Nakazato, na província de Chiba. O acidente ocorreu no dia anterior, durante um treinamento, e Nobe ficou inconsciente. Infelizmente ele não resistiu.

Nobe era dublê da JAE (Japan Action Enterprise) e participou dos episódios 37 e 38 de Kamen Rider Build como Engine Bro’s. Trabalhou também em outras produções da Toei como Zyuohger e Kamen Rider Ex-Aid.
*A nota foi divulgada momentos depois do fechamento da edição passada desta coluna. Portanto fica aqui o registro dessa tragédia e os nossos sentimentos.

Elenco do anime de Garo


O elenco do filme animado Usuzumizakura -GARO- foi revelado. A continuação da série Garo: Guren no Tsuki terá Masei Nakayama como astro principal. O ator já trabalhou em Kamen Rider Hibiki e Kamen Rider Kiva. Outros nomes notáveis do tokusatsu nesta nova adaptação de Garo são Daisuke Namikawa (de Go-Onger), Joji Nakata (de Flashman) e Tomokazu Seki (de Gokaiger). A produção derivada da famosa franquia de tokusatsu será lançada em outubro que vem.

Mais Garo


Kami no Kiba – JINGA irá ao ar ainda este ano no Japão. Masahiro Inoue (Kamen Rider Decade… fazendo pose de galã) vai estar mais uma vez na pele do vilão Jinga, da série Garo: Gold Storm Sho (de 2015). Os detalhes serão divulgados em breve.

Dez anos depois


A Toei soltou o trailer do filme Go-onger 10 Years After: Gran Prix. O material será lançado direto-para-vídeo em 26 de setembro em DVD e Blu-ray no Japão. Apesar dos atores estarem um pouco mais “envelhecidos”, podemos ver que o tempo continua generoso com a nossa querida Yumi Sugimoto (<3 <3 <3), a Go-on Silver do esquadrão.

Falando em Go-Onger…


A Toei Video anunciou o lançamento de 3 boxes em Blu-ray do Super Sentai de 2008. Os volumes estarão à venda (no Japão) respectivamente em 8 de agosto, 3 de outubro e 5 de dezembro. Na foto acima, você vê o frente e verso da primeira caixa. As outras duas ainda não foram divulgadas.

Nova fase dos Rangers nos quadrinhos

A edição de numero 31 dos quadrinhos de Mighty Morphin Power Rangers irá marcar uma mudança na equipe criativa da saga a partir de setembro. A roteirista Marguerite Bennett (a mesma de Batwoman, da DC Comics) e a artista Simone Di Meo, substituem respectivamente Kyle Higgins e Daniele Di Nicuolo.

Nova formação


A mesma edição de Power Rangers vai apresentar uma equipe composta pela Ranger Slayer (a Kimberly em Go Go Power Rangers), Defensor Magna (de Galáxia Perdida), Tanya (a amarela de Zeo), Cam (o verde de Ninja Storm), Andros (o vermelho de PR no Espaço) e um novo Ranger de Power Rangers Dino Charge. A nova equipe estreia nas HQs logo após os eventos da saga Shattered Grid, que finaliza em agosto com o arco intitulado “Beyond the Grid“.

Kaiju Girls nas telonas


Em 23 de novembro será lançado o filme Kaiju Girls Black. É a sequência do anime Kaiju Girls, que apresenta garotas antropomórficas que usam poderes dos monstros das séries Ultraman e Ultra Seven. Kaiju Grils Black terá um painel no evento Ultraman Festival 2018 que acontece de 20 de julho a 27 de agosto (obviamente) no Japão.

Como o título sugere, o vilão do filme será o Comandante Black, de Ultraman Leo.

Tanto Ultraman Leo quanto as duas temporadas de Kaiju Girls estão no catálogo brasileiro da Crunchyroll.

Três recomendações pra semana


Se você viveu a época dos heróis de tokusatsu nos quadrinhos brasileiros, então essa dica é especialmente pra você. Excepcionalmente nesta quarta (20) saiu uma nova edição do TriviaBox, lá no nosso canal no YouTube, falando sobre herói japoneses nos quadrinhos brasileiros. Claro, além de títulos como Speed Racer e Zillion (que não são tokusatsu! hahaha). Tem Spectreman, tem Jaspion, tem Cybercop, tem Sharivan, tem até Change Kids e muito mais sobre a história da invasão do tokusatsu nas HQs nacionais. O vídeo foi dedicado em memória ao escritor Rodrigo de Goes, falecido na semana passada. Um dos nomes que ajudaram a marcar a infância de muita gente através das páginas cheias de ação e aventura. Veja mais aqui.

Outra recomendação deste colunista é uma entrevista com o mestre Alexandre Nagado que foi ao ar no programa Anime Station, da Rádio Geek nesta terça (19). Num bate-papo descontraído, Nagado fala sobre sua carreira nos quadrinhos de tokusatsu, a revista Herói e seu excelente Blog Sushi Pop. Assista aqui.

Ah, antes de fechar a conta e passar a régua, o canal TokuDoc, do meu amigo Danilo Modolo, lançou também na terça uma entrevista com Yuuta Mochizuki e Reiko Chiba. O vermelho (que queria ser a rosa) e a rosa (que queria ser vermelha) de Zyuranger, série Super Sentai que deu origem aos Power Rangers. Confira aqui.

E por hoje é só, marmanjada, sexta que vem tem mais. A nova série Ultra tá chegando e os irmãos Rosso/Blu serão – inevitavelmente – assunto nas próximas edições da coluna. O segundo semestre promete. Hasta la vista!