Como parte das informações trazidas no último Henshin Online, a Editora JBC trouxe mais detalhes de como será a edição nacional de Oyasumi Punpun, obra importantíssima da carreira de Inio Asano.

Anteriormente, já havia sido divulgado que o mangá chegará por aqui em formato “big” (que costuma ter o dobro de páginas em relação a encadernados comuns). Segundo o gerente de conteúdo Cassius Medauar, Oyasumi Punpun será publicado em 7 edições, da mesma forma que nos Estados Unidos, porém com uma divisão de capítulos diferente.

Nos EUA, os pares de volumes foram unidos (por exemplo, volumes 1 e 2 originais viraram o volume 1), mas o 13º e último, que sobra na conta, acabou virando sozinho a 7ª edição. Para o Brasil, uma nova edição foi pensada junto ao Japão para distribuir melhor os capítulos dos volumes finais (5, 6 e 7), deixando a coleção com um número de páginas sem tanta discrepância entre si.

Falando em exclusividade, o projeto gráfico da edição brasileira foi planejado do zero e aprovado pelo próprio autor da obra, tornando nossa versão totalmente única (enquanto outro país não reproduzir, claro).

Mais detalhes como o tipo de papel no miolo serão informados nas próximas semanas.

Sobre Oyasumi Punpun

Publicado no Japão a partir de 2007 nas páginas da revista Young Sunday, Oyasumi Punpun (ou “Boa noite, Punpun“) migrou em 2008 para a revista Big Comic Spirits, sendo encerrado em 2013 com 13 volumes. Narra a vida, da infância à fase adulta, de Punpun Onodera, um garoto imaginativo que é apresentado na fase de transição da puberdade. Depois que uma colega de classe por quem ele tinha uma queda muda de escola, Punpun fica meio desolado, até se apaixonar à primeira vista por Aiko Tanaka, uma nova aluna, descobrindo as instabilidades de um relacionamento. Uma instabilidade que vive em sua própria casa, com o pai alcoólatra, que a princípio ele vê com admiração. Basicamente, um mangá sensível às relações humanas, difícil de se resumir em uma sinopse. Destaque também pra sua arte, com escolhas bem particulares do autor, como a retratação do Punpun na forma de um pássaro de traços simples diversas vezes.

Inio Asano em nossa terra

Essa será a quarta obra de Inio Asano a ser publicada no Brasil, a segunda pela JBC. Anteriormente, tivemos Solanin pela L&PMNijigahara Holograph e, mais recentemente, A Cidade da Luz pela Panini.