Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Estamos praticamente em julho. É um mês que eu curto bastante. Não por causa do meu aniversário (outros quinhentos), mas porque é mês de Ultraman e também de eventos de cultura pop japonesa pelo Brasil afora. No final desta edição tem um destaque dos principais eventos que prometem mudar a cara do tokusatsu por aqui. E vamos que vamos começar falando sobre os novos irmãos Ultra que vão agitar o resto do ano. Não comando a madrugada, mas… vem comigo!

Rosso e Blu estão chegando!

Julho é um mês especial para a Tsuburaya, pois se comemora o aniversário de nascimento do saudoso mestre Eiji Tsuburaya e da estreia da série original Ultraman. Nos últimos anos, esta época do ano tem se tornado a época de estreias de novas séries Ultra. Após inovar com Ultraman Orb (2016) e Ultraman Geed (2017), a bola da vez será com a série Ultraman R/B, a trigésima da franquia.

Programado para ter 25 episódios exibidos nas manhãs de sábado da TV Tokyo, a atração será protagonizada por dois irmãos. Ultraman Rosso e Ultraman Blu. Seus nomes significam, respectivamente, “vermelho” e “azul” em italiano. Pela primeira vez uma série da franquia terá dois irmãos como atrações principais, porém isso não é uma exclusividade. Em Ultraman Leo vimos o herói-título lutar ao lado de seu irmão Astra em alguns episódios do clássico de 1974. Só que Astra era um herói de suporte em alguns momentos cruciais e não tinha um hospedeiro ou uma identidade humana como disfarce.

Os astros de Ultraman R/B (se pronuncia “Ruebe”) são Yuuta Hirata (24) e Ryosuke Koike (22), que irão interpretar Katsumi Minato/Rosso e Isami Minato/Blu, respectivamente. Os irmão vivem uma vida pacata ao lado do pai Ushio (Ginnojo Yamazaki) e da irmã mais nova Asahi (Arisa Sonohara). Um dia Katsumi e Isami encontram um gigantesco organismo desconhecido. Os dois terão a responsabilidade de combater a nova horda de monstros ao aceitarem a simbiose com os novos Ultramen, utilizando os dispositivos de transformação chamados R/B Gyro. Combinadas com as peças R/B Crystal, os irmãos obterão poderes de antigos Ultras. Além da missão de capturar os onze R/B CRystals para invocar o Orb Origin Crystal.

O vilão principal será Ultraman Orb Dark. Pelo nome, uma espécie de “lado sombrio” de Orb, mas não se sabe muita coisa ainda sobre ele ou se tem alguma relação direta com o herói. Em outras palavras, Gai Kurenai foi dominado pelas trevas ou estamos diante de uma versão maligna. Certamente ele terá um hospedeiro ou um disfarce humano.

A trama terá um personagem de suporte chamado Makoto Aizen (Makoto Fukami), presidente da Aizen Tech. Ele atua como gerente geral da empresa de pesquisa que descobriu a existência de uma estranha energia.

Ultraman Rosso possui dois cristas na cabeça e sua principal forma é a Flame, usando os poderes de Ultraman Taro. Destacando-se pelo combate à média e longa distância e exercendo uma força bruta. Sua técnica especial é o ataque final Flame Sphere Shoot. As outras formas são Aqua (azul), Wind (púrpura) e Ground (laranja), com os respectivos poderes dos Utras Ginga, Tiga e Victory. Sua arma principal é a R/B Slugger Rosso.

Ultraman Blu tem apenas uma crista na cabeça e sua forma principal é a Aqua, também com os poderes de Ultraman Ginga. Se destacando pelo combate à distância média e aproximada, e adquirindo agilidade ao mesmo tempo. A técnica especial dele é o raio Aqua Stream. Também pode obter a forma Flame (vermelha) com os poderes de Taro, além das formas Wind (púrpura) e Ground (laranja) com os mesmos poderes de Tiga e Victory, respectivamente. Sua arma principal é a R/B Slugger Blu.

O tema de abertura será “Hands“, interpretada por Masayoshi Ooishi e o de encerramento será “Yume Hiko” (algo como “Sonho Voador” numa tradução livre), cantada por Suzuko Mimori. Ela que emprestou sua voz para a Rem em Ultraman Geed e tem um currículo extenso como cantora e dubladora de animes. O single/tema de encerramento foi laçado nesta quarta (27) e você pode conferir um trechinho da canção aqui.

Destaque para os roteiristas veteranos Takao Nakano (Ultraman X, Ultraman Orb) e Junji Takegami (Cybercop, Ryuendo) e o novato Satoshi Ito (vencedor de um concurso de novos talentos da Tsuburaya). Masayoshi Takesue assume a direção. Ele trabalhou em episódios de Ultraman Orb e Ultraman Geed.

Com tom familiar e prováveis mensagens de amor e união, Ultraman R/B será a última série Ultra da era Heisei (programada para terminar em 30 de abril de 2019). Será a primeira a introduzir dois Ultras de uma vez logo no primeiro episódio, a quarta a utilizar uma palavra latina moderna no final do título (os outros foram as séries de Ace, Taro e X) e celebra os 45 anos de Ultraman Taro e os 20 de Ultraman Gaia, tomando como referência elementos como irmandade e família.

Ultraman R/B estreia dia 7 de julho no Japão. Se seguir a padrão dos últimos três anos, a série deverá pintar aqui no Brasil na noite do dia anterior – devido ao fuso horário – pelo canal de streaming Crunchyroll. Fiquem ligados! Schwatch!!!

Nota da coluna: outras séries Ultra disponíveis em português pela Crunchyroll são Ultraman Leo (1974), Ultraman 80 (Eighty, 1980), Ultraman Max (2005), Ultraman Mebius (2006), Ultraman X (2015), Ultraman Orb (2016) e Ultraman Geed (2017). Também estão disponíveis Ultraman Gaia (1998) e Ultraman Nexus (2004), porém apenas em inglês.

Kamen Rider no Anison Lab


Você votou e o filho do sol ganhou! Ricardo Cruz e nós aqui do JBox realizamos uma enquete há algumas edições do WeekBox, lá no nosso canal no YouTube, para saber qual seria o próximo clipe que você queria assistir no projeto do canal oficial do cantor, o Anison Lab. Desbancando temas dos animes Guerreiras Mágica de Reyearth, My Hero Academia e The Seven Deadly Sins, o grande vencedor foi Kamen Rider Black RX, um dos grandes sucessos da saudosa Manchete.

O clipe com o tema de abertura do herói foi lançado na manhã desta quinta (28). Ricardo, com sua competência e paixão de sempre pela cultua pop japonesa, atualizou os arranjos com uma pegada mais rock’n roll. Impossível não curtir e não cantar junto. Vale repetir as visualizações porque tá acima do ótimo, hein. Parabéns e sucessos, Ricardo-san!!

Box de ULTRAMAN


Viu o Henshin Online de sexta passada? Ah, então certamente você deve ter ficado que nem eu de queixo caído com a box do mangá ULTRAMAN. Lindona, né? A coleção vai reunir os oito primeiros volumes da série e estará à venda semana que vem no Anime Friends e em breve nas lojas virtuais com previsão de lançamento para 18 de julho.

Disse na edição passada da coluna e repito: o mangá ULTRAMAN é item obrigatório pra quem é fã de tokusatsu. Vale cada cifrão. Então, se você ainda não leu o mangá, tira o “Miro” do bolso (entendedores entenderão esse trocadilho), faz aí um esforço pra pegar essa caixa e aproveite a oportunidade. Vá por mim, embarque na trama e seja feliz. Só tenha cuidado com a taquicardia, ok? O negócio é pancada.

Primeiros minutos de Space Squad


Kyuranger vs. Space Squad estreia nos cinemas japa neste sábado (30) e a Toei lançou esse vídeo acima no meio da semana com os primeiros minutinhos do filme. Vemos Shaider e o novo Jiraiya lutando contra Dell Star (Demost). A abertura destaca cenas de Girls in Trouble e Gavan vs. Dekaranger, incluindo a menção de Jaspion, Redder (Exceedraft), Janperson, Blue Beet (B-Fighter), B-Fighter Kabuto, Blue SWAT e Jiban.

O que sabemos até agora desse novo Jiraiya é que ele se chama Touma Amagi, é da 36ª geração dos Togakure e é um novo integrante da Polícia Galáctica. Nada revelado sobre quem será o ator.

Jiraiya brasileiro

Olha só quem estava torcendo pro Brasil nessa Copa: Takumi Tsutsui, o nosso eterno Jiraiya. Pois é, o ninja olimpíada comemorou a vitória da seleção por 2 x 0 contra a Sérvia nesta quarta (27). O registro está no blog pessoal do ator e tem até uma camisa do Brasil com o nome do Jiban (Shouhei Kusaka também tava na torcida?). Interessante dizer que o número da camisa do Takumi é o 9 (não foi desta vez, Neymar). Veja aqui.

Despedida de Garo na Netflix


Se não houver renovação antes da data marcada, os filmes Garo: Red Requiem (de 2010) e Garo: A Flauta Secreta (de 2013) não estarão mais no catálogo do serviço de streaming a partir de 15 de julho. O que não impede deles voltarem no futuro (quem sabe). Os títulos licenciados pela Sato Company completam dois anos de lançamento na Netflix no dia da expiração.

Garo inédito e mais tokusatsu na JFX

Outra chance de (re)ver estes dois filmes da franquia Garo depois da Netflix será entre agosto e setembro no festival Japan Film Experience, promovido pela própria Sato Company. O evento deve acontecer em São Paulo, Fortaleza e em todo o estado do Paraná, contando com a estreia oficial de Garo: Capítulo do Lobo Negro (2013). O festival também promete exibir Ultraman: The Next (de 2004) e o inédito BraveStorm (2017). Esse último é uma releitura de dois clássicos da Senkosha: Silver Kamen (1971) e Red Baron (1973).

Fim da Saban


Na próxima segunda, 2 de julho, a Saban Brands deixa de existir oficialmente. A franquia Power Rangers agora é da Hasbro, que está produzindo a temporada de 2019, Power Rangers Beast Morphers, adaptação de Go-Busters (o Super Sentai de 2012). A Saban Capital Group vai continuar suas atividades e Haim Saban será consultor da Hasbro para os rumos da mitologia dos heróis multicoloridos.

Enquanto isso

Todas as temporadas de Power Rangers, até Ninja Steel, estão disponíveis na Netflix. Isso sem contar os clássicos trash VR Troopers (pasme! É a série favorita desse colunista maluco! NOTA DO EDITOR: internem-o) e Beetleborgs.

Tokusatsu nos próximos eventos

Não é de hoje que julho virou sinônimo de eventos no Brasil. E esse ano a coisa está acima do ótimo pra quem mora na Terra da Garoa. A partir da semana que vem, entre 6 e 9 de julho, São Paulo recebe mais uma edição do Anime Friends. As atrações estão bem variadas (minha querida… ai, ai… Yumi Matsuzawa é uma delas). E como o foco desta coluna é tokusatsu, vamos ao que nos interessa.

O AF terá como atrações internacionais o ator Takumi Hashimoto (o menino Manabu de Jiraiya) e a atriz Ayame Misaki (a vilã Escape de Go-Busters). Além de Yuki Takasaka, especialista em tokusatsu e apresentador do programa online Ito, mahoroba, e meu nobre amigo Danilo Modolo, do canal TokuDoc, vai estar ao lado deles durante as apresentações. Todos os quatro são atrações inéditas no evento.

Falei em atrações inéditas? Tem mais: Ultraman, Ultraseven, seu filho Ultraman Zero e mais Tiga e Orb estarão pessoalmente no AF. Diretamente da Nebulosa M-78 para apresentarem o espetáculo Ultraman Heroes. O evento terá um museu especial com itens originais das séries da Tsuburaya. A barriga começou a roncar? Não tem problema. Dentro do evento vai ter um restaurante oficial do Ultraman. E você já pensou em tirar fotos com os heróis? Meu amigo, não perca essa oportunidade de ouro. Dê um abraço nos heróis, faça uma pose pra foto e digam cheese schwatch! Momento inesquecível pra quem é fã.

De 19 a 22 de julho acontece também em São Paulo o World Pop Festival. Tem tokusatsu? Tem sim, senhor. Anota aí: os atores Takumi Tsutsui (Jiraiya) e Shouhei Kusaka (Jiban) estarão de volta ao Brasil para mais um encontrão com a marmanjada de plantão. Akira Kushida e Ricardo Cruz vão cantar no palco do evento. Danilo do TokuDoc (olha ele de novo) vai dividir o espaço com o sr. Toshihiko Egashira para uma palestra especialmente dedicada aos 30 anos de Jaspion e Changeman no Brasil. Vai ser épico.

A Comic Con Experience (CCXP para os íntimos) vai acontecer entre 6 e 9 dezembro. Eu sei que tá cedo, mas eu divulgo assim mesmo. Estão confirmados cinco (eu disse CINCOOOOO) atores de Power Rangers. Jason Faunt, Erin Cahill (vermelho e rosa de Força do Tempo), Walter Jones (o preto de Mighty Morphin), a nossa ternurinha Ciara Hanna (a amarela de Megaforce e Super Megaforce) e Yoshi Sudarso (o azul de Dino Charge).

Aqui na Terra da Luz, a.k.a. Fortaleza (eu não moro em M-78, tá?), vai acontecer a 18ª edição do Sana, entre 27 e 29 de julho. No primeiro dia vai rolar um show do Akira Kushida (olha ele aí também de novo). A última vez que a voz dos Metal Heroes se apresentou por aqui foi em julho de 2010. A novidade é que ele vai cantar o tema do Instinto Superior do anime Dragon Ball Super (♫ka ka ka ka kachhi daze… ♫), mas é claro que ele vai cantar as canções que a gente quer ouvir. Os temas de Jaspion, Jiraiya, Jiban, Gavan etc.

Esta é a única atração que vai realmente representar o tokusatsu nesta edição do evento cearense, mas nos demais dias estarão dubladores que um dia contribuíram com o gênero através de suas marcantes vozes. São eles: Marcelo Campos (Fire em Winspector), Alfredo Rollo (Ultraman Zero), Carlos Seidl (Dr. Gori em Spectreman e Elgar em Power Rangers Turbo) e Cecília Lemes (Emiha em Jiraiya e a 2ª voz da Anri em Jaspion). Vai ser bacana, mas que saudades de atrações como Takayuki Miyauchi, Takumi Tsutsui, Hironobu Kageyama e tantos outros (Igor, vamo revitalizar o nosso repertório, né bicho? Qualquer coisa, tamos aí ;) ).

E aí na sua cidade? Vai rolar algum evento com atração de tokusatsu nessas férias? Comenta aí e fala pra gente ter um feedback e dar uma notinha na próxima edição. See you again!