Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Hoje é sexta feira… treeeeze! Mas aqui não tem tempo ruim nem as zebras de… (imagine a voz de Cid Moreira) Mick Jagger. A semana foi carregada de muitas novidades. E pra começar, vamos falar sobre a maior delas: a volta do sinônimo de herói japonês de todos os tempos no Brasil. E agora nos quadrinhos. Olha lá, olha lá.


Tarzan Galático ataca nos quadrinhos

O Natal deste ano vai ser bem agitado para os fãs brasileiros de tokusatsu, especialmente pelo público que acompanhava os heróis na saudosa Rede Manchete. Foi anunciado na última edição do Anime Friends que Jaspion voltará com novas aventuras. Desta vez nas páginas de mangá.

A Editora JBC, em parceria com a Sato Company (atual detentora dos direitos do personagem por aqui), irá lançar o mangá nacional baseado na série clássica de 1985. O projeto tem aval da Toei Company e previsão de lançamento para dezembro. O roteiro está a cargo de Fábio Yabu, veterano conhecido pela série em quadrinhos Combo Rangers, também publicada pela JBC. Já as artes são de Michel Borges, que homenageia as séries tokusatsu há longa data através de seu talento. A produção executiva é de Edi Carlos Rodrigues e os comandos de Marcelo Del Greco e Cassius Medauar.

O projeto inaugura o selo Henshin Universe, que deverá expandir a mitologia de Jaspion com participação de outros heróis das séries tokusatsu. Esses detalhes ainda não foram divulgados e deverão acontecer ao longo do tempo. As prováveis aparições podem ser dos heróis da Toei que estão licenciados pela Sato Company. Ou seja, provavelmente veremos muito em breve Jaspion lutando em algum capítulo ao lado de Changeman, Flashman, Jiraiya, Jiban e/ou quem sabe até de National Kid. (Por que não?) Em tempo, referências devem acontecer já no primeiro volume da série.

No começo da distante década de 1990, tivemos quadrinhos brasileiros de Jaspion e cia (saiba mais no JBox TV), com eventuais crossovers entre os heróis que agitavam a telinha daquela geração. Mesmo com aventuras inéditas, o Henshin Universe certamente vai memorar esses tempos dourados. E tudo indica que o mangá oficial de O Fantástico Jaspion deverá se passar num universo alternativo da série de TV, ambientando os eventos para os dias atuais e com tecnologia atualizada nas histórias.

O momento é bastante propício devido às comemorações dos 30 anos de Jaspion no Brasil. A estreia aconteceu no fim de tarde de 22 de fevereiro de 1988, junto com Changeman, no Clube da Criança, programa infantil da extinta Rede Manchete apresentado na época pela Angélica. Além disso, tivemos recentemente breves aparições de Jaspion na série de filmes Space Squad (que reúne as franquias Metal Hero e Super Sentai) e o anúncio do filme brasileiro do herói para um futuro próximo.

Assim como Ultraman e Power Rangers, Jaspion expande sua mitologia para os quadrinhos e por sinal ainda é rentável para o mercado brasileiro.

Viva o nosso campeão da justiça!!
Nota da coluna: O JBox lançou uma nota no sábado passado assim que a divulgação oficial foi feita no AF. Leia mais aqui.

 


Por ora, nada de Rosso e Blu na Crunchyroll

Após três anos seguidos de simulcast de recentes “séries Ultra”, a Crunchyroll não confirmou o lançamento de Ultraman R/B (pelo menos até o fechamento desta edição). O que ainda pode acontecer cedo ou tarde, tudo depende do licenciamento da própria Tsuburaya.

É bom lembrar que na edição de 29 de junho do programa Senpai TV, da Rede Brasil, foi mencionado que uma “raposa felpuda” (assim mesmo como o Anderson descreveu) havia comentado nos bastidores sobre a possibilidade de acontecer o lançamento. Porém, não era 100% de certeza naquele momento (e nem é ainda). Confira aqui.

Entre 2015 e 2017, a Crunchyroll lançou semanalmente episódios de Ultraman X, Ultraman Orb e Ultraman Geed. E possui mais alguns títulos da franquia e com maioria em português.

Rezemos para a tal “raposa felpuda”, seja lá quem ela for. Amém! ^^


O herói da quarta dimensão está de volta

 

O Tokusatsu TV voltou a postar episódios de National Kid neste sábado (7). Desta vez com o primeiro episódio da série de 1960 na “íntegra”. Ou seja, sem aquela divisão de partes como foi anteriormente postado lá no comecinho do canal oficial da Sato Company via YouTube.

Esta redublagem foi realizada em 1993 pela Windstar, que levava o nome do saudoso dublador Emerson Camargo neste trabalho, a eterna voz clássica do herói. Nessa época, National Kid voltava ao Brasil direto-para-vídeo e com a versões compactas das sagas Os Incas Venuzianos, Os Seres Abissais e O Império Subterrâneo, feitas pela própria Toei no final dos anos 1980. As mesmas versões foram lançadas em DVD pela Focus Filmes nos idos de 2009 e com adição das sagas O Mistério do Garoto Espacial e Os Zarrocos do Espaço. Inéditas em vídeo até então e no devido formato episódico.

Taí a oportunidade para (re)ver as aventuras de um dos clássicos mais importantes da história do tokusatsu no Brasil.


Visual revelado

Foi divulgado no fim de semana passado o visual de Kamen Rider Zi-O. Ainda não há detalhes sobre a trama, mas seu visual meio “Rolex” dá a entender claramente que o tema deverá ser sobre tempo. A 20ª e última série Kamen Rider da era Heisei vai ao ar a partir de setembro nas manhãs de domingo da TV Asahi.

Nesta quarta (11) foram divulgadas mais imagens. O novo herói vai utilizar/combinar as formas de outros Riders. A forma branca pode ser um segundo Rider ou a segunda forma de Zi-O e este carrega um cinto (como manda a tradição) e um bracelete no pulso esquerdo. Veja:


Habemus Gojira!

A Netflix divulgou a data de lançamento da segunda parte da trilogia em anime. Godzillla: Cidade no Limiar da Batalha estreia mundialmente logo mais em 18 de julho no canal de streaming. O delay segue a mesma diferença de exatos dois meses depois do lançamento original nos cinemas japoneses. O anúncio oficial foi realizado semana passada pelo painel da Netflix no evento Anime Expo, em Los Angeles.


Nova forma no filme de verão

Cross Z-Build é o nome da nova forma que surgirá em Kamen Rider Build, mais especificamente no filme Be The One. O resultado será formado pela combinação das garrafas Rabbit e Dragon. O que se sabe até agora é que a forma será “enigmática” e ainda não há informação sobre sua verdadeira identidade. O filme estreia em 4 de agosto nos cinemas japoneses.


Mais Gridman


SSSS.Gridman, versão anime do herói gigante da Tsuburaya (a.k.a. Superhuman Samurai), ganha seu segundo trailer. Neste novo vídeo vemos mais animação e os espectadores podem ouvir as vozes dos personagens, além do próprio Gridman disparando seus raios. Previsão de lançamento japonês para outubro.


Leilão de Power Ranger

Todos os trajes dos Rangers – exceto da Amarela – entre outras peças utilizadas no filme de 2017 serão leiloados no dia 16 de julho. Mais informações sobre os itens e como participar do leilão (caso sejas um magnata) no site Mega Power Brasil.


Ishinomori em especial de 24 horas

Entre 25 e 26 de agosto vai ao ar pela Nippon TV um especial com duração de 24 horas sobre a vida de Shotaro Ishinomori. Conhecido como o “rei do mangá”, Ishinomori (ou “Reginaldo Rossi japonês” para os íntimos) foi criador de títulos como Cyborg 009, Kamen Rider, Gorenger, Kikaider e tantos outros que ganharam versões em anime e tokusatsu.

O especial será apresentado por Kento Nakajima, membro da boy band Sexy Zone, e abordará pontos como o seu relacionamento com sua irmã mais velha que o apoiou durante a vida. Para apresentar o especial, Nakajima visitou a terra natal do mangaká e esteve diante da mesa onde ele escrevia suas histórias.


Specter em live action de Reborn!

Ryosuke Yamamoto, o Makoto Fukami/Kamen Rider Specter em Kamen Rider Ghost, está escalado no elenco da apresentação teatral baseada no mangá/anime Katekyo Hitman Reborn!. Yamamoto viverá o personagem Takeshi Yamamoto (coincidência de sobrenomes, hein).

Katekyo Hitman Reborn! The STAGE estará em cartaz em Tóquio de 21 a 30 de setembro e em Osaka de 3 a 6 de outubro.


Agora só em 2019

Em comunicado oficial nas redes sociais, a Sato Company informou nesta quinta (12) que o festival Japan Film Experience foi adiado para o ano que vem. Como parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o festival estava previsto para acontecer entre agosto e setembro próximos.

Entre os filmes do gênero tokusatsu da programação estão Garo: Red Requiem, Garo: Flauta Secreta, Ultraman: The Next e os inéditos Bravestorm (foto) e Garo: Capítulo do Lobo Negro.


Designer Ranger

Você curte tokusatsu e desenho? Pois essa dica é pra você. Conheça os trabalhos de Victor Rodrigues. Também conhecido como o Ranger Desenhista, ele desenvolve artes ligadas a personagens referentes à cultura pop japonesa. Especialmente de tokusatsu.

Vitão (como é chamado pelos amigos) é o caçula da equipe Mega Power Brasil (do meu amigo Raphael Maiffre) e também do grupo Resistência Tokusatsu (do meu amigo Bone Lopes). Como artista tradicional, apresenta seu trabalho em seu canal no YouTube. Recentemente o antigo nome do canal mudou de Ranger Desenhista para Ilustra Victor, expandindo os trabalhos para outros títulos além de tokusatsu, como por exemplo, Persona 5 – uma de suas séries favoritas. Neste mesmo espaço, Vitão também interage com o público através de lives onde ele desenha algum herói de série japonesa e vai conversando com o publico que manda perguntas e ao som de boa música.

Curiosamente, o desenho acima do Victor apareceu durante os intervalos de um dos episódios da web-série Power Rangers Hyperforce (via Twitch). O episódio era um prelúdio dos eventos de Shattered Grid (atual saga dos quadrinhos da franquia) e contou com a participação especial de Jason David Frank (o eterno Tommy) que interpretava pela primeira vez o vilão Lord Drakkon. Esta arte, que mostra metade do rosto do Ranger Vermelho desta temporada e metade do rosto do Ranger de Prata da Força do Tempo (também de Hyperforce), voltou a aparecer no episódio seguinte, após os acontecimentos de Shattered Grid na web-série. Veja aqui.

Victor Rodrigues vai apresentar suas artes semana que vem no espaço tokusatsu do evento paulista World Pop Festival, entre 19 e 22 de julho. Se você vai estar por lá, não deixe de prestigiar seu excelente trabalho. O cara é profissional e eu assino embaixo.

Siga-o nas redes sociais: YouTube, Twitter e Instagram. (Mas siga mesmo, senão ele vai puxar teu pé à noite. Cuidado que hoje é sexta-feira 13, hein. Hahaha!)

Nota da coluna: Vitão fará uma participação especial lá no Blog Daileon numa resenha especial sobre uma das franquias mais importantes do tokusatsu. Ele também será responsável pela nova identidade visual do blog que entra no ar a partir de agosto. Por enquanto, estou em férias do blog, mas afiando os dedos para as próximas resenhas que serão publicadas a partir de 23 de julho.


Dedicatória especial

Bem, amigos. Antes de encerrar, quero dedicar a edição de hoje à uma cantora que não interpretou nenhum tema de tokusatsu ainda (espero ver esse sonho se realizar um dia) e que, de uma certa forma, a considero muito importante para mim. Infelizmente não deu pra ir ao Anime Friends (não moro em Sampa), mas quero registrar que recebi no fim de semana (surpresa que o Danilo aprontou comigo. Valeu, mestre!) uma singela mensagem em vídeo da Yumi Matsuzawa. Sempre a admirei tanto pelo seu talento quanto pela sua doçura. Ela encanta a todos com sua simpatia e voz angelical. Uma artista brilhante e sem igual. Muito obrigado, Yumi-chan! Aguardo ansiosamente por sua próxima vinda ao Brasil. Quero muito reencontrá-la.

Gente, até sexta que vem com mais uma edição da Coluna do Daileon. Ciao.