Só para pontuar: desde a última sexta-feira (20/07), a Rede Brasil está exibindo uma sequência de episódios de Dragon Ball Z que muita gente não viu no Brasil, mesmo após 19 anos da estreia da série por aqui.

Conhecido como “Torneio do Outro Mundo“, o arco de episódios que vai do 195 ao 199 é uma espécie de “encheção de linguiça” (os populares “fillers“) que separa o fim da Saga do Cell do começo da saga de Majin Boo. Nele, grandes lutadores mortos de todos os cantos das galáxias (incluindo aí Goku e Paikuhan, um cara que impressionou ao dar uma coça em Freeza e Cell) se unem para se enfrentar em um torneio de artes marciais, capitaneado pelos respectivos Kaio-samas. Esses episódios foram exibidos normalmente na TV à cabo pelo Cartoon Network, porém se tornaram peças “perdidas” na TV aberta.

Senta aí para um pouco de história: em 2001, a Rede Globo comprou a fase Majin Boo de Dragon Ball Z, que começa no episódio 200 e vai até o final, no episódio 291. Naquela época, o restante dos episódios já tinha sido exibido pela Band, exceto pelos capítulos do Torneio do Outro Mundo. Algum erro muito doido aconteceu na hora da mudança de emissora, coisa que nem os próprios distribuidores sabem explicar muito bem, e os episódios ficaram esquecidos e restritos à TV paga.

Apesar do erro, evidentemente os responsáveis sabiam muito bem onde se dava o início de uma nova saga, para trazer ar de novidade aos episódios exibidos pela Globo, não havendo muita necessidade em exibir os fillers. Anos depois, a emissora carioca chegou a comprar a série completa, mas até onde pudemos registrar, a reexibição cronológica não atingiu os tais “episódios perdidos”. Então até que nos provem o contrário (o espaço de comentários abaixo está aberto!), a Rede Brasil está levando ao ar 5 episódios de Dragon Ball Z inéditos na TV aberta. Quem diria, né?

Atualização (24/7, 10h38): Algumas pessoas apontaram que a Globo chegou a exibir esses episódios sim, na época em que reprisou as sagas anteriores a “Boo”. Porém, ao que tudo indica foi uma exibição restrita a poucas localidades – e somente uma vez.

E bem, se nada der errado dessa vez, na próxima sexta-feira, dia 27, a emissora finalmente inicia a transmissão da Saga de Majin Boo, consequentemente a mais popular por conta da Globo. Dragon Ball Z é exibido de segunda a sexta, às 20h30, logo após Os Cavaleiros do Zodíaco.