Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Estamos na semana de aniversário de Power Rangers, minha gente. São 25 anos de sucesso. E vamos fazer diferente e em ritmo de festa (ma oe!). Essa edição vai ser só um pouquinho mais esticada do que o comum. Motivo? Temos vários destaques sobre a franquia diretamente da Power Morphicon com atualizações de personagens clássicos. Teremos participações morfenomenais dos nossos “Dream Rangers” para celebrar o quarto de século da franquia (surpresaaaaaaa!!!). A capa é sobre o especial de Super Ninja Steel com atores veteranos. E  vamos trazer (é claro) mais novidades sobre o universo tokusatsu. Ative seu teletransporte e… Back to action!!!


O encontro mais aguardado do ano

Em 28 de agosto de 1993 foi exibido pela primeira vez o episódio “Dia da Mudança” (Day of Dumpster). Mal sabíamos que aquele seria o início de um grande sucesso que atravessaria gerações. Cá estamos às vésperas de mais um episódio especial de aniversário.

A segunda metade da temporada Power Rangers Super Ninja Steel retorna neste sábado (25) em seu horário regular nas manhãs da Nickelodeon americana. Porém, nesta terça-feira (28), haverá uma exibição excepcional. É o episódio especial que comemora/completa os 25 anos de Power Rangers. A franquia atualmente está em expansão, conquistando novas mídias e a coisa promete ir além agora que está nas mãos da Hasbro.

Dimensions in Danger” será exibido às oito da noite (horário do leste) pela casa do famoso… calça quadrada (entendedores entenderão). Inicialmente foi divulgado três dos atores veteranos: Jason David Frank como Tommy Oliver (Mighty Morphin/Zeo/Turbo/Dino Trovão), Catherine Sutherland como Kat Hillard (Mighty Morphin/Zeo/Turbo) e Jason Faunt como Wes Collins (Força do Tempo).

Outros atores foram confirmados logo em seguida: Ciara Hanna (Gia de Megaforce e Super Megaforce), Jeff Parazzo (Trent de Dino Trovão), Lin Ming Hu (Gemma de RPM), Steven Skyler (Antonio de Samurai e Super Samurai), Yoshi Sudarso (Koda de Dino Charge e Dino Super Charge), Steve Cardenas (Rocky de Mighty Morphin e Zeo) e Selwyn Ward (TJ de Turbo e no Espaço).

Os Rangers veteranos do especial (Foto: Divulgação/IGN)

Jason David Frank e Jason Faunt atuaram juntos anteriormente em “Eternamente Vermelho“, episódio de Power Rangers Força Animal que comemorou os 10 anos da franquia em 2002. Fora isso, participaram de convenções dedicadas aos heróis. Já Catherine Sutherland trabalhou junto com David Frank na terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers e mais Power Rangers Zeo e Power Rangers Turbo. Ela que foi praticamente uma pretendente de Tommy, que teve que superar a partida de Kimberly. Possivelmente Kat deverá aparecer com esposa de Tommy, uma vez que já houve indícios dessa possibilidade em um episódio de natal de Zeo onde o casal é apresentado 50 anos no futuro com um filho Ranger e um neto. Isso deverá ser oficialmente confirmado em breve nos quadrinhos de Power Rangers (saiba mais nas próximas notas).

O episódio irá introduzir o vilão Lord Dravyon (não confundam com Lord Drakkon, amiguinhos) que ameaça destruir o multiverso com auxílio de seus Ranger Clones e capturar Rangers de diferentes mundos. A partir daí ficamos sabendo que a franquia possui diferentes realidades além de RPM e Dino Charge. O mesmo conceito acontece na franquia Ultraman onde existem outras realidades além da cronologia dos heróis gigantes da era de ouro da Tsuburaya.

Voltando aos Rangers: Wes descobre uma anomalia causada por Dravyon e recruta antigos Rangers para deter o demônio. Tommy será destaque mais uma vez (merecidamente) e irá usar poderes diferentes. Até agora foram confirmadas duas transformações: uma como Ranger Verde da série original e outra como o Ranger Preto de Dino Trovão.

O elenco de Super Ninja Steel ao lado de antigos astros de Power Rangers

Mais detalhes ficaremos sabendo quando o episódio for exibido. Certamente a Hasbro está preparando boas surpresas para os fãs e mostrando que a franquia ainda é rentável para os próximos 25 anos e tem muito a cumprir. A franquia está em um momento importante de evolução e tem tudo para renovar públicos de várias idades. Este especial já nos deixa bem contagiados.

Os novos episódios da temporada Power Rangers Super Ninja Steel ainda não tem previsão de  estreia no Brasil e deve acontecer ainda esse ano via Cartoon Network. Se tudo ocorrer como nos últimos anos, deverá estrear em janeiro pelo canal de streaming Netflix.


Feras Morfadoras

Entre 17 e 19 de agosto aconteceu mais uma edição da Power Morphincon. A convenção reuniu atores de antigas e recentes produções de Power Rangers. E como manda a tradição, o elenco da temporada seguinte finalmente foi divulgado. Veja quem são:

Rorrie D. Travis interpretará o Beast Morpher Vermelho, Jacqueline Scislowski interpretará a Beast Morpher Amarela e Jasmeet Baduwalia interpretará o Beast Morpher Azul.

Baseado em Go-Busters (o Super Sentai de 2012), Power Rangers Beast Morphers havia sido anunciado no começo do ano. A série vai se passar no futuro e segue uma agência secreta e uma recém-descoberta substância chamada Morph-X que combina DNA animal com humanos para criar o time Beast Morphers.

Power Rangers Beast Morphers estreia em 2019 na Nickelodeon americana e será a primeira produção da franquia sob o comando da Hasbro.


Ito, mahoroba no Brasil

Yuki Takasaka e Takumi “Manabu” Hashimoto

Nas redes sociais, o evento Anime Friends divulgou um vídeo de Yuki Takasaka, que foi atração da recente edição. Takasaka é apresentador do programa Ito, mahoroba. Na ocasião, ele falou sobre suas impressões sobre o público brasileiro e anunciou o lançamento do programa também para nós (Woohoooooooo!!).

Ito, mahoroba é um programa apresentado por Yuki Takasaka e já passaram por lá atores como Takumi “Jiraiya” Tsutsui, Shouhei “Jiban” Kusaka, entre outros.

O primeiro programa exclusivo para o Brasil está no ar e o convidado é Takumi Hashimoto, o Manabu da série Jiraiya. Ele que também foi atração do Anime Friends 2018.


A volta da menina Ayumi

A atriz Konomi Mashita, ou melhor, Ayumi Igarashi da série Jiban, reapareceu junto com Shouhei Kusaka (Jiban), Takumi Tsutsui (Jiraiya) e Takumi Hashimoto (Manabu) para mais um episódio de Ito, mahoroba (arigatou, Takasaka-san!). A edição irá ao ar em breve.


Novos personagens em Legacy Wars

A empresa nWay divulgou novos personagens do novo game de Power Rangers: Legacy Wars, durante a Power Morphicon. Após os anúncios dos já conhecidos Ranger Sombra (de SPD), Antonio (de Samurai/Super Samurai) e Ranger Titânio (de O Resgate), a personagem Ranger Slayer (foto), da saga dos quadrinhos Shattered Grid, será uma deles. O quinto e último personagem revelado durante o evento foi Jack, o Amarelo de Power Rangers Hyperforce (web-série de RPG exibido via Twitch). O game será lançado em outubro nos EUA.


Repercussão de Garo

Até o fechamento dessa edição, Red Requiem passou de 12 mil visualizações no canal Tokusatsu TV. O primeiro filme da franquia Garo está disponível até 25 de agosto (amanhã). Corra enquanto é tempo!


Troca de cores nos quadrinhos

Ryan Parrot, autor dos quadrinhos Go Go Power Rangers, trouxe novidades no painel da Power Morphicon. Novos elementos serão apresentados a partir da edição 14. Parrot promete focar mais na vilã Rita Repulsa e contar como ela obteve a Moeda do Poder do Ranger Verde, além do novo arco ser uma aventura intergalática.

Outra surpresa será a troca de cores na série que deverá ser explicada, além de finalmente engrenar o romance entre Jason e Trini.

Confira nos slides:


Mundos em Guerra remasterizado… nos States

Originalmente conhecido como Uchuu Daisensou (ou Battle in Outer Space), o clássico de 1959 será lançado em Blu-ray nos EUA pela Sony. O lançamento está marcado para 25 de setembro. Dirigido pelo lendário Ishiro Honda e efeitos especiais do gênio Eiji Tsuburaya, Mundos em Guerra, do estúdio Toho, conta sobre a união dos povos da Terra para combater um invasor do espaço exterior.


Alma do Dragão

Escrita por Kyle Higgins, Soul of the Dragon, a nova saga de Power Rangers nos quadrinhos, vai apresentar Tommy Oliver (o primeiro Ranger Verde da TV) mais velho, casado com Kat (a segunda Ranger Rosa) e encarando uma nova missão. Novas imagens foram divulgadas após o anúncio em maio e nelas podemos ver Tommy interagindo com Kat e em outra cena ele está na base da SPD. Confira nos slides:


Spin-off de Zi-O

Foi anunciado uma série derivada do novo Kamen Rider. Cada episódio será exibido exclusivamente via streaming pelo Toei Tokusatsu Fan Club e será enumerado como um meio episódio (1.5, 2.5, 3.5 e por aí vai). Os personagens principais serão Sougo, Geiz, Tsukuyomi e Wars.

Mais sobre os personagens de Kamen Rider Zi-O na nona edição da coluna.


Andros e Karone nos quadrinhos

Beyond the Grid, saga que entra no lugar de Shaterred Grid nos quadrinhos de Mighty Morphin Power Rangers, começa em setembro a partir do volume 31. A BOOM Studios divulgou as capas desta edição e também dos volumes 32 e 33.

Nesta última, Andros segue em missão para encontrar Karone, sua irmã perdida. O Ranger Vermelho de Power Rangers no Espaço e seus novos companheiros (veja mais aqui) terão que lidar com a perda de seus poderes.

Veja as capas a seguir:


Novo vilão em Zi-O

A nova série Kamen Rider nem começou e já temos um membro do Time Jackers. Sword é seu nome e aparentemente é mais velho que Wool e Aura. Assim como os outros membro, tem o poder de parar o fluxo do tempo. Só que ele é capaz de parar o movimento das pessoas. Na contramão de seus companheiros, Sword adota uma abordagem mais convincente para atrair suas vítimas a se transformarem em Another Riders.

Sword será interpretado por Kentaro Kanesaki (34).


Power Morphicon semestral

A próxima edição da convenção está garantida para 2019. O evento passará a ser chamado de Power Morphicon Express a partir de então. A grande novidade é que o espaço deverá acontecer em várias cidades dos EUA, dando mais oportunidade aos fãs locais.

O plano é ser um evento semestral e a primeira parada está programada para acontecer em Pasadena, no Texas. O ator Jason David Frank aparentemente estará envolvido de alguma forma para o evento acontecer.


Sakamoto quer um remake de Ultraman Leo

Um evento dedicado ao clássico de 1974 foi realizado recentemente com a participação dos atores Ryu Manatsu (Gen Ootori/Ultraman Leo), Kohji Moritsugu (Dan Moroboshi/Ultraseven) e Miina Tominaga (a garota Kaoru Umeda). O diretor Koichi Sakamoto também esteve presente, já que é fã declarado deste (maravilhoso) clássico desde a infância.

Sakamoto, que é conhecido também por seus trabalhos em Power Rangers e em Space Squad, foi inspirado por Leo para dirigir Ultra Fight Victory (de 2015). Ele foi recebido com muitas felicitações após anunciar que gostaria de fazer uma nova série de Ultraman Leo. Os atores brincaram sobre quais situações a sequência poderia ter e que Gen Ootori seria um lutador ineficaz devido à sua idade avançada. “É uma luta contra sua própria velhice!”, brincou Sakamoto.

Ultraman Leo está disponível oficialmente no Brasil pela Crunchyroll.

Nota da coluna: escrevi esta resenha sobre a série no Blog Daileon.


Rangers dos sonhos! Rede de morfagem

Bem, amigos venuzianos. Estamos finalizando a coluna desta semana de um jeito diferente do habitual. Hoje não sou eu quem encerro a coluna, mas sim nove heróis especialmente convidados que provavelmente você deve conhecê-los em algum bom lugar da internet, divulgando sobre Power Rangers e tokusatsu. Cada um deles fazem parte da nossa história com essa marca que lembra união e amizade. Este é o propósito desta rede de morfagem comemorativa da Coluna do Daileon.

Vamos juntos celebrar os 25 anos dos heróis!

Em nome de Zordon de Eltar, recruto o time dos Rangers dos Sonhos!

Se apresentem e respondam: o que Power Rangers representa para cada um de vocês?

Raphael Maiffre – editor dos portais Mega Power Brasil e Mega Hero

Power Rangers hoje faz parte da minha vida! Não estou dizendo que quando eu era mais novo não fazia parte, mas por conta do Mega Power Brasil, os heróis coloridos tem um impacto muito significativo no meu cotidiano e na minha vida pessoal. Como costumo dizer para as pessoas, ser fã de Power Rangers é algo que você nunca deixa de ser, é uma paixão que é eterna. E por mais que você esteja afastado de alguma forma da franquia, ela ainda tem ou teve algum impacto na sua vida. É muito louco que mesmo depois de duas décadas e meia, Power Rangers continua firme e forte conquistando novos fãs a cada nova temporada. Mais louco ainda é ter crescido no meio disso tudo e ter acompanhado a evolução da marca. Eu sou muito grato por fazer parte dessa história e propagar Power Rangers no Brasil através do Mega Power Brasil.

Ana Luiza Bélico – editora dos portais Mega Power Brasil e Mega Hero

Power Rangers fez parte da minha infância. Sou de 1990 e acompanhei os heróis coloridos até minha adolescência, quando dei uma pausa. Meu reencontro com a franquia aconteceu quando conheci o Rapha, que me reconectou com não só os Power Rangers, como me apresentou os heróis japoneses, Kamen Riders e Super Sentai. Hoje não consigo pensar na minha vida sem Power Rangers. É engraçado como esta série me acompanhou desde muito nova, e quem diria, que 25 anos depois, eu estaria trabalhando com isso no Mega Power Brasil, um site e canal especializado em Power Rangers. Sou muito grata à franquia por todas as experiências boas que tem me proporcionado desde o comecinho dos anos 90 até 2018 com nossa marca forte e reunindo cada vez mais fãs de Power Rangers em um só lugar. A mensagem da série é forte e vou carregar para sempre comigo: Juntos somos mais fortes! Go Go Power Rangers!

Danilo Modolo – apresentador do canal TokuDoc

Falar de Power Rangers já foi mais complicado, há uns cinco anos só de usar o nome da franquia e já gerava um desconforto que, sinceramente, nunca entendi. Em plena comemoração de 25 anos da (indiscutivelmente) franquia de tokusatsu mais rentável e bem-sucedida que existe (indiscutivelmente, mais uma vez), vemos um cenário mais ameno e amigável entre fãs de séries originais e adaptadas. Claro que, ainda há bastante a se trabalhar para que esse tipo de entretenimento tenha ainda mais força no Brasil, mas estamos muito melhores que antes, graças a “era da informação”. Você pode não gostar, não assistir, só ter visto os clássicos ou entrado nesse universo agora, mas é importante admitir que esses heróis mudaram a forma de como o mundo vê o tokusatsu. Nenhuma outra franquia foi e vai tão longe quando pensamos comercialmente ou expansão do próprio universo. Hoje, diferente quando começou, Power Rangers se distância cada vez mais do Super Sentai e leva a franquia japonesa cada vez a mais lugares e mídias. Parabéns pelos 25 anos pra quem acompanha e se diverte desde qualquer ponto da história.

Alexandre Nagado – redator, desenhista e autor do Blog Sushi POP

Goste-se ou não deles, os Power Rangers já fazem parte da cultura pop mundial e ajudaram a popularizar o formato Super Sentai. No início, eu torcia bem o nariz pra eles. Achava que a troca de atores era uma questão de mercado movido pelo nacionalismo americano e certa xenofobia. E achava simplesmente inacreditável a cara-de-pau da Saban em reutilizar as filmagens originais, criando cenas grosseiras. Como uma cidade de Alameda dos Anjos repleta de japoneses só quando eram cenas de gente fugindo dos monstros ou o corpo masculino e robusto de Trini quando ela virava a Ranger Amarela (um homem na versão original japonesa). Enfim, alheios a tudo isso, os Rangers foram emplacando temporada após temporada e foram evoluindo. Sim, cada vez mais e melhores cenas de ação originais americanas foram sendo feitas e a dramaturgia evoluiu e se impôs, sem querer imitar a escola japonesa de interpretação, geralmente mais caricata para séries infantis. E anos depois de ter deixado Power Rangers para trás, sem interesse em ver o que estava acontecendo, certo dia parei pra assistir um episódio de Super Megaforce com minha filha mais velha, na época com 8 anos. E não é que ficou muito legal? Ela também adorou e foi a opinião de alguém que não tinha visões pré-concebidas de leitor especializado e está na faixa etária para a qual a série é produzida. O resto é nerd ou otaku velho e chato. Tanta longevidade e constante renovação em uma franquia não acontecem por acaso. Tem coisa boa lá, aliás, sempre teve para o público-alvo, eu é que não percebia direito. E para quem ainda torce o nariz para os Rangers, vale lembrar que a contribuição deles para o universo do entretenimento japonês não se restringe apenas aos royalties enviados para a Toei, a parceia de sempre na empreitada. Foi em Power Rangers que despontou o talento para a direção do ex-dublê Koichi Sakamoto, hoje um dos mais celebrados diretores japoneses de cinema e TV. Se Sakamoto renovou as produções de tokusatsu, foi por causa de sua experiência positiva em Power Rangers. O mundo dá voltas.

 

Lulu Gabriella – cosplayer e editora do portal Serial Cookies

Power Rangers pra mim é algo muito além de uma franquia nostálgica que acompanhou diversas fases da minha vida. É algo que me trouxe grandes mensagens, experiências, amigos e realizações de sonhos. A troca de experiências e ideias que se inciam sobre algum personagem, cosplay, episódio ou detalhe da franquia que ocorrem através de conversas entre amigos, colecionadores e atores; me trouxeram memórias incríveis dignas de preencher galáxias, atravessar a força do tempo e energizar um zord. É maravilhoso fazer parte deste universo! Afinal, ser um Power Ranger é, acima de tudo, proteger a vida, e cultivar a união e a amizade. Pois, como diz o slogan do filme de 2017: “juntos somos mais”!

Matheus Mossmann – publicitário, autor do blog Dynablack Asylum e do livro Herói Mook

Assisti Power Rangers logo na estreia na TV Colosso. Foi possível notar de cara que era alguma “mutreta” envolvendo japoneses e americanos, devido aos cenários japoneses que se misturavam aos americanos durante o episódio. Assim que a Herói 10 foi para as bancas, descobrimos que a parceria entre Toei e Saban seria a nova tendência para a entrada dos Super Sentai no ocidente. O ano de 1995 foi totalmente voltado ao tema na revista, ainda mais com o filme de cinema e a estreia do Ranger Branco. Acho que toda criança daquela época surfou na onda da série, aproveitando que não tínhamos mais nenhum Super Sentai original inédito chegando ao Brasil. Em homenagem à emblemática Herói 10, pude fazer parte do projeto Herói Mook, que celebrou a volta dos Power Rangers ao cinema e os 25 anos da franquia. Sempre achei muito legal poder fazer comparativos entre a versão americana e a japonesa. Espero que isso continue acontecendo por muito tempo ainda.

Rafael Jiback – editor do portal JBox

Será que nós seguiríamos acompanhando tokusatsu com assiduidade nos dias hoje se não fossem os Power Rangers? A três palmos de distância do senhor Toshihiko Egashira, o empresário que foi ao Japão e trouxe as séries que viraram febre no Brasil na virada dos anos 1980 para os 90, ouvi uma frase mais ou menos assim: “os Power Rangers não acabaram com as séries, pelo contrário, eles difundiram”. A gente sabe que existe uma questão de choque cultural, e a existência dos morfadores coloridos transformou um produto comercialmente restrito aos olhos do mundo a algo acessível. Elementos chave da cultura de heróis japoneses se misturaram ao jeito ocidental de contar histórias e já estamos há 25 anos com uma das marcas pop mais lucrativas, mantendo o tokusatsu em relevância global. Doa a quem doer, Power Rangers é pop. Fez história e continua fazendo, sendo uma grande porta de entrada ao universo que os japoneses seguem desenvolvendo, uma ponte entre duas culturas completamente distintas. Talvez você não consiga dialogar com uma pessoa “comum” sobre o que ela acha de “tokusatsu”. Talvez você consiga desenvolver esse papo se você disser que é “tipo Power Rangers” – pronto, agora vocês estão se entendendo.

Victor Rodrigues – desenhista do canal Ilustra Victor e membro dos grupos Mega Power Brasil e Resistência Tokusatsu

25 anos de Rangers, 25 anos de um legado. Uma série que é mais que algo infantil, uma franquia que ensina valores básicos da vida. Desde o trabalho em equipe, empatia pelo próximo e a luta pelo um bem ideal. Que os ensinamentos e o legado dos Rangers seja eterno, pois a hora é de morfar.

Bone Lopes – apresentador do canal Resistência Tokusatsu

Na revista Herói, conheci os pupilos de Zordon. Curioso, fui conhecer a série…ainda, no sentimento, de ver um pouco de Changeman e Flashman nela. Foi apaixonante! Aquelas novidades realmente me pegaram: capacetes e robôs gigantes em forma de animais, um sexto membro e, claro, um elenco ocidental. O clima escolar juvenil me ambientava ainda mais. Nesses 25 Anos de franquia, fiquei conhecido por ser um dos primeiros a lutar pela união entre fãs de séries japonesas com as adaptações ocidentais. Até hoje, há grupos/canais que se omitem por medo de perder curtidas e seguidores. Enquanto isso, sigo a batalha contra esse “haterismo” barato e sem lógica contra Power Rangers.