Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Estamos há três meses no ar aqui no JBox. Mais um trimestre começa nesse espaço semanal. Obrigado a você que curte tokusatsu (e atura esse colunista que acha que sua redação particular é um cockpit de um robô gigante). Hoje vamos conhecer um novo projeto da casa do Ultraman que vai focar em Belial e sua gangue que retornaram das profundezas do inferno. Tem também a nova série do Garo estrelado pelo vilão Jinga. A edição de hoje está cheia de novidades e com um toque sombrio, pois como diria o Zé do Caixão numa chamada do extinto Cine Trash: “Sexta-feira é sempre sobrenatural. Vem comigo!


Calcanhar da escuridão

Belial e sua gangue estão à solta

Dando sequência aos tradicionais projetos de multimídia, a Tsuburaya anunciou o evento Darkness Heels. Trata-se de uma apresentação que reúne os principais vilões das séries Ultra da era Heisei. Os personagens são Ultraman Belial (do filme Mega Batalha na Galáxia Ultra), Dark Zagi (de Ultraman Nexus), Evil Tiga, Camearra (ambos de Ultraman Tiga) e Jugglus Juggler (de Ultraman Orb).

Durante o Ultraman Festival 2018, ocorreu um evento especial chamado Dark Heroes Special Night que introduziu o novo projeto. A primeira apresentação ao vivo está agendada para 18 de outubro no Darkness Heels World, e seguirá durante a temporada de Halloween até o dia 31. Haverá também uma exposição especial a ser realizada no Somorachi West Yard, em Tóquio, onde uma imagem de Ultraman Belial de 3,6 metros estará exposta ao lado de outros produtos relacionados.

Confira a descrição oficial dos personagens:

Ultraman Belial

O pior dos piores. Um Ultraman da Terra da Luz que caiu nas trevas graças à sua ganância.

Evil Tiga

A antítese de Ultraman Tiga, um gigante das trevas que imita a aparência de Ultraman Tiga, descrito como “o antigo gigante que enganou a Deus”.

Dark Zagi

A encarnação viva do mal cujo nome é temido em toda a galáxia.

Camearra*

Uma guerreira do amor que é dominada pela inveja. Apareceu no último filme da saga de Tiga, Ultraman Tiga: A Odisseia Final.

*No Brasil, o nome da personagem foi adaptada como “Kamilla” pela dublagem da Áudio News.

Jugglus Juggler

O inimigo de Ultraman Orb, descrito como “um demônio que quer cair ainda mais nas trevas”.

Veja também o cartaz oficial do evento:


Show do Anison Lab

O programa desta quinta (13) do canal Anison Lab foi bem diferente do habitual. Sem apresentações musicais, Ricardo Cruz e Lucas Araújo falaram sobre os novos rumos do projeto que fará um show ao vivo no dia 17 de novembro. O vídeo também faz uma nova enquete para escolher que canção o público quer ouvir nas próximas semanas. Confira acima.


É oficial

Semana passada mencionamos a possibilidade de Jiraiya aparecer em Power Rangers Super Ninja Steel com outro nome. Ou melhor, através de uma contraparte gringa chamada Skyfire. Nossas suspeitas se confirmaram na tarde desta quarta (12), quando o episódio 14 da temporada foi exibido na França.

Baseado no episódio 34 de Ninninger (Super Sentai de 2015), o novo episódio começa com Madame Odius pedindo a Skyfire para lutar contra os Rangers e o engana dizendo que eles obtém o prisma Ninja Nexus. Percebendo a armação, Skyfire decide, como um Policial do Espaço, lutar ao lado dos Rangers.

A New Ally” será exibido na Nickelodeon americana logo mais no dia 22 de setembro. Ainda não há previsão para exibição no Brasil, mas deve acontecer logo logo no Cartoon Network e na Netflix.

Nota da coluna: Meu amigo Raphael Maiffre escreveu sobre o episódio no site Mega Power Brasil. Aviso de spoilers.


Trailer dublado

https://www.youtube.com/watch?v=B5gHTPVpuhM

A Sato Company liberou o trailer dublado do filme BraveStorm. Este é o terceiro e último do Festival de Ação Japonês da distribuidora para a temporada. Mais detalhes aqui.


Data marcada

SSSS.GRIDMAN estreia no dia 6 de outubro na TV japonesa. Confira as emissoras e seus respectivos horários:

WOWOW – sábado às 24:00 (0:00 de domingo)

TOKYO MX – sábado às 25:00 (1:00 de domingo)

BS11 – sábado às 25:00 (1:00 de domingo)

MBS – sábado às 26:08 (2:08 de domingo)

O anime é baseado na série tokusatsu Denkou Choujin Gridman (1993), produção da Tsuburaya (a mesma de Ultraman). Gridman ficou conhecido no ocidente pela sua versão estadunidense Superhuman Samurai (1994~95), sendo esta exibida pela extinta Manchete entre 1996 e 1997.

Assista ao novo trailer:


Gaoranger nos EUA

Hyakujuu Sentai Gaoranger, de 2001, é a próxima série Super Sentai a receber o selo da Shout! Factory. A empresa americana de home-video irá lançar todos os 51 episódios a partir de 18 de dezembro. A box custará $59.97 (cerca de R$ 246).

Gaoranger foi a série comemorativa de 25 anos dos herói multicoloridos da Toei. Serviu como adaptação para Power Rangers Força Animal, que comemorou os 10 anos da franquia.


Arquivos Secretos

Em 29 de setembro será lançado o livro Rescue Police Secret Files, pela editora Hobby Japan. Como o nome sugere, o material é dedicado à trilogia Winspector/Solbrain/Exceedraft, transmitida pela TV Asahi entre 1990 e 1993. O autor é o renomado artista gráfico Tsuyoshi Nonaka.

A quem estiver interessado em adquirir, segue o link.


Shotaro Ishinomori em 100 minutos

No último sábado (8) foi exibido pela NHK-E um programa especial sobre o mangaká Shotaro Ishinomori, que faria 80 anos se ainda estivesse entre nós.

A mesa redonda contou com vários convidados debatendo sobre seus trabalhos, incluindo Cyborg 009, Sabu to Ichi e (é claro) Kamen Rider. Entre os integrantes do painel estavam Uno Tsunehiro, 1, Natsume Fusanosuke e Yasufumi Nakoshi. Os artistas de mangá Keiko Takemiya e Kazuhiko Shimamoto também participaram do programa.


J-drama

O mangá de comédia Tokusatsu Gagaga, de Tanba Niwa, vai ganhar uma série de TV. A trama apresenta a office lady Kano Nakamura que é secretamente uma otaku por tokusatsu. Ela vive pelo código dos heróis de tokusatsu e se inspira neles para superar suas dificuldades diárias. A atriz Fuka Koshiba (21) será a estrela principal. Também estão no elenco Haruka Kinami, Takafumi Honda, Rena Takeda (de Kamen Rider Amazons), Mikoto Uchiyama e Kana Kurashina.

Tokusatsu Gagaga estreia dia 18 de janeiro de 2019 na NHK.


Staff revelado

Kyohei Yamaguchi será o diretor do filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. Desde Kamen Rider Fourze (de 2011), ele dirigiu 55 episódios e será o seu primeiro filme da franquia. Embora Yamaguchi nunca tenha sido diretor principal, trabalhou em Kamen Rider Drive, Kamen Rider Ghost, Kamen Rider Ex-AidKamen Rider Build.

Já o roteiro ficará a cargo de Kento Shimoyama, o mesmo de Kamen Rider Zi-O.

O novo filme de inverno das séries Kamen Rider estreia em 22 de dezembro.


Dueto especial

Kento Handa e Kouhei Murakami, ou respectivamente Takumi Inui/Faiz e Masato Kusaka/Kaixa em Kamen Rider 555, farão um dueto de “Justiφ’s“. Música-tema de abertura da série de 2003 e interpretada originalmente por ISSA (da banda Da Pump). O single será lançado em 21 de outubro.

Os atores voltarão como os antigos personagens nos episódios 5 e 6 de Kamen Rider Zi-O, entre 30 de setembro e 7 de outubro.


Desenhando Kamen Rider

https://www.youtube.com/watch?v=0C4UKVLqQkY&t=

Dica de vídeo. Meu amigo e parceiro Victor Rodrigues, o Ranger Desenhista, começou uma série de 20 vídeos com sketch dos Kamen Riders. O primeiro foi dele, Kamen Rider Kuuga, o precursor da atual era da franquia.


Jinga vem aí

Kami no Kiba – JINGA, a nova série da franquia Garo está chegando. Masahiro Inoue (outrora Kamen Rider Decade) está de volta ao papel de origem da série Garo: Gold Storm (de 2015). Jinga se encontra num duelo entre o bem e o mal, lutando contra seu lado maligno.

Jinga Mikage, um membro dos Cavaleiros Makai conhecido como o Cavaleiro Roze, ao lado de seu parceiro Fuusa, e seu irmão mais novo Touma, lutam contra os Horrors. As tais criaturas demoníacos que controlam as pessoas através dos desejos impuros. Apesar de Jinga ser um grande Cavaleiro Makai, ele foi traumatizado depois que um certo incidente que vitimou sua família. Esses eventos levam a sua hesitação em derrubar um Horror que já foi humano. Durante uma batalha, Jinga é gravemente ferido por um Horror, após o que coisas estranhas começam a acontecer.

Também estão no elenco: Yuka Kori, Miyavi Matsunobi (de Garo: Gold Storm), Satomi Ando, Yuta Tanaka, Shigemitsu Ogi e Toru Kazama (de Kamen Rider Fourze).

Kami no Kiba – JINGA estreia no Japão no dia 4 de outubro nos canais Tokyo MX e BS11 e no dia 7 do mesmo mês no canal Family Gekijô.

Assista ao trailer:


“Você, você ou todos vocês! Que você sinta no peito a espada de Shadow Moon e no rosto o fogo de King Ghidorah! Isto vai acontecer porque não é praga de mãe, mas pega mais, é praga de Zé do Caixão!”

Vade retro, Mojicão. Halloween só em outubro. Brincadeiras à parte, sexta que vem está imperdível para quem curte clássicos, ficção-científica, robôs gigantes e invasão alienígena. Ficou curioso? Então a gente se vê daqui a uma semana (e sem praga). Sayonara bye-bye!