Foi confirmado nesta última terça-feira (23/10) que o cantor, ator e dublador Kouji Tsujitani, conhecido pelo personagem Miroku de InuYasha, faleceu no dia 17 de outubro por um derrame cerebral. Kouji desmaiou em sua casa, porém não resistiu e faleceu na mesma noite aos 56 anos de idade. Seu funeral privado já foi conduzido pela família e amigos com uma vigília no dia 21 e uma cerimônia memorial no dia 22. Kouji era casado com a dubladora Kumiko Watanabe (voz da Shippou, também em InuYasha).

Três dias antes de sua morte, Kouji fez um show com o colega também dublador Fumihiko Tachiki (Kenpachi, em Bleach), era a primeira apresentação em Daikanyama, Tóquio.

O artista trabalhou em diversas obras icônicas e memoráveis na animação como Ryu de Street Fighter II V, Bernard Wiseman de Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket e Seabook Arno de Mobile Suit Gundam F91, mas seu personagem mais conhecido talvez seja Miroku de ImuYasha. Contudo, seu trabalho como dublador não fica só na animação. Kouji também dublou o personagem Adam Park (o ranger preto) da versão japonesa de Power Rangers: O FilmeLuigi no filme live action Super Mario Bros. The Movie e Seraph da versão japonesa de The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions.

Envolvido com o trabalho em animação, ele se tornou diretor de som em 2003 para Divergence Eve, sendo que seus trabalhos mais conhecidos na área foram Fate/Stay Night e Showa Genroku Rakugo Shinju.

[Via Crunchyroll]