Saudações inca-venuzianas! (Awika!) Hoje é sexta e amanhã é um dia especial para nós. Então desde já, feliz Dia do Tokusatsu! É, você não sabia dessa data? Então, ela não é oficial (ainda). É uma iniciativa de anos atrás do nobre amigo Raphael Maiffre dos portais Mega Power Brasil e Mega Hero. A data é uma justa homenagem ao Godzilla, a primeira produção de tokusatsu. Daqui a um ano vamos comemorar o 65º aniversário do rei dos monstros. Falando nisso, corra quem puder, pois a horda vai invadir a Toei. Se tem tokusatsu, me chama que eu vou!


Kaiju-ku

O serviço por assinatura Toei Tokusatsu Fan Club (ou simplesmente TTFC) é conhecido entre os fãs japoneses do gênero por disponibilizar séries Kamen Rider e Super Sentai. Por lá também surgiram algumas séries e especiais de curta duração como Hero Mama League.

Finalmente surge uma série original completa da plataforma e baseada no gênero kaiju. Series Kaiju-ku Gallas foi anunciado no final de outubro num evento de ação de graças do TTFC.

O elenco será revelado no final de novembro e a previsão de lançamento é para o começo da primavera (março ou abril) de 2019 . Enquanto isso, os nomes do staff são: Ryotaro Ogushi como diretor, Kaori Kaneko como roteirista, Hiroshi Butsuda como supervisor, Hideki Tajima (Ishimori Productions) como designer de kaiju, Tomo Hyakutake como modelador de kaiju, Hidetsuna Kuwabara como produtor de som, Kazutaka Sekiya como produtor de linha, Kōhei Yamamoto como o produtor local, e Hideki Tsukada e Tsuyoshi Nakano como os principais produtores. Tsukuda também produziu Kamen Rider W, Gekiranger e Kamen Rider Fourze.

Comentário: O gênero kaiju nunca foi uma tradição da Toei em comparação à pioneira Toho (Godzilla, Mothra, King Ghidorah) e à Tsuburaya (Ultra Q, Ultraman, Ultra Seven) – sendo essas as produtoras que ajudaram a formar o conceito do tokusatsu. Outras produtoras como a Daiei (Gamera) e a P-Production (Vingadores do Espaço, Spectreman) seguiram a linhagem no cinema e na TV, respectivamente.

Pra não dizer que a Toei não contribuiu com nada de kaiju, podemos citar Robô Gigante (1967) e O Fantástico Jaspion (1985) como exemplos. A Toei é mais conhecida pelas franquias Kamen Rider, Super Sentai e Metal Hero. A primeira foi concebida na contramão do “kaiju boom” na TV, e mostrava um herói que lutava semanalmente contra um kaijin (monstro de tamanho humano). Já a segunda adotou o conceito de robô gigante contra um monstro que se agigantava sempre que morria por algum golpe fatal do esquadrão em vigência. Tal foi iniciado em Spiderman (o Homem-Aranha japonês), de 1977. Já nas séries Metal Hero houve uma experimentação com o formato de filmes kaiju. Não era precisamente algo do gênero de filmes, mas Jaspion era visivelmente baseado nisso.

Aliás, Jaspion era um misto de várias referências a clássicos de Hollywood como Star Wars, A História Sem Fim, O Exterminador do Futuro, Django e tantos outros. Foi criado também graças a elementos de outros projetos descartados para ocupar o horário de sexta à noite da TV Asahi após o final de Shaider. Os títulos eram Big Bang, Huntman e Deniro (explico melhor sobre isso nesse texto). O brainstorm da produção permitiu que fosse introduzido o conceito de monstros gigantes em Jaspion, chamados originalmente como “kyojuu” (algo como “feras gigantes”). A parceria entre o roteirista Shozo Uehara e o produtor Susumu Yoshikawa fez com que a atração fosse baseada em Ultraman ao mesmo tempo que carrega elementos da trilogia dos Policiais do Espaço (Gavan, Sharivan e Shaider).

Jiraiya também teve uma breve experimentação nos episódios 34 e 35 com a aparição do Monstro Feiticeiro Gohma, classificado também como um “kyojuu”. Foi neste arco onde o gigante Deus Jirai foi introduzido na trama do ninja olimpíada.

Ainda com a constante presença de maquetes nas séries Super Sentai, Gallas deve seguir uma qualidade maior com histórias de monstros gigantes. Só não sabemos ainda qual a proposta desta nova produção. É um diferencial necessário e importante para a Toei hoje em dia (e ainda mais com Godzilla arrebentando tudo no cinema em 2019 e 2020).

PS: O monstro da capa é o Golk (Gaios), do episódio 4 de Jaspion. Como não há imagem oficial ainda da nova produção, o kyojuu foi meramente ilustrado.


Dublado… em inglês

O canal americano de streaming TOKU lançou recentemente a série Ultraman Max (um dos títulos dropados semanas atrás pela Crunchyroll). A diferença é que os 39 episódios estão dublados (in English). Outras séries da franquia como Ultraman Gaia e Ultraman Cosmos estão também disponíveis neste mesmo serviço local e apenas com áudio em japonês e legendas. Os gringos agradecem.


Mãe dos Ultras

A atriz Kaori Manabe (38) passa a integrar o elenco de Ultraman R/B a partir desse mês. Ela será Mio Minato, a mãe dos irmãos de Katsumi e Isami, que desapareceu durante uma pesquisa dos Cristais Ultra. Curiosamente, esse é o seu primeiro papel numa série drama após um jejum de dez anos e afirmou estar encantada por conseguir participar numa série Ultraman, pois é fã da franquia.


Gaim RideArmor

Novas scans de Kamen Rider Zi-O revelaram um RideArmor de Kamen Rider Gaim. Curiosamente, o Time Majin também vai canalizar poderes e ataques de Kamen Rider OOO através dos RideWatches.  O Time Majin também pode se transformar num veículo de um Heisei Rider do passado, como são os casos de Kamen Rider Ghost e Kamen Rider Kiva. As imagens também mostram o encontro do atual herói com Kamen Rider Build.

Confira nos slides:

 


Lutador garoto-propaganda

https://www.youtube.com/watch?v=uE5S3sPX0fc

Um novo trailer do game Kamen Rider Climax Scramble, de Nintendo Switch, foi lançado. Curiosamente conta com a participação do ex-lutador de luta-livre Hiroshi Tanahashi (41) que ensina seu filho a jogar.

Contando com 31 Riders, o jogo será lançado em 29 de novembro.


Jovem misterioso

Nayuta Fukuzaki (16) interpretará, segundo a Toei, “um personagem importante” no filme Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. Ele será Ataru, um jovem de 18 anos que adora Kamen Rider. Outros detalhes sobre o personagem ainda não foram revelados.

O último filme da franquia na era Heisei estreia em 22 de dezembro nos cinemas japoneses.


Novo nome

Alexandre Skarsgård é o novo escalado para o filme Godzilla vs. Kong. O ator sueco é conhecido pela série Big Little Lies e pelo filme A Lenda de Tarzan (de 2016), onde interpretou o herói.


Novo nome 2

Outro nome confirmado para o mesmo filme de 2020 é o da atriz britânica Rebecca Hall (36), a cientista Maya Hansen em Homem de Ferro 3.


Ultra avião

Em parceria com a JTA (Japan Transocean Air), a Tsuburaya inaugurou um Boeing 737 com o nosso bom e velho Ultraman estampado na lateral. A JTA opera em Okinawa, local de nascimento de Tetsuo Kaneshiro, um dos roteiristas da série de 1966. A parceria vai até 30 de abril de 2019 – último dia da era Heisei.


O matador de monstros

Redman foi uma série produzida pela Tsuburaya em 1972 e mostrava diariamente em episódios de três minutos a saga do anti-herói “gigante” que caçava e matava kaijus das séries Ultraman e Ultra Seven. Tudo feito com improviso e em cenários ao ar livre. O Ultra Channel, canal da Tsuburaya no YouTube, resolveu reprisar todos os 138 episódios entre abril e setembro de 2016, sempre de segunda a sexta. Ano do cinquentenário de Ultraman. O clássico se tornou sucesso entre os jovens japoneses e por isso recebeu a alcunha de “serial killer vermelho”. Atualmente, poucos episódios da séries estão disponibilizados pelo canal oficial como, por exemplo, o primeiro episódio.

O herói retornou em 30 de maio deste ano e foi recebido pelo público como uma das melhores adaptações de tokusatsu nas páginas dos quadrinhos. Publicado pela editora Phase 6, esta série de Redman é assinada por Matthew Frank. O volume 2 está previsto para 30 de novembro na Tokyo Comic-Con e posteriormente terá a versão traduzida em inglês.

Veja a capa do novo volume:


Venuzianos de plantão, aproveitem o feriado. Agora, se dão licença, vou correndo pra ver o Queen nas telonas. ♫We are the champions, my friends…♫ See you again!