Publicado no Japão desde 2014 pelo site Famitsu Comic Clear, o mangá Ptolemy’s Singularity (ou Tendou no Singularity – A Singularidade de Ptolomeo, em tradução livre) chegou ao fim no começo deste mês de novembro. A série nada mais é que um spinoff de BEATLESS, light novel que deu origem ao anime exibido este ano (no Brasil foi transmitido pelo Prime Video da Amazon).

A história de Ptolemy’s Singularity foi conduzida por Gun Snark, já calibrado no “ramo de spinoffs”. É dele o mangá Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos, publicado por aqui pela Panini. Já a arte é obra de Mitsuru Ohsaki, responsável por Onimusha: Night of Genesis, quadrinhos baseados na série de games Onimusha.

Capa do volume 1 japonês de Ptolemy’s Singularity. | Kadokawa

Gun e Mitsuru trabalharam ao todo em 90 capítulos, que devem ser reunidos em 8 volumes (7 já foram lançados). O enredo se passa em Megafloat, uma cidade que foi construída na Baía de Tóquio para servir de base para negociações entre empresas da Ásia. Em um universo de tecnologia avançada, com androides idênticos aos seres humanos, inteligências artificiais que os superam, projeções holográficas em todo canto, um garoto chamado Kaito Tendo foge da curva ao desenvolver a arte da magia – o que conflita com todo o ambiente em sua volta.

[Comic Clear via Anime News Network]


BEATLESS surgiu como uma série de light novels escrita por Satoshi Hase, com ilustrações de redjuice, que também estabeleceu o conceito visual da versão televisiva, animada pelo estúdio Diomedea. A história é ambientada em universo onde há inteligências artificiais muito superiores aos humanos. Nesse cenário, muitos jovens não vão com a cara dos androides, mas um deles, Arato Endou, acaba descobrindo sentimentos por uma humanoide chamada Lacia.

O anime baseado nos livros reuniu 24 episódios. Os 20 primeiros foram exibidos entre janeiro e junho de 2018, com os demais chegando em setembro, no que foi chamado de BEATLESS Final Stage.

Todos os episódios estão disponíveis no Brasil via streaming pela plataforma Prime Video da Amazon, incluindo os 4 capítulos de recapitulação da série.

Três mangás derivados surgiram na esteira da novel: Beatless: Dystopia (2 volumes), Beatless (volume único no formato 4-koma) e Ptolemy’s Singularity (7 volumes até então).