Se você acompanhou nossas postagens ao longa da semana, já deve saber que a Toei Animation foi divulgando gradativamente os filmes da franquia Dragon Ball que chegariam em breve ao iTunes. Pois bem, todos os anunciados já estão disponíveis para aluguel e compra digital no serviço da Apple, junto a outros títulos que quase completam a filmografia de Goku e cia na plataforma.

De Dragon Ball, a 1ª fase da série, todos os filmes estão disponíveis: A Lenda de Shen Long (1986), A Bela Adormecida no Castelo do Diabo (1987), A Aventura Mística (1988) e A Caminho do Poder (1996).

De Dragon Ball Z, a plataforma já tinha 5 dos 15 filmes, adicionando mais 6. A lista completa disponível conta com: Devolva-me Gohan (1989), O Homem Mais Forte do Mundo (1990), A Árvore do Poder (1990), Goku, o Super Sayajin (1991), Uma Vingança para Freeza (1991), O Retorno de Coola (1992), O Retorno dos Androides (1992), A Batalha nos Dois Mundos (1993), O Ataque do Dragão (1995), A Batalha dos Deuses (2013) e O Renascimento de Freeza (2015).

Ainda de Dragon Ball Z, também está disponível o especial de TV Gohan e Trunks (1993). Curiosamente, entre os filmes que ficaram de fora estão as 3 produções com o personagem Broly, que ganhará uma nova encarnação em breve nos cinemas em Dragon Ball Super: Broly. O outro ausente é O Renascimento da Fusão, de 1995.

E não menos importante (ok, bem menos importante), também temos Dragon Ball: Evolution (2009), aquela coisa “maravilhosa” em live-action.

Agradecimentos ao leitor Gleyston Lima


Dragon Ball surgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon Ball Z, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.

O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O anime Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também estão disponíveis pelo NOW.

Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo. Atualmente está em exibição pela Rede Brasil e possui alguns episódios disponíveis pelo NOW.