Lupin III ganha novo especial de TV no início de 2019

Sem descanso para o maior ladrão dos animes.

Ícone japonês – embora pouco difundido no Brasil – Lupin III não terá muito tempo para respirar fora da TV. Pouco após encerrar sua nova série, o personagem está confirmado para retornar em um especial, programado para ser veiculado no inverno boreal de 2019 (período que começa em janeiro).

Confirmado pelo site oficial da obra, essa animação é produzida pelo estúdio TMS Entertainment (Megalo Box, Saint Seiya: The Lost Canvas), o que não é novidade nenhuma, já que essa é a empresa responsável por todas as produções animadas desde a primeira série, de 1971 (mesmo quando ela não cuida exatamente da animação, como rolou com a temporada mais recente, feita pelo Telecom Animation Film).

Especial de TV de Lupin também não é novidade. Desde o fim dos anos 1980 eles rolam quase anualmente, já passando dos 25 no currículo da TMS. A direção desse aqui é de Jun Kawagoe, que já trabalhou com o título anteriormente, dirigindo o especial de 2003 Operation: Return the Treasure.

Ainda resta saber qual a sinopse da história. O único detalhe que saiu até então foram essas imagens acima.

[Via Lupin III tumblr]


Criado em 1967 pelo artista Monkey Punch, Lupin III nasceu como história em quadrinhos na revista japonesa Weekly Manga Action, chegando ao fim em 1969, rendendo 14 volumes. Na história, Lupin é o maior ladrão do mundo, sendo neto do lendário Arsène Lupin. Anunciando seus crimes com um singelo cartão de visitas, ele é acompanhado pelo exímio pistoleiro Jigen, o espadachim Goemon e a astuta e sedutora Fujiko.

Depois de alguns projetos cancelados, ganhou a primeira série animada em 1971, com 23 episódios animados pelo estúdio TMS Enertainment. Em 1977, uma nova série iria mais longe, alcançando a marca de 155 episódios.

O personagem tornou-se um marco na indústria de anime, trazendo temáticas adultas em um cenário que era dominado por robôs gigantes para crianças na TV.

Entre várias sequências e filmes, chegou a ser tocado pelas mãos de Hayao Miyazaki, antes do renomado diretor brilhar com seu Studio Ghibli. Isso aconteceu em O Castelo de Cagliostro (1979), ponto importante na carreira do cineasta e também na de Lupin.

No Brasil, o anime original chegou a ser exibido dublado pelo extinto canal Locomotion, sob o título de Cliffhanger. Os filmes O Castelo de Cagliostro e O Segredo de Mamo (1978) foram lançados em DVD pela Focus Filmes, distribuídos posteriormente em plataformas on demand. É possível encontrar também em plataformas de aluguel digital o longa Lupin III vs Detetive Conan: O Filme (2013), que uniu o ladrão com a série Detective Conan. Por fim, a temporada mais recente, Lupin III: Part 5 (2018), foi exibida com legendas em português pela Crunchyroll.

Publicidade
close