Saudações inca-venusianas! (Awika!) Kamen Rider Build está de volta, mas a cena da vez é do Cross-Z. Novos materiais foram lançados e com eles a nova data de lançamento do filme. Muitas novidades sobre a franquia dos motoqueiros mascarados, novos Power Rangers nos quadrinhos, vídeos inusitados e dicas de leitura para seu fim de semana. Sigam-me os bons!


Explorando o novo mundo

Kamen Rider Build NEW WORLD: Kamen Rider Cross-Z é uma das primeiras novidades para 2019 e recentemente foram anunciados mais detalhes. “Cross“, título da canção principal do V-Cinema, será interpretado por JCROWN e TaKu, ambos do grupo musical 1FINGER. Eles também cantaram “Burning my soul“, tema do Rider secundário na forma Magma. A composição e os arranjos da nova música são de Tatsuo, produtor musical da Golden Bomber.

Ainda nesta semana, o filme ganhou o seu primeiro trailer. Assista:

Eiji Akaso retorna como Ryuga Banjo/Kamen Rider Cross-Z, sendo o protagonista principal. Boa parte do elenco da série original está confirmado. Shogo Muto volta a assinar o roteiro e Kouhei Yamaguchi estará na direção. Além de parte do elenco original da série original de 2017, a atriz Mariya Nagao (ex-AKB48) está confirmada como a heroína Yui Mabuchi, uma personagem-chave na trama com um passado trágico. O ator Gaku Shindo (Barizorg em Gokaiger) será o vilão Kilbus, que assume um disfarce como um famoso dançarino chamado Satoshi Kakizaki. O mesmo, segundo informações oficiais, é “o Rider mais malvado“, é o irmão mais velho de Evolto e seus poderes superam os dele. Kilbus é conhecido como o pior membro da Tribo do Sangue do qual Evolt veio. O design é para ser uma reminiscência de uma aranha, usando uma cor vermelha “venenosa” brilhante. A voz deste novo vilão é de Anri Katsu.

Ryuga atingirá uma nova forma chamada “Cross-Z Evol”, através do novo Muscle Galaxy Full Bottle. Apesar da forma lembrar o vilão principal de Kamen Rider Build, não há confirmação sobre sua verdadeira origem.

Kamen Rider Build NEW WORLD: Kamen Rider Cross-Z terá exibição limitada nos cinemas japoneses a partir de 25 de janeiro de 2019 e o lançamento em Blu-ray e em DVD será em 24 de abril de 2019. A nova data foi anunciada no pôster a seguir:


Adiado!

Na edição da última sexta (16), a Editora JBC informou em seu programa semanal no YouTube que o mangá nacional de Jaspion foi adiado para 2019. Em compensação, os esboços foram divulgados. Saiba mais aqui e aqui.


Elenco de Gallas

A Toei finalmente divulgou o elenco principal de Series Kaiju-ku Gallas. Os rostos são bem conhecidos de produções recentes da casa. Makoto Okunaka (Koyomi em Kamen Rider Wizard), Kohei Yamamoto (Kouta Bitou/Hurricane Yellow em Hurricaneger), Nao Nagasawa (Nanami Nono/Hurricane Blue em Hurricaneger) e Keisuke Minami (Tsurugi Ohtori/Houou Soldier em Kyuranger).

A personagem de Okunaka será alguém que está relacionada de alguma forma com o violento kaiju (Gallas). Yamamoto será um sério “mestre de bar”. Nagasawa será uma misteriosa mulher que carrega uma grande cicatriz no rosto. O personagem de Minami ainda não foi revelado. O monstro, então… por ora só temos a silhueta.

Veja as imagens nos slides:


Atualização

Gallas foi capa da edição 21 da coluna e apresentamos como “Gyaras”, seu nome na pronúncia pelo alfabeto katakaná. Como agora temos a romanização oficial, atualizamos esta mesma edição e passaremos a utilizar a nomenclatura ocidental. :)


Televi-kun

A Televi-kun vai lançar no mercado local um box dedicado à franquia Kamen Rider. Heisei Kamen Rider Ultimate Collection Box e uma copilação de coberturas publicadas pela revista mensal infantil. O primeiro volume, previsto para fevereiro de 2019, contará com conteúdos sobre Kuuga, Blade, Kabuto, Decade, OOO e Fourze. Um segundo volume está confirmado.

A ênfase maior fica para Kamen Rider OOO, pois nesta edição serão publicadas novas entrevistas e fotos com o elenco da série de 2011. Entre os atores confirmados estão: Shu Watanabe (Eiji Hino/Kamen Rider OOO), Ryosuke Miura (Ankh/Shingo Izumi), Riho Takada (Hina Izumi), Marie Kai (Chiyoko Shiraishi), Hiroaki Iwanaga (Akira Date/Kamen Rider Birth) e Asaya Kimijima (Shintaro Goto/Kamen Rider Birth).

A box custará ¥11,800 (cerca de R$ 395). Veja as images nos slides:


Fantasminha

Os atores Shin Nishime (20) e Ryosuke Yamamoto (23) reprisam os respectivos papéis de Takeru Tenkuji/Kamen Rider Ghost e Makoto Fukami/Kamen Rider Specter em Kamen Rider Zi-O. Ambos deverão aparecer no episódio deste domingo (25).


Buda ataca!

Daibutsu Kaikoku (ou “A Chegada do Grande Buda”), filme de 1934 dirigido por Yoshiro Edamasa (1880~1944), ganha um remake que está programado para ser exibido nos cinemas japoneses a partir de 15 de dezembro. Literalmente, esse clássico pode ser o primeiro filme daikaiju do Japão. (Será???… Será???…)

Produção independente dirigida por Hiroto Yokokawa, a nova versão se destaca pela participação do lendário Akira Takarada (84), astro principal do Godzilla original de 1954.


Supersônico

Lembram que falei na edição 20 da coluna sobre a possibilidade de adaptação nos quadrinhos de heróis da franquia Super Sentai que jamais tiveram uma temporada própria como Power Rangers? Então, finalmente aconteceu. Fiveman (o super esquadrão de 1990) agora se torna oficialmente Power Rangers Supersonic. Lembrando que Gia, a Ranger Amarela de Megaforce/Super Megaforce, já usou os poderes equivalentes de Five Yellow.

Mighty Morphin Power Rangers Year Two Deluxe conta a origem dos Psycho Rangers, o quinteto vilão que deu uma baita dor de cabeça para Andros e cia em Power Rangers no Espaço. Antigos esquadrões multicoloridos da Toei podem surgir como Power Rangers logo mais no futuro.

Se você quiser saber mais sobre a trama que introduz os Power Rangers Supersonic, leia no site Mega Power Brasil, do meu nobre amigo Raphael Maiffre.


Kaiju do amanhã

https://www.youtube.com/watch?v=zSodmdlhZXc

Olha só o que aconteceu no universo das séries de TV da DC. No episódio desta segunda (19) de Legends of Tomorrow, os heróis viajaram para a década de 1950 e se deparam com uma criatura chamada Tagumo, que ataca um set de filmagens. Visivelmente uma referência à ameba espacial Gezora de O Desafio dos Monstros, filme tokusatsu de 1970 dirigido por Ishiro Honda, que também foi homenageado.


Top 10 – Rider Coolest

Uma pesquisa feita no Japão revelou qual o ator de Kamen Rider mais legal da era Heisei, segundo os japoneses. Veja:

1: Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O)
2: Sota Fukushi (Kamen Rider Fourze)
3: Masaki Suda (Kamen Rider W)
4: Ryoma Takeuchi (Kamen Rider Drive)
5. Hiro Mizushima (Kamen Rider Kabuto)
6: Ryo Yoshizawa (Kamen Rider Meteor de Kamen Rider Fourze)
7: Jun Kaname (Kamen Rider G3 de Kamen Rider Agito)
8: Seto Koji (Kamen Rider Kiva)
9: Joe Odagiri (Kamen Rider Kuuga)
10: Tokuyama Hidenori (Kamen Rider TheBee/Kick Hopper de Kamen Rider Kabuto)


Onore Dikeido!!!

Kamen Rider Decace chegou chutando a porta em Kamen Rider Zi-O. Conforme as scans da Televi-kun podemos ver as Armors de Decade, Kuuga e Double. Masahiro Inoue, que atualmente (re)vive o papel de Jinga em sua série própria na franquia Garo, voltará a encarnar o personagem Tsukasa Kadoya (alter-ego de Decade). O famigerado “destruidor dos mundos” vai utilizar os poderes de seus sucessores através do novo Deca Driver (maldito Decade!). Veja nos slides:


Curiosidades inéditas

Mais um vídeo do canal TokuDoc com a participação do japonês Yuki Takasaka, do programa Ito, mahoroba foi ao ar na última sexta. Takasaka contou curiosidades inéditas no Brasil sobre a concepção de personagens do desenhista Katsushi Murakami para as séries tokusatsu como Flashman, Jiraiya, Jiban, entre outros. É imperdível!


Tokusatsu”S”?

Essa dica vale para todo fã de tokusatsu que se preze, principalmente aqueles que ainda fala “tokusatsuS”. Meu amigo Alexandre Nagado explica sobre esse detalhe crucial que ainda confunde a cabeça de muita gente no fandom: o plural do tokusatsu. Leia aqui e faça esse favor a si mesmo. :)

Ah, o mestre Nagado postou também nessa semana um verdadeiro dossiê (“dozié” como diria o Sinhozinho Malta) sobre os dublês de tokusatsu. Leia aqui.


Além da Imaginação japonês

Olha, se você curte tokusatsu e ama Ultraman, então essa dica é pra você mesmo que tá lendo aí do outro lado da tela. Ontem postei uma resenha no Blog Daileon sobre Ultra Q, clássico de 1966 que impactou/influenciou o tokusatsu na TV. Se não fosse essa série, jamais existiria Ultraman, nada desse universo existiria e eu nem estaria aqui escrevendo sobre tokusatsu pra vocês. Parte disso tudo se deve à séries clássicas de ficção científica como Além da Imaginação.

Ultra Q completou 50 anos de lançamento no Brasil nesta quinta (22). Modéstia à parte, o texto está recheado de informações e curiosidades inéditas em português. Um documento importantíssimo/indispensável para quem quer realmente compreender a história do gênero. Deu um trabalhão, viu. Mandei brasa, mora. Então, conto com o feedback de vocês. Não deixem de compartilhar e de participar nos comentários. Isso é muito importante para divulgação desse tipo de material que não se vê fácil por aí na internet. Fiz questão de registrar para o público.

Ah, o texto conta com a participação especial de Danilo Modolo (olha ele de novo ae) do canal TokuDoc, que também escreveu um excelente livro sobre o Ultraman. E vem umas surpresas que a gente tá preparando para o ano que vem. Aguardem!

Sem mais delongas, leia hoje mesmo sobre Ultra Q aqui e nos próximos minutos seus olhos ficarão longe do corpo e você conhecerá um lugar misterioso entre o espaço-tempo.


E por hoje é só. Aproveitem bem essa Black Friday com sabedoria, muito dinheiro no bolso e muitos mangás pra ler e reler nesse fim de ano. Vejo vocês no futuro.