Morre Akira Miyazaki, roteirista de títulos da World Masterpiece Theater

Akira foi roteirista do clássico Racoon Rascal e também do filme japonês do Aladdin, lançado no Brasil.

No último domingo (25/11), foi revelado que o roteirista e diretor Akira Miyazaki faleceu aos 84 anos após lutar contra um câncer na via biliar. O funeral acontecerá na quinta-feira (29/11).

Akira começou sua carreira no audiovisual em 1961 pela produtora Sochiku, escreveu roteiros para seis filmes da franquia It’s Tough Being a Man (conhecido também como Tora-san), e em 1971 foi diretor do filme Naite tamaru ka.

Após crescer como diretor na Sochiku, Akria foi apresentado para o diretor de animação Masaharu Endou, que trabalhava na Nippon Animation, convidando-o para trabalhar em uma nova animação. Assim, em 1977 ele debutou como roteirista de anime com Racoon Rascal, (Araiguma Rascal), terceiro título produzido da World Masterpiece Theater. A série foi um grande sucesso no Japão, ao ponto de desencadear uma importação de guaxinins reais na época.

Racoon Rascal | 1977, Nippon Animation

A World Masterpiece Theater é uma franquia de animes baseados em clássicos da literatura infantil. Foi ao ar entre 1969 e 1997, e após uma longa pausa, voltou a exibir seus anime em 2007. O renomado diretor (e seu xará de sobrenome) Hayao Miyazaki também fez animações para a franquia. Akira Miyazaki escreveu 5 títulos para a franquia, como The Perrine Story (1978), The Adventures of Tom Sawyer (1980) e Little Woman (1987).

Além dessas animações, Akira também escreveu Kaitou Lupin: 813 no Nazo (O ladrão fantasma Lupin: enigma do 813, tradução literal), Grimm Masterpiece Theater, The Wonderful Wizard of Oz e Yuki The Snow Fairy.

Aladdin e a Lâmpada Mágica | 1982, Toei Animation

No Brasil, tivemos contato com um de seus trabalhos como roteirista através de Aladdin e a Lâmpada Mágica, longa-metragem de 1982 que saiu por aqui em uma fita VHS sob o selo America Video e também pelo O Globo Filmes. A distribuição era da Paris Filmes. Posteriormente, foi replicado em DVD, aparentemente de forma não oficial.

[Via AnimeNewsNetwork]

Publicidade
close