A Editora JBC anunciou hoje (02/12) em suas redes sociais que vai editar o mangá Akira também em Portugal. A obra de Katsuhiro Otomo é publicada em sua edição definitiva no Brasil desde 2017, com três dos seis volumes disponíveis até o momento.

A versão que chega em breve à Portugal é a mesma que está sendo lançada ao redor do mundo, com materiais “remasterizados” pelo próprio autor, com tamanho de 17,8 x 25,6 cm e média de 350 páginas por volume. A França foi o primeiro país a publicar essa edição definitiva, seguida pelo Brasil, ambos antes mesmo do Japão.

Portugal já publicou Akira nos anos 1990, através da editora Meribérica. A coleção fechada em 19 volumes era semelhante a que a Globo publicou no Brasil, ou seja, a versão ocidentalizada pela Epic Comics (selo associado à Marvel). Na ocasião, a obra foi toda colorizada e as páginas sofreram uma inversão e readaptação de balões e onomatopeias para o padrão ocidental.

A JBC estreou em Portugal em junho deste ano, com a publicação de The Ghost in the Shell. O catálogo no país europeu já conta também com Ataque dos Titãs (publicado no Brasil pela Panini) e O Cão que Guarda as Estrelas. Quando se trata das “bandas desenhas” (como são chamados os quadrinhos em Portugal) do Japão, o mercado do país ainda engatinha. Antes da JBC investir, a Devir era a única editora em atividade responsável por publicar mangás por lá, trazendo títulos como NarutoDeath Note e One-Punch Man. Para os portugueses, uma das soluções encontradas era a de importar mangás do Brasil.

Ainda não foi divulgado quando Akira será lançado em terras portuguesas.

[Via JBC Portugal]


Sobre Akira

Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

Akira foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com 3 de seus 6 volumes já disponíveis.