Foi divulgada hoje (6/12) a lista com os indicados ao Globo de Ouro 2019. Nela, 3 produções com o dedo japonês estão indicadas: Ilha dos CachorrosMiraiAssunto de FamíliaA cerimônia de entrega dos prêmios vai ao ar no dia 6 de janeiro.

Selecionado para a categoria de Melhor Animação, Ilha dos Cachorrosstop-motion dirigido pelo cineasta Wes Anderson (O Grande Hotel BudapesteO Fantástico Sr. Raposo), tem sua história ambientada num Japão futurista, contando com um elenco nipônico de vozes em conjunto com o americano. Confira nossa crítica aqui. Premiado nos recentes festivais de Berlim, SXSW, dentre outros eventos, o filme disputa também o título principal entre longa-metragens no 46º Annie Awards.

Nessa mesma categoria, está Mirai, animação totalmente nipônica, dirigida por Mamoru Hosoda através do Studio Chizu (Wolf ChildrenO Rapaz e o Monstro). Na já citada mais recente edição do Annie Awards, o filme concorre na categoria de produções independentes. Ambos disputam o prêmio com Os Incríveis 2 (Brad Bird, Pixar), WiFi Ralph: Quebrando a Internet (Rich Moore, Phil Johnston, Disney) e Homem Aranha no Aranhaverso (Peter Ramsey,  Bob Persichetti, Rodney Rothman, Sony Pictures Animation).

Por fim, Assunto de Família concorre na categoria de Melhor Filme em Língua estrangeira. Dirigido pelo cineasta Hirokazu Kore-eda, ele conta a história de uma família de ladrões pobres que abrigam uma menininha sem teto. Exibido mês passado durante o Festival do Rio, o longa tem estreia nacional por aqui marcada para 10 de janeiro de 2019. Os concorrentes são Cafarnaum (Nadine Labaki, do Líbano), Girl (Lukas Dhont, da Bélgica), Nunca Deixe de Lembrar (Florian Henckel von Donnersmarck, da Alemanha) e Roma (Alfonso Cuarón, do México).

https://www.youtube.com/watch?v=FZU3FHKF_fc

[Via Press Release]